Máquina de lavar vazando água: saiba como resolver

máquina de lavar vazando água

Um dos problemas mais chatos que podem acontecer em sua lavadora é quando a máquina de lavar está vazando água. Sabendo disso, criamos um guia para que você identifique os possíveis defeitos e os resolva aí em sua casa. Afinal, a máquina de lavar roupas é um eletrodoméstico essencial para os nossos dias e tudo que atrapalhe seu funcionamento correto não é bem-vindo.

Identifique de onde a água vem

O problema do vazamento nem sempre é visível. Tudo porque a água pode aparecer embaixo da máquina, dentro do tambor ou até mesmo nos dois lugares. Entretanto, esse vazamento pode acontecer apenas por um rompimento na mangueira ou mesmo a vedação incorreta diretamente no encaixe da mangueira na torneira.

Passo a passo de como descobrir o vazamento:

Para evitar que você fique perdido e não consiga identificar a origem do vazamento, é preciso:

máquina de lavar vazando água

  1. Desligar a máquina de lavar da tomada;
  2. Fechar a torneira que alimenta a máquina de água;
  3. Observar atentamente todas as mangueiras de conexão, em busca de ressecamentos, furos ou corrosão;
  4. Olhar as mangueiras de drenagem da água;
  5. Verificar se as braçadeiras que a prendem estão fixas;
  6. Verificar também o bujão de drenagem (que deve ser desconectado para verificação);
  7. Ver a bomba de água e observar se ela está encharcada por fora ou ainda com lacres quebrados;
  8. Olhar os lacres do bujão e da bomba;
  9. Em modelos em que a abertura é frontal, vale observar se há água ou gotejamento e umidade ao redor da porta;
  10. Veja também se a máquina de lavar não está colocada em desnível no chão. Lembre-se de que os pezinhos têm regulagem que permitem que o eletrodoméstico fique perfeitamente reto, com pequenos ajustes.

Como resolver o problema de vazamento da máquina?

Se após a verificação das peças, juntas e vedações você descobrir que as mangueiras estão corroídas, sob ação de ferrugem ou quebradas, basta substituí-las por novas , vedar bem com fita veda-rosca ao encaixar na torneira e tudo voltará ao normal. Aqui mesmo, no site da Consul, você encontra as peças de reposição. Basta acessar, digitar o código do produto no campo de busca e pronto!

Outro fator que pode ser verificado é o ralo de escoamento da água. Se ele estiver entupido é possível que o vazamento não seja de fato água vazando e sim a água voltando, por não conseguir escoar corretamente. Neste caso, limpar o ralo resolverá todos os seus problemas.

No entanto, é prudente ler o manual da máquina de lavar em busca de possíveis alternativas antes de comprar mangueiras ou até mesmo peças novas. Se, de alguma forma, você não conseguir identificar a fonte do problema, recorra à assistência técnica autorizada.

Outra causas que colaboram para a máquina vazar água

O simples fato de colocar roupas mal distribuídas em sua lavadora pode causar excesso de peso e fazer com que a água vaze. Isso acontece porque se as roupas mais pesadas estiverem somente de um lado, a probabilidade de a máquina balançar demais durante a centrifugação ou enxágue é grande.

Apenas esse balançar excessivo já é suficiente para fazer com que a água vaze. Outro fator que colabora para os vazamentos é o hábito que muitos adquirem de, durante a lavagem, aumentar o tempo de enxágue. Quando você submete a máquina a um novo comando, o anterior é interrompido e o ciclo daquela lavagem pode ser comprometido.

Excesso de sabão pode ser o vilão

máquina de lavar vazando água

O excesso de sabão pode ser outro indicativo de problemas iminentes. Procure sempre usar a quantidade indicada pelo fabricante no manual ou dispenser. Uma maneira de descobrir se você está usando sabão demais: coloque o ciclo de lavagem completo para rodar. Ao final, retire uma das peças de roupa de dentro e a coloque em uma bacia ou balde com água limpa.

Outro problema que pode ocorrer acontece no dispenser de sabão. Para verificar se há algum dano, veja se, durante a lavagem, o sabão é dispensado corretamente ou se fica acumulado dentro do recipiente. Para encontrar a peça original para substituição, basta acessar a área de Peças e Acessórios no site da Consul.

É importante escolher uma peça de roupa que possa ser torcida, pois é dessa forma que você descobrirá se há sabão nela ou não. Se houver sabão ao torcer, você já sabe: está usando sabão demais!

Acompanhe de perto um ciclo de lavagem inteiro

Outra maneira de descobrir e resolver o problema da máquina de lavar vazando água o quanto antes, é observar um ciclo curto de lavagem. Em modelos com a abertura frontal pode acontecer também de o vazamento ser ocasionado por algum cano entupido ou por encaixe incorreto da porta.

Lembre-se também de averiguar se as mangueiras que ficam embaixo da máquina não estão danificadas. A água pode estar vindo de lá. Durante o ciclo de lavagem é o momento ideal para finalmente descobrir qual a origem do vazamento.

No entanto, tome muito cuidado ao observar e não mexa em nenhuma peça durante o funcionamento da máquina de lavar.

Arruelas e parafusos desgastados ou frouxos

Além de conferir se todas as mangueiras não estão danificadas é importante avaliar o estado dos parafusos e arruelas. Tudo porque essas pecinhas pequenas podem ser o problema de sua máquina de lavar estar vazando água. O desgaste nessas peças é natural, por isso, elas precisam ser avaliadas de tempos em tempos.

Se o problema constatado for este, basta ir a uma assistência autorizada e comprar os parafusos e arruelas. Para substituí-los corretamente, a máquina de lavar deve estar desligada da tomada. Depois, basta abrir o painel traseiro, soltar os parafusos e trocá-los pelos novos. O mesmo deve ser feito com as arruelas.

Se o problema for na bomba, ela também pode ser substituída em casa. Para tanto, vá a uma assistência e busque pela peça correta. Leve em conta o modelo, capacidade e marca da máquina. Assim, os passos para trocá-la são:

  1. Abra o painel traseiro.
  2. Solte os parafusos que seguram o motor.
  3. Desplugue todas as mangueiras da bomba.
  4. Retire a antiga e encaixe a nova exatamente como estava a anterior.
  5. Conecte as mangueiras novamente, observando se todas estão vedadas de forma correta.

Se o problema do vazamento de água em sua máquina de lavar persistir após todas as tentativas, recorra à assistência técnica.

Agora que você aprendeu como descobrir e resolver alguns problemas que ocorrem com a máquina de lavar vazando, que tal aprender a desinfetar sua lavadora corretamente?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!