Imagem

Papel alumínio no micro-ondas: pode ou não pode?

Mesmo estando em casa, sabemos que todo o cuidado é pouco, principalmente na cozinha que precisa ser um ambiente bem seguro, afinal não queremos causar um incêndio ao usar nossos eletrodomésticos.

Por isso, precisamos nos atentar sobre o que não pode e o que é permitido utilizar em determinados aparelhos. Mas, calma que você está no lugar certo se quer descobrir se poder levar alumínio no micro-ondas. Além dele, iremos de contar sobre outros tipos de materiais também, isso tudo acontece por causa da forma como o aparelho aquece aquilo que está dentro dele. Vem ver:

Como o micro-ondas funciona?

Antes de tudo, é preciso entender como o aparelho funciona. O forno de micro-ondas tem em seu interior um magnetron que emite uma onda eletromagnética de frequência igual a 2.450 MHz. Um ventilador de metal na parte superior do aparelho faz essa onda circular constantemente ali dentro. Essas ondas, quando entram em contato com as moléculas de água presentes nos alimentos fazem elas se agitarem e, dessa forma, aquecerem.

Diferente da crença popular, os alimentos não são aquecidos de dentro para fora neste processo. As ondas eletromagnéticas penetram na superfície e vão causando a agitação das moléculas de água gradualmente, de fora para dentro. Por isso, muitas vezes, algo que levamos para esquentar no micro-ondas pode acabar se queimando nas bordas e permanecendo gelado no centro.

Papel alumínio pode ir no micro-ondas?

Não, não pode colocar papel alumínio no micro-ondas. Trata-se de um metal com alta capacidade de condução de energia, mas não resistente o bastante para suportar o calor gerado dentro do micro-ondas. Isso significa que em contato com as ondas eletromagnéticas geradas pelo magnetron no interior do aparelho, ele vai entrar em combustão. Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.

Metal no microondas: pode ou não pode?

Se você tem dúvidas do porque não pode colocar metal no micro-ondas? Aqui a resposta é basicamente a mesma da anterior, afinal as partículas eletromagnéticas geradas pelo aparelho durante o processo de aquecimento, podem causar um incêndio ao entrar em contato com o metal.

Portanto, panelas, talheres (nem os de prata!) não podem estar dentro de um micro-ondas ligado. Dessa forma, é preciso ter sempre uma atenção maior para que nada de metal seja esquecido ou colocado no aparelho por acidente. Na dúvida, opte sempre por vidro e plástico na hora de preparar ou esquentar alguma coisa no micro-ondas.

Outros materiais que não podem ser levados ao micro-ondas

Agora que você já sabe que não pode colocar alumínio no micro-ondas, nem objetos feitos de metais. Que tal se atentar ao uso de outros tipos de materiais nesse aparelho? Assim você garante a segurança da sua casa. Olha só:

Filme plástico

Aqui a resposta é: depende. O famoso filme de PVC é feito de um tipo de plástico e, a princípio, pode ir ao micro-ondas, mas antes de fazer isso verifique se o papel filme que você comprou é liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para isso. Essa informação estará na embalagem do plástico filme e, se ele estiver liberado, você pode usá-lo, mas com ressalvas.

O problema do filme plástico é que mesmo quando homologado, ainda corre o risco de derreter quando exposto a temperaturas muito altas, como a do micro-ondas. Os de qualidade, liberados pela Anvisa, testados, podem aguentar breves períodos, mas não é recomendável usá-los para substituir a tampa de um recipiente que você vai usar para cozinhar alguma coisa.

Se o papel filme não tiver essa garantia da Anvisa ele pode contaminar a sua comida. Por conta do calor, ele pode derreter e liberar substâncias tóxicas nocivas à saúde que se misturam ao vapor e ao alimento.

Embalagens de isopor, papel toalha e papel filme dentro do micro-ondas com alertas para as precauções com o uso de cada uma delas

Isopor

Por falar em substâncias tóxicas, esse é o caso do isopor. No micro-ondas, ele não vai derreter e nem pegar fogo, mas libera substâncias que, segundo estudos, podem causar câncer.

Assim como no caso do papel filme, existem alguns tipos de isopor que não emitem esse tipo de substância e essa informação normalmente é sinalizada pelo fabricante. Porém, se você estiver pensando em aquecer o que sobrou do seu delivery no micro-ondas dentro da própria embalagem, por já ter sido manipulada pelo restaurante, ela não deve vir com essa informação. Então, por via das dúvidas, evite colocar recipientes de isopor no micro-ondas.

Embalagens de delivery

Embalagens de delivery dentro do micro-ondas com sinal de "proibido"

Sua comida pode vir do restaurante em embalagens dos mais variados tipos e em todos os casos é melhor não colocá-las no micro-ondas. Papel, no geral, pode pegar fogo. Não é todo tipo de plástico que pode ir ao aparelho também, e o isopor, como você leu acima, é a mesma coisa. Logo, é melhor descartar as embalagens e sujar um pouco de louça para garantir a segurança da sua casa e da sua refeição.

Toalha de papel

O papel toalha é absorvente e isso o diferencia de outros papéis que podem pegar fogo no micro-ondas. É só tomar cuidado com o tempo e evitar deixá-lo por muitos minutos no forno.

Embalagens de isopor, papel toalha e papel filme dentro do micro-ondas com alertas para as precauções com o uso de cada uma delas

Aprender sobre as regulamentações dos seus eletrodomésticos é essencial para garantir a segurança do seu lar, por isso, que tal conferir o nosso post do o que pode ir no micro-ondas? Assim, fica fácil na hora de escolher os materiais dos recipientes que você precisa ter em casa na hora de colocar uma comida neste aparelho.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!