Imagem

Qual é a temperatura ideal do vinho?

Tem gente que diz que existem dois tipos de pessoa: as que gostam de vinho e as que ainda não provaram um bom vinho. O fato é que o vinho é uma bebida em que vários fatores são levados em consideração para, de fato, ser considerado um bom vinho.

E um desses fatores é a temperatura de armazenamento das garrafas de vinho. Se você acha que é só colocar na geladeira para deixar geladinho, fique sabendo que há muitos outros detalhes para se atentar. Abaixo você vai descobrir qual é a temperatura ideal do vinho.

Tipos de vinho

Antes de mais nada, é preciso saber como os vinhos são separados. Há uma infinidade de classificações para a bebida, podendo ser separados pela cor, como o Vinho Tinto, Vinho Branco e o Vinho Rosé. Ou então pelo teor de açúcar, como o Vinho Seco ou o Vinho Suave. E as classificações aumentam mais ainda, quando adicionamos o tipo de uva que foi usada no processo.

Uma dica legal é não ter vários tipos de vinhos diferentes, porque suas temperaturas de conservação mudam um pouco de tipo para tipo e, por serem bebidas bastante sensíveis, qualquer alteração pode fazer diferença no sabor final.

Temperatura do Cabernet Sauvignon

Para aproveitar um bom vinho Cabernet Sauvignon, especialistas recomendam que a temperatura máxima que a bebida deve ser armazenada é por volta dos 18°C.

Temperatura dos vinhos

Vinho na cozinha

Os tipos de vinhos mais conhecidos são os Vinho Tinto e Vinho Branco, cada um com determinadas características que acabam exigindo atenção com a temperatura. Apesar de ser “o mesmo vinho”, vale lembrar que a bebida precisa de cuidados para manter o aroma e sabor. Por isso, recomenda-se as seguintes medidas:

Vinho tinto

Vinho Tinto Envelhecido

16º a 18ºC

Vinho Tinto Não Envelhecido

14º a 16ºC

Vinho Tinto Jovem

12º a 14ºC

Vinho Branco

Envelhecidos e Encorpados

12º a 14ºC

Jovens e Leves

10º a 12ºC

 

Armazenando vinhos em casa

É claro que depois de toda essa explicação, não deixaríamos de facilitar a sua vida, né? Para que você não se preocupe com as temperaturas de seus vinhos, a maneira mais prática de armazenar suas garrafas é uma adega. Nelas, você consegue guardar várias garrafas e selecionar a temperatura ideal para seus vinhos.

Na geladeira, além de ajustar a temperatura interna, deixar o seu vinho na parte inferior garante uma temperatura mais estável, já que geralmente é o local onde há menos movimento.

Uma outra alternativa é deixar na porta da sua geladeira. Mas lembre-se que toda vez que você vai abrir a porta, seu vinho vai receber luz e um pouco de ar quente o que pode alterar o sabor. Deixe o vinho na porta apenas se você for beber o vinho em um único dia.

Junto com os seus vinhos, a sua geladeira também precisa manter uma temperatura ideal. Aprenda agora sobre a temperatura ideal da geladeira.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!