Imagem

Saiba quais são as verduras, legumes e frutas duram por mais tempo

Se você mora sozinho ou falta tempo para cozinhar em casa por conta do dia a dia corrido, certamente já passou pela sensação de que sempre acaba perdendo as verduras, os legumes e as frutas que comprou. Seja porque esqueceu na geladeira ou porque amadureceram mais rápido do que esperava.

Quando isso acontece, a primeira coisa que passa pela cabeça é parar de comprar estes itens em quantidades superiores do que precisamos para uma ou duas refeições. Mas, sabemos que delivery e comidas industrializadas e congeladas nem sempre são uma boa opção.

Afinal, além da comodidade, tudo o que queremos é algo prático e com gostinho de comida caseira.

Por isso, listamos algumas verduras, legumes e frutas que costumam durar por mais tempo, além de algumas dicas para conservar ainda mais estes alimentos, facilitando também o consumo.

Quais são os alimentos que duram por mais tempo?

Seja pela delicadeza das folhas ou pela textura e espessura das cascas, legumes, verduras e frutas possuem um tempo diferente de durabilidade e alguns cuidados podem acabar te ajudando a aumentar o tempo de conservação desses alimentos.

Verduras

Entre as verduras de folha, as que possuem maior duração são, a Couve, a Taioba, o Ora Pro Nobis e o Repolho.

As folhas um pouco mais grossas protegem o alimento da instabilidade do clima e até mesmo das queimaduras que podem sofrer com as temperaturas muito baixas de um refrigerador

Para aumentar a conservação, é possível guardá-las em ambiente fresco e seco por até 2 semanas. Caso prefira guardá-las no freezer, lave, pique e separe em porções individuais. Desta forma, chegam a durar até 2 meses.

Legumes

Diferente das verduras, os legumes costumam ter uma durabilidade maior, principalmente porque quase todos podem ser congelados crus ou pré-cozidos.

No entanto, os legumes da família das raízes e dos tubérculos, como a beterraba, cenoura, nabo, rabanete, batata, mandioca e o cará costumam ser mais resistentes. Enquanto o nabo e o rabanete chegam a durar até 1 mês se armazenados em recipiente com papel absorvente, os demais legumes quando mantidos secos, limpos, refrigerados e longe da umidade chegam a durar de 2 a 6 meses.

Os brotos como o alho e a cebola, também considerados legumes, são muito mais resistentes e não precisam ser mantidos sob refrigeração.

Frutas

As frutas costumam ser consumidas mais facilmente que legumes e verduras mas, ainda assim, para evitar o desperdício, na hora de fazer a lista da feira é importante escolher as que duram mais ou até mesmo as que não estão tão maduras. Assim, fica mais fácil planejar a sua rotina alimentar para o consumo.

Maçãs e pêras, quando conservadas dentro da geladeira, podem durar de 3 a 4 semanas. Já a framboesa, manga, abacate, goiaba e figo podem durar até 2 semanas enquanto os frutos cítricos como laranja, limão, tangerina, abacaxi e acerola tem uma durabilidade aproximada de 1 semana.

As frutas mais sensíveis são o morango, a uva, mamão, melão, pêssegos e ameixa fresca. Esse tipo de fruta chega a durar apenas 5 dias, mesmo quando refrigeradas.

Lave os alimentos

O primeiro passo para armazenar melhor os alimentos do hortifruti é higienizá-los da forma correta. Assim você evita que micro-organismos ou pequenos insetos fiquem em contato com o que você vai comer, aumentando a durabilidade dos alimentos.

Como higienizar verduras

Para higienizar as folhas, como alface, rúcula, espinafre, agrião, couve, entre outros, é preciso lavá-las bem e, de preferência, em água corrente. No processo de lavagem, corte a raiz e passe a mão suavemente folha por folha, certificando que todas estejam lavadas e sem resíduos de terra.
Para completar a higienização, você pode deixá-las também de molho por alguns minutos em uma bacia com água e uma colher de água sanitária ou vinagre branco. Ao retirar da solução, passe novamente as verduras por água corrente, seque bem e armazene em recipientes com boa vedação.

Como higienizar legumes

Para lavar os legumes, o processo é o mesmo das verduras uma vez que deve ser feito em água corrente. As raízes e os tubérculos, que costumam ter mais contato com a terra, como a beterraba, cenoura, mandioca, cará e inhame devem ser lavadas com o auxílio de uma esponja ou até mesmo uma escovinha de cozinha, mesmo que as cascas sejam retiradas no momento do preparo.

Como higienizar frutas

Por ter um consumo mais rápido, serem mais sensíveis e muitas vezes não precisarem de preparo algum, lavar frutas pede o dobro de cuidado e, porque não dizer, carinho.
Por isso, ao chegar da feira ou do supermercado, coloque-as na pia ou em um recipiente para que possa lavá-las em água corrente. Se a fruta for do tipo que é consumida com casca como o pêssego, a ameixa, maçã, goiaba e pêra, lembre-se de usar o lado macio da esponja com cuidado para não danificar a parte externa da fruta.

Dica: não se esqueça de lavar mais uma vez os alimentos que ficaram de molho na solução com água sanitária ou vinagre. É importante tirar toda a solução para não afetar o sabor! Além disso, no caso da verduras de folhas e legumes antes de armazená-los em sua geladeira lembre-se de secá-los bem.

Como armazenar verduras, legumes e frutas na geladeira?

Hoje em dia, as geladeiras possuem uma gaveta separada para armazenar produtos naturais, como frutas, legumes e verduras. Porém, nem sempre lembramos do que guardamos lá e, ou os alimentos são esquecidos, ou compramos mais o que já temos.

O primeiro passo para para minimizar essas perdas é saber como organizar a geladeira da forma certa. Evitando deixar a gaveta completamente cheia para você não esquecer nada lá dentro e para o ar circular melhor no compartimento.

Uma geladeira com freezer embaixo sendo aberta.

Para ajudar nessa tarefa de não esquecer seus alimentos na gaveta de hortifruti, existe o modelo de geladeira com freezer embaixo. A sua disposição é perfeita para você enxergar tudo o que tem dentro e, principalmente, não deixar nada esquecido lá no fundo.

Como guardar saladas na geladeira?

A primeira dica é que, independente do cuidado, as folhas não costumam durar muito depois de temperadas.

Por isso, o mais importante é preparar uma quantidade que você sabe que é suficiente para consumir sem precisar passar muitos dias guardado.

A segunda dica é que, para conservar verduras na geladeira, por pelo menos mais alguns dias, você precisa manter as folhas secas e guardar em potes. Use algumas folhas de papel toalha para tirar toda a umidade da sua salada, guarde em potes e leve à geladeira.

Um pote guardando folhas de alface e folhas de papel toalha para absorver a umidade.

Pronto, agora você já sabe como higienizar e armazenar frutas, legumes e verduras da maneira correta! E já que estamos falando em guardar coisas dentro da geladeira, não deixe de conferir nossas dicas de como organizar o freezer da forma certa.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!