Imagem

Instalar ar-condicionado na cozinha. Pode?

O ar-condicionado é um grande aliado em qualquer época do ano, seja no quarto, na sala ou até na cozinha. Sim, é possível instalar um ar-condicionado na cozinha e você não vai mais precisar passar calor enquanto estiver preparando suas refeições.

Mas é claro que, para aproveitar todo o potencial do seu ar-condicionado sem gastar muita energia elétrica e não prejudicar as suas receitas, é preciso ter alguns cuidados ao instalá-lo na cozinha. Confira todas as dicas para você aproveitar os benefícios do seu produto.

Ar-condicionado na cozinha: pode ou não pode?

Pode sim! De fato, um ar condicionado não é o eletrodoméstico mais comum dentro de uma cozinha, mas ele foi projetado para ser instalado em praticamente todos os cômodos da sua casa, então ele é muito bem-vindo na sua cozinha também!

O ar-condicionado é recomendado para cozinhas que não possuem uma boa circulação de ar, por exemplo. Ou então, para ambientes que esquentam demais a ponto de ficar desconfortável.

Ar-condicionado na cozinha

Instalando o ar-condicionado na cozinha

O processo de instalação de um ar-condicionado na cozinha segue as mesmas etapas que a instalação em qualquer outro cômodo. E é fundamental que você chame um técnico instalador para te auxiliar em todo o processo!
Uma das diferenças do ar-condicionado na cozinha é a posição que ele deve ficar.

Por exemplo, em uma sala deve-se considerar a quantidade de luz do sol que o cômodo recebe, por conta do calor que vai ficar no ambiente. Em uma cozinha, um fator que deve ser levado em consideração é onde está o fogão. Se você instalar o ar-condicionado direcionado diretamente para a chama, pode ser que ele prejudique o desempenho das suas receitas!

Outra preocupação é não ter nenhum móvel interrompendo a passagem de ar. Na cozinha é normal ter vários armários, a geladeira, uma coifa… É importante que o fluxo de ar do seu produto não seja interrompido por nada, para garantir que ele resfrie toda a cozinha, sem complicações.

Ar-condicionado e decoração

Em alguns casos, é possível combinar o ar-condicionado com a decoração da sua cozinha, principalmente se ela está passando por uma reforma, ou então se você está construindo uma cozinha nova. Uma boa dica é combinar o aparelho com cozinhas estilo americanas ou industriais; outra ideia é investir nos modelos pplit, que ocupam menos espaço e são mais discretos.

Agora que você já sabe que pode sim instalar um ar na sua cozinha, que tal entender como fazer o cálculo de potência do ar-condicionado para escolher o melhor produto.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!