Postado 13 de agosto de 2025
Diz aí: você toparia cozinhar com ingredientes de uma região inteira que não é a sua? Foi esse o clima do décimo segundo episódio do MasterChef Brasil 12, que trouxe de volta a famosa Caixa Misteriosa – mas dessa vez com um toque especial.
Cada caixa escondia ingredientes típicos das cinco regiões do Brasil, com o desafio de preparar pratos inspirados no Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul. E se teve gente que viu isso como presente, outros se viram diante de grandes armadilhas — mas todos tiveram que lidar com um detalhe que igualou a disputa: trabalhar com a proteína mais consumida do país, o frango.
E para reforçar a importância de conhecer cada cantinho deste Brasil, tivemos a presença da jornalista Fernanda Gentil, que já rodou o país inteiro e veio compartilhar histórias e dicas para ajudar (ou atrapalhar!) as escolhas.
Já na prova de eliminação, o passaporte foi carimbado para a França. O chef Érick Jacquin trouxe um panelão de pot-au-feu, o cozido clássico francês, e pediu aos competidores que criassem receitas usando o prato como base. Nada de reprodução literal: era hora de mostrar técnica e criatividade na arte de reaproveitar.
O resultado? Dois pratos de dar água na boca que a Consul, como patrocinadora oficial do programa, não poderia jamais deixar de trazer para você em cada detalhe.
Tudo, claro, para você ficar por dentro das receitas que mais brilharam nesse episódio cheio de brasilidade!
Vamos lá?
O décimo segundo episódio foi daqueles que misturam desafio técnico com emoção. Primeiro, os participantes encararam a missão de representar sabores e ingredientes típicos das cinco regiões do Brasil — tudo isso com o frango como protagonista.
Depois, foi a vez de quem não garantiu vaga no mezanino ir à luta e mostrar jogo de cintura para transformar o tradicional pot-au-feu francês em pratos completamente novos e cheios de personalidade.
Duas ideias diferentes, mas que equilibram tradição, criatividade e muito sabor.
E que, agora, você também pode fazer em casa: afinal, a Consul tá sempre ali, por perto, separando o passo a passo completo de tudo que rola no maior talent show do país para você se inspirar e testar aí na sua cozinha.
Ingredientes:
300g de mandioca
100ml de tucupi
1 frango caipira inteiro
Manjericão
2 dentes de alho
Azeite
Jambu
½ cebola
50g de farinha d’água
100g de óleo
200ml de água
Modo de preparo Comece refogando asa, pescoço e pé do frango com cebola e alho até dourar bem. Cozinhe na panela de pressão com água por 30 minutos. Coe o caldo e leve à geladeira para separar a gordura.
Enquanto isso, no seu fogão ou cooktop Consul, cozinhe a mandioca na pressão com água e sal por 40 minutos. Faça um pesto no pilão com manjericão, alho, jambu e azeite, deixando infusionar por 15 minutos. Coe o azeite em pano fino.
Retire a gordura do caldo com uma colher, aqueça e tempere com tucupi e sal. Para o crocante, misture a farinha d’água com óleo e cozinhe em fogo médio até formar uma telha crocante; quebre em pedaços.
Na montagem: em um prato fundo, coloque pedaços de mandioca, despeje o caldo de frango, adicione frango desfiado, pingue o azeite infusionado e finalize com folhas de manjericão.
Ingredientes:
400g de carne de panela pronta (do dia anterior)
4 folhas de couve
400g de mandioquinha
1 cebola
1 cenoura (do caldo da panela do dia anterior)
500ml de caldo de carne
6 cogumelos paris
30g de manteiga
Modo de preparo
Retire o talo das folhas de couve, corte-as ao meio e branqueie por 10 segundos em água fervente, seguido de banho de gelo. Reserve. Leve o caldo de carne ao freezer por 30 minutos para a gordura solidificar e ser retirada com facilidade.
Refogue meia cebola, cogumelos fatiados e carne desfiada, depois reserve para esfriar.
Para a musseline: cozinhe a mandioquinha, bata no liquidificador sem água e volte à panela para apurar com manteiga e sal.
Para a cebola frita: corte em meia-lua, passe na farinha e frite até dourar.
Abra as folhas de couve, recheie com a mistura de carne e cogumelos, e enrole como charutos. Grelhe rapidamente dos dois lados.
Na montagem: faça uma cama de musseline, corte os charutos ao meio e disponha 3 metades por prato. Regue com o caldo quente ao redor, formando uma “ilha” de sabores.
O episódio 12 mostrou como a diversidade gastronômica brasileira pode se encontrar com a sofisticação francesa e render pratos memoráveis. Da rusticidade do tucupi e da farinha d’água à delicadeza da musseline e dos charutos de couve, os competidores provaram que saber harmonizar tradição e técnica é o caminho para conquistar o mezanino.
E se você também quer levar essa inspiração para casa, é só contar com os eletros da Consul. Aí, o que não vão faltar é inspiração e tecnologia para transformar sua cozinha em palco de criações incríveis.
Pronto para dar esse upgrade? Veja algumas opções para deixar sua cozinha com cara de MasterChef:
- Geladeira Frost Free Duplex Consul Inox 451 litros - CRM53FK
- Forno de Embutir Elétrico Consul 84 Litros Preto com Timer Autodesligamento e Grill - COB84BE
- Micro-ondas Consul de Embutir 32 Litros Preto com Design Moderno e Menu Fácil - CM146AE
Gostou das receitas? Então acompanhe o Blog Facilita da Consul e não perca os próximos episódios da temporada:
- Desafio monocromático: confira o cardápio do episódio 11
- Veja as receitas vencedoras do 10º episódio do MasterChef Brasil 12
- Confira o que rolou no episódio 9 do MasterChef 12
- Descubra aqui os pratos vencedores do 8º episódio do MasterChef Brasil
- Confira as receitas vencedoras do 7º episódio do MasterChef Brasil 12
- Conheça as receitas vencedoras do 6º episódio do MasterChef Brasil 12
- Desafio em equipe no MasterChef Brasil: veja as receitas do Episódio 5
Até o próximo prato!