Imagem

Cuidados na instalação de ar-condicionado

O verão está chegando e este é o momento para comprar e instalar seu ar-condicionado em casa, antes que o calor venha com tudo. No entanto, o ar-condicionado é um aparelho criado para resolver seus problemas e não para se tornar mais um, certo? Por isso, listamos aqui os principais cuidados que você precisa ter para que a instalação do seu aparelho não se transforme em uma enorme dor de cabeça.

Local para a instalação do ar-condicionado

Ar-condicionado instalado na varanda

Este é um dos principais pontos de atenção na instalação do ar-condicionado do tipo janela, Split ou Split Inverter. São vários aspectos que devem ser levados em conta na hora de definir o local onde o aparelho será instalado. Confira:

– Regras de condomínio

Se você mora em prédio, antes de adquirir um ar-condicionado, verifique quais são as regras para instalação. Muitos condomínios não permitem que os moradores instalem aparelhos do tipo janela.

– Estrutura

Verifique se existem fios, canos e tubulações que podem impedir a instalação do ar-condicionado naquele local.

– Luz solar

Se o ar-condicionado for instalado em uma parede onde bate muito sol, ele pode ser sobrecarregado e aumentar muito o consumo de energia. Isso vale tanto para a parte evaporadora, que fica dentro de casa, quando para a condensadora, que fica do lado de fora.

Drenagem

O ar-condicionado elimina água. Por isso, vale pensar se o local de instalação pode resultar em uma goteira inconveniente na varanda do seu vizinho de baixo. E tem mais: se ele não for instalado em um local onde haja saída para a água, ele pode causar infiltrações e goteiras internas, que dão ainda mais trabalho para resolver.

– Fácil acesso

Na hora de escolher o local, lembre-se de que você vai precisar limpar e cuidar da manutenção do seu aparelho.

Verificação da rede elétrica

Os aparelhos de ar-condicionado costumam ser 220v, algo que não é recorrente nos eletrodomésticos em geral em várias regiões do Brasil. Por isso, é fundamental que você verifique se a sua rede elétrica suporta a instalação de equipamentos com essa voltagem.

Ar-condicionado instalado na janela com destaque para a tomada 220v

Análise da capacidade

Este não é um problema de instalação, mas pode virar dor de cabeça no futuro. Antes de comprar seu ar-condicionado, verifique se a capacidade do aparelho é compatível com o tamanho e as características do ambiente onde ele será instalado. Por exemplo, se você vai instalá-lo no quarto, precisa medir o tamanho do cômodo e verificar qual a potência necessária para refrescar o espaço com eficiência.

Saiba mais sobre a capacidade do ar-condicionado e entenda o que significa a sigla BTU, que indica a potência do aparelho.

Além disso, é preciso verificar se a tubulação por onde vai passar o gás é compatível com o equipamento que você está comprando. Por isso, é importante contar com a ajuda de um técnico especializado para auxiliar neste processo.

Ah, e mais uma dica importante: não tente instalar o aparelho sozinho – a não ser que seja um ar-condicionado portátil. A instalação deve ser feita por profissionais especializados, caso contrário você corre o risco de comprometer o funcionamento do seu aparelho e até mesmo de danificar a estrutura da sua casa.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!