Imagem

Como limpar o purificador de água

Manter a limpeza do seu purificador em dia é fundamental para assegurar a qualidade da água que você e sua família consomem diariamente em casa. Para que o seu aparelho funcione e elimine todas as impurezas e bactérias, é preciso fazer a manutenção com a higienização corretamente.

Por isso, fizemos um passo-a-passo com dicas simples para limpar o purificador de água. De quebra, te explicamos como e quando trocar o filtro do seu aparelho.

Quando limpar?

Não existe uma recomendação de periodicidade sobre a limpeza da parte externa e da saída de água do seu purificador de água. Vale limpar sempre que você achar necessário.

Já no caso do filtro do purificador, é preciso trocar a cada seis meses aproximadamente. Alguns modelos têm a função Trocar Filtro, que acende uma luz no aparelho para avisar quando chegou a hora de realizar a troca. Nesse caso, você não precisa se preocupar em marcar a data da última troca para saber quando fazer a próxima. Bem pensado, hein?

Purificador de água sobre a bancada da cozinha, com destaque para a luz que indica troca de refil

Como limpar o seu purificador

Confira o nosso passo a passo para fazer a limpeza completa:

1. Filtro

Antes de fazer a troca, é importante ler sempre o manual e seguir as recomendações do fabricante. Mas fique tranquilo: você mesmo pode fazer isso em casa. Veja como:

– Feche o registro do ponto de água do seu purificador;
– Pressione o botão e deixe correr toda a água, até que ela pare de sair;
– Gire o refil no sentido anti-horário até o final e puxe para retirá-lo;
– Encaixe o novo perfil e gire no sentido horário até travar;
– Para eliminar o excesso de carvão ativado do novo filtro, deixe correr cerca de cinco litros de água antes de usá-lo normalmente.

Atenção: o filtro não é lavável! Não adianta lavar o filtro do purificador e reutilizar. Se você fizer isso, a qualidade da água será comprometida e será como se você não tivesse feito nada.

2. Saída de água

Para limpar esta parte, você pode usar hastes flexíveis ou palitos de dente com algodão enrolado na ponta. Molhe em um pouco de álcool ou numa mistura de água com duas gotas de água sanitária, e use para remover toda a sujeira dos cantinhos.

Purificador de água sobre a bancada da cozinha com destaque para o dispenser

Depois disso, ligue o purificador e deixe correr cerca de dois litros de água para eliminar os resíduos dos produtos utilizados na limpeza.

3. Parte externa

Para finalizar, limpe o exterior do seu aparelho com um pano úmido ou esponja, com detergente ou sabão neutro. Cuidado com esponjas mais ásperas e produtos abrasivos, que podem estragar a pintura e o acabamento do seu purificador.

Por último, uma dica importante: se você ficar mais de três dias sem usar o seu purificador de água, deixe alguns litros de água correrem antes de beber água dele novamente. E você não precisa jogar essa água fora: assim como a água que correr quando você trocar o filtro ou limpar a parte externa, você pode aproveitá-la nas tarefas de limpeza da casa.

Pronto, agora você já sabe tudo o que é preciso para limpar o purificador de água e trocar o filtro sem complicação! Cuide bem do seu aparelho para ter sempre água limpa e fresquinha em casa.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!