Imagem

Como tirar mancha de ferrugem da roupa?

Zíperes, fivelas e botões de metal podem oxidar ao ficarem úmidos, causando manchas de ferrugem nas suas roupas. Remover este tipo mancha é mais fácil do que você imagina e a gente vai te explicar como.

Com algumas dicas e receitinhas caseiras super eficientes, você vai se livrar da ferrugem em roupas brancas e coloridas em qualquer tipo de tecido. Olha só:

O que pode tirar ferrugem das roupas:

Detergente
Bicarbonato (ou sal) com limão
Vinagre branco com sal
Água sanitária

Detergente

Você só precisa adicionar uma colher de chá de detergente para louça em um copo de água morna, aplicar a mistura sobre a mancha, deixar secar até cinco minutos e enxaguar com água fria. Bem simples!

Dica: No caso de mancha de ferrugem em roupas brancas, o ideal é usar um detergente transparente.

Bicarbonato (ou sal) com limão

Misture suco de limão com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou sal e aplique sobre a mancha. Deixe a peça secando ao sol por volta de duas horas, em seguida enxague com água fria e lave normalmente.

Vinagre branco com sal

Aplique diretamente o vinagre branco sobre a mancha de ferrugem e por cima coloque uma camada de sal. Deixe a peça secando ao sol e depois enxágue para se certificar que a mancha desapareceu.

Como tirar ferrugem de roupa brancas

As roupas brancas pedem alguns cuidados especiais, principalmente para evitar que a mancha se espalhe ainda mais. Para esse caso, temos uma receita específica.

Água sanitária (somente roupas brancas!)

Importante: a água sanitária só deve ser usada em tecidos brancos, nunca em tecidos coloridos ou pretos, pois irá fazer com que eles percam a cor.

Umedeça um pedaço de papel toalha em água sanitária (cuidado para não manchar suas outras roupas) e passe esse papel embebido somente sobre a região da mancha. Com a despigmentação da roupa, provocada pela água sanitária, a mancha de ferrugem será removida.

Como evitar mancha de ferrugem?

Dica 1:

Para evitar que uma mancha recente se espalhe pela peça, utilize uma esponja ou pano limpos para umedecer a área manchada e evite o uso de água corrente.

 Dica 2:

Também vale lembrar que a maioria das manchas ficam mais difíceis de serem removidas depois de secas, portanto, evite utilizar a secadora para que elas não se fixem mais ainda no tecido.

Agora que você já resolveu o problema de ferrugem, aproveite e confira como tirar mancha de graxa!

 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!