Imagem

Instalação de coifa: como fazer

Comprou ou quer comprar uma coifa, mas acha que a instalação pode ser muito complicada? Não precisa se preocupar, sabendo tudo direitinho, fica muito fácil. Por isso, separamos algumas dicas para você preparar a sua cozinha para a instalação da coifa. Dá uma olhada:

Local

Para instalar a coifa ela precisa estar:

Centralizada a um fogão ou cooktop.
Próxima a uma tomada.
Perto de uma saída de ar – se você optar pelo modo exaustor.

Saída de ar

Se você deseja instalar a sua coifa no modo exaustor, você precisa verificar se na sua casa ou apartamento possui uma saída de ar externa. Pois nesse modo, a coifa suga a fumaça e joga a fumaça para fora do ambiente, para isso você precisa de um duto de exaustão, que pode ter saída pelo teto ou parede:

Saída pelo teto

Saída pela parede

 

Neste caso, é importantíssimo saber se o teto ou parede suportam o peso do produto e contam com passagem para o tubo de exaustão.

Já se não houver saída externa, você pode instalar a coifa no modo depurador, que filtra a fumaça e devolve um ar limpo para o ambiente. Neste caso, você só vai precisa de uma tomada próxima.

Medidas

instalar-coifa-medidas

Para um bom funcionamento da coifa, é super importante obedecer as distâncias descritas no manual do seu produto. Por exemplo: a coifa deve ter uma distância de 65cm em relação ao fogão ou cooktop.

Ahhh, se o seu fogão ou cooktop tiver tampão de vidro, verifique direitinho a altura com ele aberto. As medidas podem variar de produto a produto.

Preparando o produto

Antes de instalar a coifa, você precisa tomar alguns cuidados com o produto:

 Remover temporariamente todos os filtros e peças que possam ser removidas, para facilitar a instalação.
 Desligar todos os aparelhos elétrico que estejam próximos ao local de instalação.
 Desligar o circuito elétrico (disjuntor) que alimenta a tomada da instalação.
 Retirar todo o filme plástico envolto no produto e chaminé.

Viu como é mais fácil do que você pensava? Agora você já sabe o que é importante para uma instalação perfeita e os cuidados que deve tomar. Mas lembre-se, você não precisa fazer isso sozinho! Por isso, solicite um técnico autorizado pela Consul para fazer a instalação da sua coifa!

Ainda não tem uma coifa? Confira os modelos de coifa disponíveis e escolha a ideal para a sua casa!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

Comentários