Imagem

Taça de cerveja: 11 tipos para você experimentar

Beber na taça de cerveja pode te ajudar a sentir o aroma da bebida com mais facilidade, melhorando também o sabor. Isso sem falar que o copo de cerveja também permite ver as cores, a espuma e até mesmo ouvir o barulhinho do gás no momento de servir.

Saiba mais: Conheça os diferentes tipos de cerveja artesanal

Mas além de ser uma boa pedida tomar cerveja no copo, também é possível escolher o tipo de taça que melhor combina com aquele tipo de bebida. A seguir explicamos para você os diferentes estilos de taça de cerveja, para tornar seu happy hour ainda mais especial.

Americano


O copo americano é um dos mais utilizados aqui no Brasil. É um copo básico de 190 ml, que pode ser usado para beber cervejas mais leves e claras. Além disso, permite que o gás da cerveja se concentre na superfície. Por ter um tamanho reduzido, possibilita que a cerveja seja ingerida em doses moderadas, evitando que a bebida fique quente.

Saiba mais: Como manter a cerveja gelada em uma festa

Cálice

Essa taça de cerveja tem as laterais mais grossas e a abertura larga. Esse formato possibilita dar goles maiores, direcionando a cerveja para o fundo da língua, onde estão as papilas gustativas que detectam o amargor. O cálice é uma taça de cerveja indicada para o consumo de cervejas pesadas de malte, como as alemãs e as belgas.

Caldereta

O copo caldereta é um pouco maior do que o copo americano, suportando em média 300 ml. Ele pode ser usado para beber diferentes estilos da bebida, como chopes e cervejas IPA´s.

Caneca


A caneca é indicada para momentos em que é necessário manter a cerveja gelada por mais tempo e costuma ser usada em festas como a Oktoberfest. Sua espessura mais resistente e alça lateral contribuem para que se tenha um isolamento da cerveja, mantendo-a gelada.

Lager

Esse tipo de copo também é muito utilizado para tomar chopp. Seu formato é mais afinado e longo. Na maioria das vezes, as taças de cerveja lager apresentam uma curvatura nas laterais, mas também podem ser completamente retas. O vidro é um pouco mais fino para valorizar as bolhas e realçar o sabor da bebida. Pode ser utilizado para beber cervejas Lagers e Blond Ales

Pint


Um copo prático que costuma ser usado em Pub’s, o pint não conta com muitas especificidades. Seu diferencial é sua capacidade de armazenar cerveja, geralmente mais de 500 ml.

Pokal

Um estilo de copo sofisticado e muito utilizado para beber cervejas mais leves e com sabor mais adocicado. O pokal tem uma haste de apoio, o fundo maior e levemente arredondado e a boca mais estreita.

Stange


Esse copo apresenta formato cilíndrico, base e boca um pouco mais fechados. É indicado para os momentos de tomar uma cerveja mais suave. Seu formato possibilita que o sabor e aroma da cerveja sejam sentidos aos poucos. Cervejas lambics, bock e centeio são as que melhor se beneficiam do copo stange.

Stem

Um copo robusto para cervejas mais encorpadas. Essa é a forma que podemos definir a taça stem. Como a base e a boca têm as mesmas medidas, o gás sobe aos poucos e possibilita sentir o gosto da cerveja de maneira mais harmoniosa. Pode ser usado na hora de beber cervejas escuras e com um teor alcoólico elevado.

Snifter


É uma variação do copo tulipa e pode ser usado para beber cervejas fortes, como IPA’s e cervejas escuras. O snifter é um copo que vem ganhando destaque entre pessoas que gostam de cerveja artesanal, pois possibilita a movimentação da bebida e, consequentemente, a liberação dos aromas.

Saiba mais: Como deixar sua cerveja mais saborosa

Weizen

A taça weizen costuma ser confundida com os copos lager, devido ao formato. Mas as weizen são um pouco maiores e podem receber cerca de 500 ml de cerveja, enquanto as lager tem capacidade de 200 ml em média.

O termo “weizen” significa “trigo” em alemão e é justamente o tipo de cerveja mais adequado para essa taça.

.

Pode gelar o copo?

Colocar o copo no freezer é uma maneira que muita gente utiliza para tomar uma cerveja refrescante. No entanto, esse costume não é indicado, pois quando o copo vai para temperatura ambiente o gelo concentrado nas laterais começa a derreter e pode deixar a cerveja aguada. Portanto, se você gosta de tomar uma cervejinha gelada em casa, o mais indicado é colocar a cerveja no congelador. E claro, você sempre pode contar com o auxílio das Cervejeiras Consul, para fazer a alegria do seu happy hour.

Agora que você já sabe qual taça de cerveja é indicada para cada momento, que tal conferir os petiscos que você pode comer com cerveja.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!