Aprenda como tirar mancha de sangue de diferentes tecidos

Acidentes domésticos, pequenos machucados, menstruação e até sangramento nasal: situações comuns a qualquer pessoa, mas que podem pegar de surpresa quando o sangue atinge suas roupas e tecidos. Nossa primeira preocupação é cuidar dos ferimentos e estancar o sangue, porém logo depois vem a questão: como tirar mancha de sangue da roupa antes que seque? E o que fazer para tirar a mancha de sangue seca?

Temos algumas dicas que irão simplificar o momento de limpeza em diferentes tecidos. Confira:

Aja rápido em caso de manchas de sangue

A dica primordial é agir rápido: tão logo você notar a mancha de sangue, é necessário agir em seguida para uma limpeza mais eficaz. Quanto mais tempo você esperar, mais o sangue vai se impregnar no seu tecido.

Para começar, a indicação é usar água fria para colocar a sua peça de roupa de molho! Não use água quente, pois o sangue é um líquido que, sob aquecimento, adere mais às fibras do tecido.

Como tirar manchas de sangue de roupa de algodão e jeans

Para caso de manchas de sangue ainda úmidas em camisetas ou vestidos de algodão, lençóis e calças jeans, a nossa sugestão é seguir o passo a passo abaixo:

1. Coloque a peça de molho em água fria por, no mínimo, 15 minutos. Se for um dia quente, você pode até colocar algumas pedrinhas de gelo. A água gelada aumenta as chances da mancha sair com mais facilidade.

2. Em uma superfície plana, estenda a peça ainda úmida e polvilhe uma boa porção de sal sobre a mancha de sangue.

3. Deixe o sal agir por cerca de meia hora.

4. Depois desse tempo, enxague a peça e retire todo o sal. Lave a peça na máquina de lavar e utilize o ciclo normal de lavagem, usando sabão neutro ou de coco.

Esse passo a passo é ótimo para tirar manchas de sangue de roupas brancas ou coloridas, pois o sal não prejudica o pigmento das peças e até auxilia na manutenção da cor de seus tecidos.

Como tirar manchas secas de sangue das roupas

O processo de como tirar mancha de sangue seco precisa de um passo a mais para amolecer a mancha e facilitar a remoção. Veja como fazer:

1.Misture uma colher de chá de sal com um copo d’água, cerca de 200ml.

2. Borrife a mistura sobre a área manchada. Deixe-a úmida e esfregue levemente.

3. Deixe essa solução agir por cerca de 10 minutos. Depois disso, enxague com água fria e aí partimos para o processo de retirada com o sal.

4. Estenda a peça ainda úmida e polvilhe uma boa porção de sal sobre a mancha de sangue. Deixe agir por meia hora.

5. Enxague a peça e retire todo o sal. Leve para a máquina de lavar e utilize o ciclo normal de lavagem, usando sabão neutro ou de coco.

O sabão de coco é um bom auxiliar na remoção de manchas de sangue: antes de lavar na máquina, você pode esfregar a mancha com um pouco de sabão de coco. De origem natural, esse é um item coringa para a sua lavanderia, pois sempre auxilia na retirada de manchas sem causar danos às suas roupas.

Por último, mas não menos importante, confira a etiqueta da sua roupa para saber se há alguma contraindicação no uso dos itens citados acima, bem como para saber a forma de lavagem indicada para cada tipo de tecido. Assim, você garante a remoção das manchas sem danificar ou manchar ainda mais as suas roupas.

Veja também: Como lavar jalecos e roupas usadas no ambiente hospitalar

Como tirar manchas de sangue de colchão ou sofá

Manchas de sangue no colchão, no sofá ou em poltronas causam aquele frio na barriga de que não sairá mais. Mas fique tranquilo, pois não será necessário trocar a mobília da casa. Aqui temos o passo a passo ideal para esse caso, confira:

1.Misture água gelada com uma boa porção de sal refinado. A proporção é de bastante sal para pouca água, por isso vale entender o tamanho de sua mancha na hora de fazer as medidas.

2. Aplique essa mistura sobre a mancha e deixe agir por cerca de uma hora. Esse tempo é importante para que a solução aja sobre a mancha de forma profunda.

3. Depois disso, passe um pano molhado sobre a mancha. Se sentir necessidade, você pode utilizar detergente neutro junto ao pano para uma limpeza mais completa.

4. Para finalizar, passe um pano levemente umedecido apenas para retirar o excesso de sal ou detergente de seu colchão ou sofá.

5. Depois disso, é só esperar a superfície secar e está pronto. Lembre-se: nada de secar ao sol! O calor não é o melhor amigo das manchas de sangue, por isso é mais seguro deixar a superfície secar à sombra, pois ainda ficar vestígios de sangue no tecido e o calor apenas dificultaria ainda mais uma posterior retirada.

Dicas extra para retirar manchas de sangue dos tecidos

Além das soluções apresentadas acima, há outros itens que podem ser bons para a sua limpeza de mancha de sangue sobre tecido. Veja abaixo:

1. Vinagre branco: aplique sobre a mancha por 10 minutos, esfregue e enxágue.

2. Água + amido de milho: faça uma espécie de pasta com essa mistura e aplique sobre a mancha. Depois esfregue, retire os resíduos e lave normalmente.

3. Água + talco: faça uma espécie de pasta com essa mistura e aplique sobre a mancha. Depois esfregue, retire os resíduos e lave normalmente.

Após a aplicação de qualquer uma dessas soluções acima, leve a sua peça para a máquina de lavar e lave no ciclo completo, com sabão neutro ou de coco.

Para outros tipos de manchas, leia o nosso guia definitivo de como tirar manchas de roupas!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!