Imagem

Posso congelar novamente um alimento descongelado?

Com os dias cada vez mais corridos, o que a gente conseguir fazer para poupar tempo, a gente faz. E uma dessas coisas é o hábito de congelar alimentos.

Muito mais prático do que ter que decidir o que cozinhar e ficar na cozinha por horas todos os dias, é fazer uma porção maior e guardar no congelador.

O processo é bem simples: prepare várias comidas, separe em porções e guarde em potes no congelador. Mas mesmo assim, sempre aparece aquela dúvida: posso congelar novamente um alimento descongelado?

Geladeira com congelador aberto

Mito ou verdade

Muita gente ainda acredita que a comida vai estragar se ficar neste processo de congelamento e descongelamento.

O caso é que existem algumas boas práticas que precisam ser feitas para manter o seu alimento o mais conservado possível.

Se você congelou o alimento, esperou ele resfriar e em seguida já quer colocar novamente no microondas, isso é algo que não recomendamos. Pois, o alimento acaba perdendo os seus nutrientes nesse processo. Mas, existe outro problema ainda mais sério que é você acabar tendo um alimento contaminado, afinal a parte externa do alimento que foi resfriada irá estar na temperatura ideal para a proliferação de micro-organismos e ao congelar novamente você acaba tendo um alimento contaminado.

Mas há outros casos de alimentos que poderão ser congelado, são aqueles que eram crus e foi cozinhado, um exemplo disso é o feijão. No momento em que você cozinha esse grão, já separe eles em potes e coloque no congelador, não espere o feijão chegar na temperatura ambiente para que ocorra o processo que falamos anteriormente. 

E lembre-se descongelar só se for na geladeira para evitar as situações que citamos em cima.

Como congelar comida pronta

Como falamos lá em cima busque sempre congelar a comida no momento em que você terminar a cocção, para que ocorra o choque térmico evitando que os alimentos percam seus nutrientes e proliferação de microorganismo.  Então neste caso, depois de cozinhar mergulhe a panela que você preparou o alimento em uma água com gelo para interromper o seu cozimento e conservar bem esses alimentos. 

Mas na hora de cozinhar os alimentos deixe eles por menos tempo, pois eles geralmente amaciam depois de ir ao congelador. Além disso, como sempre recomendamos cozinhe-os com menos tempero do que o habitual, afinal ao congelar esse sabores são realçados.

Ah! uma dica nossa para aqueles alimentos que houverem bastante líquidos, deixe aproximadamente dois centímetros de borda, pois eles podem se expandir no congelamento e vazar.

Como descongelar os alimentos

A regra de ter que manter o seu alimento o mais fresco possível, também se encaixa aqui. Ou seja, a melhor maneira de descongelar a sua comida é deixando ela dentro da geladeira. Assim você consegue tirar completamente o gelo sem correr o risco que o seu alimento esquente e se transforme no prato preferido das bactérias.

Cuidado extra: congelar carne descongelada

Para as carnes, os cuidados são outros. Por terem muita água dentro das fibras, o ideal é não jogar no congelador depois que uma peça já foi descongelada, porque isso vai impactar diretamente nessas fibras.
O ato de congelar e descongelar a carne crua pode alterar muito o sabor da carne, além de que esses alimentos estragam muito mais rápido em temperatura ambiente.

Então não se esqueça destes dois conselhos: Acabou de comprar uma peça de carne e não vai usar, congele imediatamente para evitar que estrague. E se você já descongelou uma carne, prepare imediatamente!

Agora que já descobriu os segredos de congelar e descongelar alimentos, olha só como guardar alimentos corretamente na geladeira.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!