Imagem

Posso congelar novamente um alimento descongelado?

Com os dias cada vez mais corridos, o que a gente conseguir fazer para poupar tempo, a gente faz. E uma dessas coisas é o hábito de congelar alimentos.

Muito mais prático do que ter que decidir o que cozinhar e ficar na cozinha por horas todos os dias, é fazer uma porção maior e guardar no congelador.

O processo é bem simples: prepare várias comidas, separe em porções e guarde em potes no congelador. Mas mesmo assim, sempre aparece aquela dúvida: posso congelar novamente um alimento descongelado?

Geladeira com congelador aberto

Mito ou verdade

Muita gente ainda acredita que a comida vai estragar se ficar neste processo de congelamento e descongelamento.

O caso é que existem algumas boas práticas que precisam ser feitas para manter o seu alimento o mais conservado possível.

Como congelar comida pronta

Tem gente que gosta de ser ainda mais prático e guardar os alimentos já preparados, como por exemplo congelar salgados ou congelar panquecas. Esse costume não tem problema nenhum desde que os alimentos tenham sido recém preparados.

O ideal é que seus alimentos estejam os mais frescos possíveis, antes de serem congelados.

Caso estes pratos e outros alimentos fiquem muito tempo na temperatura ambiente, existe o risco de juntar algumas bactérias e microrganismos. E ninguém vai querer congelar eles, né?

Como descongelar os alimentos

A regra de ter que manter o seu alimento o mais fresco possível, também se encaixa aqui. Ou seja, a melhor maneira de descongelar a sua comida é deixando ela dentro da geladeira. Assim você consegue tirar completamente o gelo sem correr o risco que o seu alimento esquente e se transforme no prato preferido das bactérias.

Cuidado extra: congelar carne descongelada

Para as carnes, os cuidados são outros. Por terem muita água dentro das fibras, o ideal é não jogar no congelador depois que uma peça já foi descongelada, porque isso vai impactar diretamente nessas fibras.
O ato de congelar e descongelar a carne crua pode alterar muito o sabor da carne, além de que esses alimentos estragam muito mais rápido em temperatura ambiente.

Então não se esqueça destes dois conselhos: Acabou de comprar uma peça de carne e não vai usar, congele imediatamente para evitar que estrague. E se você já descongelou uma carne, prepare imediatamente!

Agora que já descobriu os segredos de congelar e descongelar alimentos, olha só como guardar alimentos corretamente na geladeira.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!