Imagem

Instalação de coifa: dicas e passo a passo

Comprou ou quer comprar uma coifa, mas acha que a instalação pode ser muito complicada? Não precisa se preocupar, sabendo tudo direitinho, fica muito fácil. Por isso, separamos algumas dicas para você preparar a sua cozinha para a instalação de coifa. Dá uma olhada:

Dicas de como instalar coifa

Antes de aprender a como instalar coifa de parede ou de ilha, há alguns cuidados e fatores que você deve levar em conta na hora de instalar a sua coifa, sendo eles:

1. Escolha o local ideal

Na hora instalar a coifa, é preciso que ela esteja:

  • Centralizada a um fogão ou cooktop.
  • Próxima a uma tomada.
  • Perto de uma saída de ar – se você optar pelo modo exaustor..

2. Verifique se há saída de ar

Se você deseja instalar a sua coifa no modo exaustor, você precisa verificar se na sua casa ou apartamento possui uma saída de ar externa. Pois nesse modo, a coifa suga a fumaça e joga a fumaça para fora do ambiente, para isso você precisa de um duto de exaustão, que pode ter saída pelo teto ou parede:

Saída pelo teto

Saída pela parede

 

Neste caso, é importantíssimo saber se o teto ou parede suportam o peso do produto e contam com passagem para o tubo de exaustão.

Já se não houver saída externa, você pode instalar a coifa no modo depurador, que filtra a fumaça e devolve um ar limpo para o ambiente. Neste caso, você só vai precisa de uma tomada próxima.

3. Fique atento nas medidas

instalar-coifa-medidas

Para um bom funcionamento da coifa, é super importante obedecer as distâncias descritas no manual do seu produto. Por exemplo: a coifa deve ter uma distância de 65cm em relação ao fogão ou cooktop.

Ahhh, se o seu fogão ou cooktop tiver tampão de vidro, verifique direitinho a altura com ele aberto. As medidas podem variar de produto a produto.

4. Certifique qual função deseja

Na coifa existem dois modos de funcionamento, o depurador e o exaustor, e é na hora da instalação que você escolhe qual desses dois é o melhor para sua casa. O modo exaustão é ideal para quem costuma cozinhar muito, pois o ar sugado vai todo para fora de casa, por isso, você iria precisar fazer algumas mudanças estruturais na sua casa para instalar um tubo de ar também.

Já o modo depurador é indicado para quem não cozinha tanto, esta função funciona como um filtro absorvendo o ar “sujo” da cozinha, filtrando-o e liberando-o de volta no ambiente, dessa forma, você não precisará passar pelo o famoso “quebra-quebra”.

Mas para saber mais sobre esse assunto, confira o nosso post em que explicamos detalhadamente sobre a coifa modo depurador e exaustor.

Cuidados na hora da instalação

Antes de instalar a coifa, você precisa tomar alguns cuidados com o produto:

  •  Remover temporariamente todos os filtros e peças que possam ser removidas, para facilitar a instalação.
  •  Desligar todos os aparelhos elétricos que estejam próximos ao local de instalação.
  •  Desligar o circuito elétrico (disjuntor) que alimenta a tomada da instalação.
  •  Retirar todo o filme plástico envolto no produto e chaminé.

Passo a passo de como instalar coifa de parede e de ilha

Levando em consideração todas as dicas e cuidados acima, chegou a hora de pôr a mão na massa. Apesar de existir dois modelos diferentes de coifa, a instalação é a mesma, o que difere é se você optar pelo modo depurador ou pelo exaustor. 

Se for o segundo, recomendamos que procure um serviço profissional, afinal para usar a coifa como exaustor é necessário a instalação do tubo de ar que pode precisar de alterações mais complexas na sua cozinha. Mas se você optou pelo modo depurador, poderá fazer sozinho, porém ficando de olho nos seguintes pontos:

  • a coifa de parede sempre deve ser instalada acima do fogão — deixe um espaço de, no mínimo, 65 centímetros;
  • são necessários 2 furos na parede para encaixar a coifa como um quadro;
  • verifique se existe tomada próxima na qual seja possível ligar a coifa.

Verificando os tópicos acima, já poderá seguir o passo a passo a seguir:

  1. Retire todas as peças que possam ser soltas da coifa. Utilize apenas a base para facilitar a instalação;
  2. remova todos os aparelhos elétricos da tomada e, se possível, desligue a chave de energia da cozinha;
  3. coloque presilhas de fixação da coifa na parede. Tenha certeza de que estão bem firmes;
  4. retire o filme plástico que envolve o produto;
  5. coloque a coifa com cuidado nas presilhas de fixação até ter certeza de que estão bem firmes;
  6. Limpe a coifa e ligue na tomada.


Viu como é mais fácil do que você pensava? Agora você já sabe o que é importante para uma instalação perfeita e os cuidados que deve tomar. Mas lembre-se, você não precisa fazer isso sozinho! Por isso, solicite um técnico autorizado pela Consul para fazer a instalação da sua coifa!

Pronto! Agora que você já sabe como instalar coifa de parede e de ilha, que tal aprender também sobre a limpeza da coifa?

 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!