Imagem

Como tirar mancha de ferrugem da roupa?

Manchar a roupa, seja com aquele vinho delicioso, com o molho de tomate suculento da sua macarronada ou com shoyu do restaurante japonês, costuma ser algo tão inesperado quanto desagradável, não é mesmo? Você sempre é pego de surpresa, mas situações como essas acontecem.

E quando é mancha de ferrugem? Zíper, fivela ou botões de metal podem oxidar ao ficarem úmidos ocasionando esse tipo de mancha…

Quando você se dá conta, arregalar os olhos parece inevitável, mas saiba que por mais irremediável que aparente ser, existem dicas caseiras, simples e super eficientes que te ajudam a eliminar essa mancha e deixar sua roupa 100% limpinha novamente.
Você pode tirar manchas de ferrugem de diferentes formas:

Com detergente
Com bicarbonato (ou sal) e limão
Com vinagre branco e sal
Com água sanitária

Com detergente

Você só precisa adicionar uma colher de chá de detergente para louça em um copo de água morna, aplicar a mistura sobre a mancha, deixar secar até cinco minutos e enxaguar com água fria.
Dica: No caso de roupas brancas, use detergente transparente.

Com bicarbonato (ou sal) e limão

Misture suco de limão com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou sal e aplique sobre a mancha. Deixe que a peça secar ao sol por volta de duas horas, em seguida enxague a peça com água fria e lave-a como de costume.

Com vinagre branco e sal

Aplique diretamente vinagre branco sobre a mancha de ferrugem e por cima coloque uma camada de sal. Deixe a peça secar ao sol e depois enxágue para se certificar que a mancha desapareceu.

Com água sanitária (somente para roupas brancas)

Umedeça um pedaço de papel toalha em água sanitária (cuidado para não manchar suas roupas) e passe o papel embebido somente sobre a região da mancha. Com a despigmentação da roupa, provocada pela água sanitária, a mancha de ferrugem será removida.

Gostou das dicas de como tirar mancha de ferrugem da roupa?

Outra dica importante é utilizar uma esponja ou um pano limpo para molhar a área manchada assim que notá-la e evitando água corrente para não espalhar mais a mancha. A maioria das manchas ficam mais difíceis de serem removidas depois que secam, portanto também evite utilizar máquina de secar roupa para não fixar ainda mais a mancha no tecido.

Quer saber também como tirar mancha de tomate e como tirar manchas amarela da roupa? Confira!

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!