Imagem

O que você precisa saber sobre tubulação de ar condicionado

Ao comprar um ar-condicionado você leva em consideração o modelo, a potência, as funções e até o design, mas você já parou para pensar que existem outros fatores importantes que não enxergamos? Um deles é a tubulação do ar-condicionado necessária para a instalação dos modelos split. No mercado existem tubos de cobre e alumínio, cada um com suas características que a gente Facilita pra você, dá uma olhada.

Diferenças entre tubulações de ar-condicionado

Tubos de alumínio

Vantagens: o alumínio é um material de fácil acesso, consequentemente mais barato e mais utilizado pelo público em geral.

Desvantagens: o alumínio é um material frágil e sofre grande deterioração com o tempo, sofrendo amassados e dobras. Por isso, as chances de você precisar trocar os tubos é alta.

O tubo de alumínio também pode sofrer com a ação do ar em seu interior, ficando poroso e resultando em vazamentos.

Tubos de cobre

Vantagens: sua principal vantagem a capacidade de condução elétrica tornando-o mais eficiente que o de alumínio. Desta forma, ele acaba esquentando e esfriando a tubulação de ar-condicionado com mais agilidade.

Outra vantagem é a sua resistência, por ser mais rígido eles não oxidam com facilidade. Além disso, podem ser reparado, caso aconteça alguma deterioração.

Desvantagens: o alto valor do material é uma desvantagem dos tubos de cobre, mas como são bem mais resistentes que o de alumínio, o investimento pode valer a pena. Além disso, são mais difíceis de serem encontrados no mercado.

Não confunda tubulação com condensadores

Os condensadores do ar-condicionado são os responsáveis pelas trocas de calor e promovem a refrigeração do ar para a unidade interna.

Entre os tipos mais comuns, temos os microcanais e os tubos aleta de cobre, por isso a confusão de algumas pessoas quando se fala de tubulação. Os microcanais tem alta eficiência nas trocas de calor e são mais leves e compactos que os tubo aletas de cobre.

Os modelos convencionais de ciclo frio da Consul contam com microcanais com a tecnologia ZMaxi, que é uma liga metálica com revestimento em zinco anticorrosão, aumentando a durabilidade do trocador de calor, além de três anos de garantia para você não se preocupar!

Agora que você já conhece as vantagens de cada tipo de tubulação de ar-condicionado, dá uma olhada como preparar a sua casa para instalação do ar-condicionado split.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!