Imagem

Modos de fixação do ar condicionado janela

Se você já comprou seu ar condicionado janela e está com dúvidas sobre o modo de fixação do aparelho na sua casa, a gente descomplicou para você e traz todos os passos para essa tarefa.

A gente já explicou também todo o processo de instalação.

Você pode instalar o seu ar-condicionado janela em uma parede, janela ou vitrô. Para cada local, você precisa seguir algumas regrinhas para seu aparelho funcionar da maneira ideal:

Na parede

Para instalar o seu aparelho na parede, você precisa escolher o modo de fixação entre: caixilho de madeira, caixa de concreto ou diretamente na parede. Para as três situações é necessário que a base de apoio do produto tenha 21cm de profundidade.

Caixilho de madeira

1º passo – escolha o local
Se você escolher esta opção, faça a abertura na parede em local livre de pilares, vigas, canalizações de água e eletrodutos com as seguintes medidas:

55 cm (Largura) x 39 cm (Altura)
ar-condicionado instalado
2º passo – prepare o nicho
Para parafusar o caixilho, deixe dois tacos de madeira para parafusar o caixilho.

3º passo – prepare o caixilho
Prepare o caixilho com as seguintes especificações:
Base: 21 cm
Altura: 33cm
Largura: 49 cm
Profundidade: 18cm
ar-condicionado em caixilho de madeira
Ah, a madeira para o caixilho deve ter 2,5cm de espessura.

Caixa de concreto

Se você optar pela caixa de concreto, o modelo de ar-condicionado escolhido
deve ser aquele que não obstrua as venezianas da capa externa, para permitir a circulação de ar. A caixa de concreto deve ter, preferencialmente, as mesmas
dimensões do caixilho para o encaixe perfeito.

Parede

Já se você optar por abertura diretamente na parede, evite irregularidades no acabamento para facilitar a instalação e evitar ruídos durante o funcionamento do produto essa abertura também deve ser do mesmo tamanho da feita para o caixilho.

Na janela

Para instalar o aparelho em uma janela, você deve apoiá-lo sobre o peitoral da mesma, sempre que possível utilizando suportes de fixação, e observando as mesmas instruções de instalação na parede, ou seja, com uma base de apoio de 21 cm de profundidade. Se possível, utilize calços de borracha como apoio entre a base inferior do produto e a base de apoio.

Ao instalar, vede muito bem o espaço existente o ar-condicionado e a janela, remontando o vidro, previamente recortado nas seguintes dimensões.

Base: 21 cm
Altura: 33cm
Largura: 49 cm
Profundidade: 18cm

No vitrô

1º passo – fixe o suporte

Fixe o suporte na parede nas dimensões do ar-condicionado no vitro. Para evitar ruídos e vibrações, evite a fixação na própria esquadria.
ar-condicionado em suporte de aço

ar-condicionado em suporte de aço

2º passo – apoie o aparelho
Apoie o produto sobre o suporte instalado.

3º passo – faça uma vedação
Para melhorar a vedação e acabamento, use arremates plásticos no vidro.

Finalizando a instalação

Alinhamento e inclinação

Após fixar o ar-condicionado na parede, janela ou vitrô, observe o alinhamento do painel frontal com a parede e verifique se a inclinação está adequada para que a água
condensada escorra pelo dreno. Ah, a inclinação deve ser de aproximadamente meia bolha de acordo com a régua de nível de 6 a 8mm.

Fácil? Agora que você já sabe quais os modelos de fixação do seu ar-condicionado janela, que tal aprender como fazer a limpeza do ar condicionado janela?

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre o funcionamento de um ar-condicionado, não deixe de conferir as ofertas de Ar Condicionado na Black Friday.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!