Imagem

Ar-condicionado portátil ou de parede: qual o melhor?

Existem muitos tipos e modelos de ar-condicionado disponíveis no mercado, mas você já sabe qual é o melhor para sua casa? Uma das dúvidas que surgem na hora de optar por um modelo é entre ar-condicionado de parede ou portátil. Para facilitar a sua escolha, fizemos uma lista com as vantagens e desvantagens dos dois tipos que vai te ajudar a tomar uma decisão.

Ar-condicionado de parede

Os modelos de parede são mais tradicionais e se dividem entre o tipo janela, composto por uma unidade só, e o tipo Split, que se divide em duas partes. Para entender melhor a diferença, leia o nosso post sobre tipos de ar-condicionado.

Vantagens

Aparelhos de ar-condicionado de parede têm alta potência e maior capacidade de refrigeração do que os portáteis. São mais eficientes em cômodos maiores, como salas com múltiplos ambientes ou grandes escritórios e salas comerciais.

Comparação entre ar-condicionado portátil e de parede com destaque para o quesito potência

A praticidade também é maior; além de ter mais funções e temperaturas, os aparelhos de parede, principalmente os do tipo Split, costumam ter controle remoto. Ah, e eles eliminam a água utilizada no processo de refrigeração do ar, ou seja, você não precisa esvaziar o reservatório.

O ar-condicionado de parede não ocupa espaço na sua casa, ao contrário do portátil, que fica no chão.
Falando em espaço, esteticamente, o ar-condicionado de parede harmoniza melhor com a decoração dos ambientes.

Para completar, os modelos do tipo Split também são mais silenciosos que os portáteis – e que os do tipo janela também.

E, caso você opte por um ar-condicionado Split Inverter, pode obter uma economia de energia bastante considerável em relação aos demais aparelhos.

Desvantagens

Fica restrito a um cômodo e, se você quiser ter a possibilidade de resfriar a casa toda, precisa instalar vários aparelhos, o que pode aumentar bastante a sua conta de luz.

A instalação do ar-condicionado de parede é bem mais complicada do que a de um portátil. Se você não tiver condições de quebrar as paredes e bancar uma pequena reforma, os modelos Split e de janela não são os mais indicados.

Ar-condicionado portátil

Neste caso, o ar-condicionado pode ser instalado por você mesmo em qualquer parte da casa ou escritório: basta conectar o tubo do aparelho à janela de acordo com as instruções do fabricante e pronto.

Vantagens

A principal vantagem deste tipo de ar-condicionado é a mobilidade. Você pode levar o aparelho de um lado para outro sem dificuldade – os modelos disponíveis no mercado têm até rodinhas para facilitar o transporte.
O ar-condicionado portátil também é perfeito para ambientes menores. Sua capacidade é ideal para cômodos e espaços pequenos.

Comparação entre ar-condicionado portátil e de parede com destaque para o quesito mobilidade

Outra questão importante é relacionada à estrutura da sua casa ou escritório. Muitas vezes casas e prédios mais antigos não comportam a instalação de um ar-condicionado de parede, ou, no caso de morar num imóvel alugado, você não possa fazer esse tipo de modificação. Nesses casos, você pode contar com o ar-condicionado portátil, que não tem que furar a parede.

Por fim, o preço: os aparelhos de ar-condicionado portáteis não são necessariamente mais baratos, mas não têm custos extras para instalação e sua manutenção costuma ser mais simples do que nos modelos de janela.

Desvantagens

O maior contra de ter um ar-condicionado portátil é a capacidade de refrigeração. Ao contrário de outros aparelhos, este tipo tem, no máximo, 14 mil BTUs, enquanto um ar-condicionado de parede pode chegar a 80 mil. Com essa capacidade, o modelo portátil não consegue o mesmo efeito, principalmente em ambientes maiores.

Para saber mais sobre a capacidade de refrigeração do ar-condicionado, leia nosso conteúdo completo explicando o que é BTU.

Outro ponto importante a considerar na hora da escolha é que o ar-condicionado portátil faz mais barulho do que os modelos de parede. Se seu sono é leve, considere investir em um aparelho tipo Split, que é mais silencioso.
Além disso, alguns modelos não têm escape para água como os modelos de parede. Com isso, você vai precisar esvaziar o reservatório periodicamente.

São muitas características importantes que você precisa levar em consideração na hora de tomar sua decisão de compra. Veja o nosso comparativo entre ar-condicionado de parede e portátil na tabela abaixo, que resume as diferenças entre os dois tipos de aparelho:

Tabela que compara as características do ar-condicionado portátil e do de parede

Agora que você já sabe as principais diferenças, prós e contras de ter um ar-condicionado portátil ou de parede, está preparado para escolher o que for melhor para sua casa. Aproveite e confira as nossas dicas para comprar ar-condicionado na Black Friday que está chegando!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!