Imagem

Quantas vezes por dia posso usar a máquina de lavar?

A quantidade de vezes que uma máquina de lavar pode ser usada, sem que diminua seu tempo de vida, é uma das questões que podem surgir quando pensamos em respeitar seus limites em volume de roupas e frequência de lavagem.

Por isso, se você quer saber se pode lavar roupa todos os dias, saiba que a quantidade máxima é relativa principalmente ao que você considera aceitável no consumo de água, sabão, alvejante e amaciante. Entende-se, porém, que o ideal é limitar o uso da máquina a uma vez por dia, duas, se muito necessário, sempre respeitando sua capacidade máxima. Além disso, para evitar o consumo desnecessário, é recomendável que você tenha um cronograma de limpeza, é super simples de fazer e nós ensinamos aqui nesse post. Olha só:

Como organizar a rotina de limpeza:

É preciso, antes de tudo, entender quantas peças no máximo você pode colocar para lavar. Abusar do limite da lavadora não só vai diminuir o tempo de vida dela, como também não vai lavar como deveria todas as roupas colocadas.

Então, caso você viva com tantas pessoas que não é possível ter um intervalo de 24 horas ou mais entre cada lavagem, procure organizar a quantidade e tamanho das peças que serão lavadas, de forma a não sobrecarregar sua máquina com o excesso de esforço. Por isso, prefira lavar roupa mais vezes, mas em menor quantidade.

Em máquinas de 11 kg ou mais, por exemplo, é possível lavar uma maior quantidade de roupas ou peças maiores como Edredom, que pesa cerca de 1,5 kg só que ocupa muito mais espaço que várias camisetas. Roupas de cama, cobertores e edredons precisam de um ciclo de lavagem específico para elas, enquanto calças e casacos podem fazer um volume muito maior e precisam ser lavados em menor quantidade.

Peças mais delicadas, como roupas de baixo, seda e cetim, podem ser lavadas juntas, contanto que dentro de um fluxo mais leve e/ou protegidas por um cesto para peças delicadas.

A organização desse fluxo vai depender da quantidade de roupa suja produzida em sua casa todos os dias, de quantas pessoas moram nela, da época do ano, rotina geral, de muitos fatores.

A quantidade de sabão, alvejante e amaciante também varia de acordo com o volume de roupas. As medidas exatas você encontra no manual da sua lavadora e na embalagem do produto.

Agora que você já sabe quantas vezes por dia pode usar a máquina de lavar, que tal aprender um pouco mais sobre o funcionamento, limpeza e característica da sua lavadora no nosso post de tudo sobre máquina de lavar?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!