Imagem

Quanto tempo dura comida congelada no freezer

O freezer, com certeza, é uma das melhores invenções quando o assunto é conservação de alimentos. Mas mesmo em baixíssimas temperaturas, eles têm uma vida útil limitada, por isso é importante sempre ficar atento ao tempo de armazenamento. Para facilitar, a gente te mostra quanto tempo dura comida congelada, para você não ter mais nenhuma surpresa na hora de fazer a sua receita favorita.

Ave e carne congelada dura quanto tempo?

Carne bovina cozida – de 2 a 3 meses

É importante que a carne seja armazenada em potes ou saquinhos individuais, no caso dos bifes.

Hambúrguer – 3 meses

Aqui também vale a mesma ideia dos bifes, para não ficarem grudados uns nos outros, o ideal é armazenar os hambúrgueres separadamente em saquinhos herméticos.

Freezer com porta aberta cheio de alimentos.

Aves cozidas – 4 meses

As aves são mais magras, ou seja, tem menos gordura, e por isso tem o tempo de conservação um pouco maior que as carnes bovinas. Aqui também vale usar potes plásticos próprios para freezer.

Carnes e aves cruas – até 12 meses

Por não terem sido cozidas e nem temperadas, as carnes cruas tem uma duração maior que as cozidas. Para armazenar você pode usar a própria embalagem de isopor ou recipientes próprios.

Derivados do porco como bacon, linguiça e presunto – 1 a 2 meses

Estes alimentos podem proliferar micro-organismos no freezer, por isso o tempo de conservação é limitado. É importante também armazená-los ou na própria embalagem fechada ou em potinhos plásticos.

Peixes

Peixes magros – 4 a 6 meses

Alguns peixes classificados como magros são: bacalhau, bonito, cação, badejo, carpa, corvina, dourado, lambari, linguado, merluza, namorado, pescado e tilápia. Por não terem muita gordura, o tempo de armazenamento é maior que os gordurosos.

Peixes gordurosos – 2 meses

A gordura faz com que a durabilidade do peixe no freezer seja menor. São considerados gordurosos os seguintes peixes: atum, anchova, arenque, bagre, cavala, sardinha, salmão, traíra, tucunaré e robalo.

Massas e molhos

Massas cozidas – 3 meses

No caso das massas o que muda é o recipiente. Para somente as massas prontas, você pode utilizar potes plásticos, já se for guardar a massa com o molho, o recomendado é um pote de vidro.

Molhos e sopas – 2 a 3 meses

O importante para este tipo de alimento é a conservação em potes de vidro bem fechados.

Grãos

Arroz, feijão e outros grãos – 3 meses

No caso dos grãos é importante congelá-los frescos, logo após o preparo e em porções pequenas para facilitar o descongelamento.

Legumes e verduras – 3 meses

Para congelar legumes e verduras, você precisa fazer o passá-los por um choque térmico e a gente tá ensinou como fazer aqui.

Agora você já sabe por quanto tempo os principais alimentos podem ficar no freezer. Já para saber quanto tempo dura comida pronta congelada, veja as especificações na embalagem do produto.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

Além de saber quanto tempo dura a comida no freezer, é importante saber sobre alimentos congelados.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!