Imagem

Como instalar mangueira para gás encanado:

O gás encanado tem uma série de vantagens que tornam a rotina na cozinha mais prática e até mais eficiente. Não precisar se preocupar com a troca frequente do botijão e a possibilidade de ter um fluxo de gás mais estável que, por consequência, gera uma chama mais potente e constante, por exemplo.

Com isso, muitas pessoas estão optando por esse tipo de gás em casa, porém a sua instalação pode ser um pouco mais complicada. Mas, não se preocupe que a gente facilita pra você e te ensina como instalar mangueira para gás encanado e algumas maneiras de mantê-la funcionando bem e em segurança.

Saiba como instalar mangueira de gás no fogão cooktop ou tradicional:

Escolha o modelo de mangueira ideal:

O tipo indicado de mangueira nesse tipo de instalação é a de alta pressão revestida em aço inox ou liga de cobre. O comprimento varia de acordo com a distância entre o fogão e a parede, mas obrigatoriamente não pode passar de 1,25 metros.

A mangueira precisa estar posicionada de forma a não ficar esticada. Outro ponto importante é a movimentação dela, se movimentada constantemente ocorrerá uma força nas juntas, o que pode trincar a mangueira, ocasionando em um vazamento do gás.

Posição:

A forma como a mangueira do gás fica posicionada atrás do fogão também é importante. Ela não pode ficar esticada e deve sempre ter alguma folga no caso do fogão precisar ser movimentado. Também não deve entortar nenhuma das conexões para não causar vazamentos.

Validade:

É recomendável que você verifique o estado da sua mangueira a cada 5 anos. Torneiras antigas podem se desgastar e deixar o gás vazar. Nesse caso, por serem fissuras minúsculas, é muito difícil perceber que o vazamento está acontecendo antes de ele ser muito grave.

Limpeza:

Evite limpá-la com um pano úmido para não enferrujar a malha da mangueira. Opte por um pano seco, sem aditivos ou produtos, e passe-o sobre a mangueira com cuidado sem movê-la demais.

Passo a passo de como instalar mangueira para gás encanado:

Para isso você vai precisar de:

  • Mangueira metálica flexível de ½”
  • Arruela de vedação
  • Pasta para vedar
  • Adaptador (para saída de gás com bico tipo “mamadeira”)
  • Chaves de boca

E este é o passo a passo:

  1. Rosqueie o adaptador junto à mangueira metálica flexível. Utilize a pasta vedante para auxiliar na vedação.
  2. Use duas chaves de boca para fazer a fixação.
  3. Coloque a porca do adaptador na entrada de gás. Em seguida, encaixe o adaptador e rosqueie a porca de fixação, novamente com o auxílio de duas chaves de boca.
  4. Coloque a arruela de vedação dentro da rosca interna da mangueira metálica.
  5. Verifique se o registro de gás está totalmente fechado. Rosqueie a mangueira metálica no registro de gás com o auxílio das duas chaves de boca. Utilize pasta vedante para auxiliar na vedação. O ponto de abastecimento de gás tem que permitir a instalação da mangueira flexível metálica de maneira que ela fique paralela à parede evitando-se assim um estrangulamento.
  6. Após a instalação, certifique-se de que não há vazamento de gás (ver abaixo). Se houver formação de bolhas, feche o registro, refaça a operação ou consulte a Rede de Serviços Consul.

Como fazer o teste de vazamento de gás:

Depois de aprender como instalar mangueira de gás em apartamento, chegou a hora de fazer o teste de vazamento. O procedimento é relativamente simples, você só precisa misturar detergente neutro e água para fazer sabão e espalhar isso pelas conexões da mangueira, do produto e da parede. A formação de bolhas indica que há vazamento de gás e isso precisa ser resolvido imediatamente, evitando acidentes futuros.

Se mesmo com todos os cuidados o problema persistir, não se preocupe! Explicamos aqui o que fazer quando ocorre o vazamento de gás para evitar acidentes.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!