Cozinha planejada: vantagens e como ter a sua

Ter uma cozinha planejada nem sempre requer uma reforma no ambiente. Algumas mudanças como eletrodomésticos embutidos, móveis modulares e um melhor aproveitamento das paredes já podem deixar sua cozinha com cara de planejada. Se você deseja mudar a cara desse cômodo na sua casa, veja o guia que preparamos para você.

Cozinha planejada: vantagens

Economia financeira

Quando o fogão é instalado próximo à geladeira há um consumo maior de energia para que o refrigerador mantenha a temperatura adequada. O que causa um gasto maior na conta de luz.

Em uma cozinha planejada é possível posicionar os eletrodomésticos para que o funcionamento de um não interfira na função do outro, resultando em uma economia de energia.

Facilidade na organização

Uma cozinha planejada possibilita que a circulação no ambiente e os utensílios estejam melhor posicionados.

Aproveitamento do espaço da cozinha

A cozinha planejada possibilita repensar o espaço como um todo, possibilitando que ele seja mais prático, funcional, moderno e aconchegante.

 

Beleza da cozinha

A cozinha planejada possibilita deixar a decoração do ambiente mais harmônica e organizada.

Cozinha planejada: por onde começar

Antes de pensar em fazer mudanças na cozinha é importante saber o que você gostaria de mudar. Para isso, vale responder algumas perguntas.

  • Você gosta da cozinha da sua casa?
  • Como você e sua família utilizam a cozinha?
  • Os utensílios são facilmente encontrados na sua cozinha?
  • O espaço da sua cozinha é muito apertado?
  • Você gostaria de ter mais espaço na sua cozinha?
  • Sua cozinha fica com cheiro de gordura constantemente?
  • É comum pratos, copos e tigelas quebrarem?
  • Os alimentos estragam com frequência na sua despensa e geladeira?
  • Como você gostaria que fosse sua cozinha?

Tendo conhecimento dos aspectos que você deseja mudar e dos seus gostos pode ser mais para você transformar sua cozinha em uma cozinha planejada.

Conheça os espaços da sua cozinha

Para fazer as mudanças que você gostaria é importante saber o que é possível fazer no espaço que você tem. Portanto, tenha sempre com você as medidas da sua cozinha e dos móveis.

Pesquise possíveis soluções para a sua cozinha

Mudar a disposição dos móveis pode ser uma forma de resolver alguns dos problemas na sua cozinha. Um caminho é substituir uma mesa comum por uma dobrável. Ou então um modelo que aumente de tamanho conforme necessário.

A adequação dos espaços pode ser solucionada com eletrodomésticos de embutir, como um cooktop e forno, ao invés de um fogão convencional. Esse tipo de mudança é uma forma de ganhar mais espaço na cozinha, uma vez que os eletrodomésticos de embutir ficam acoplados junto aos móveis.

Usar as paredes e pendurar xícaras e utensílios que utiliza mais também é uma forma de melhorar o uso do espaço.

Cozinha planejada pequena é possível?

Um aspecto interessante da cozinha planejada é que ela pode ser incorporada em ambientes de diversos tamanhos. Independentemente de a área da sua cozinha ser ampla ou não, fazendo alguns ajustes, você pode deixar sua cozinha com cara de cozinha planejada, mesmo que o espaço da sua cozinha seja mais compacto.

Cozinha planejada: eletrodomésticos de embutir

Cooktop

Se você pensa que o cooktop é recomendado apenas para quem não tem o hábito de cozinhar todos os dias, não se preocupe. Atualmente existem diversos modelos diferentes de cooktops, que funcionam para qualquer tamanho de cozinha sem preocupação, com 2, 4 ou 5 bocas. Se você quer saber mais sobre o cooktop veja os conteúdos que preparamos para você.

Forno de embutir

O forno também é um eletrodoméstico que costuma fazer parte das cozinhas de embutir (built in). E pode ser colocado tanto embaixo do cooktop, ou em outro local da cozinha. De acordo com o manual de instruções da Consul, o ideal é que o móvel em que o forno de embutir será instalado tenha as seguintes medidas internas:

  • Largura: 610 mm, sendo 570 mm a largura do Forno + 40 mm, para que as laterais do produto fiquem distantes 20 mm de cada lado do móvel
  • Altura: 620 mm, sendo 610 mm a altura do Forno + 10 mm, para que o topo do produto fique distante 10 mm do móvel superior.
  • Profundidade: 580 mm, sendo 560 mm a profundidade do Forno + 20 mm, para que a parte traseira do Forno fique distante 20 mm do móvel do nicho.

Se você se interessou pela ideia de ter um forno de embutir, veja mais informações.

Cozinha planejada: aproveitamento dos espaços

Uma característica da cozinha planejada é que ela transmite a ideia de que tudo que tem lá foi milimetricamente pensado. Veja a seguir como incorporar essa ideia na sua cozinha planejada.

Trilhos para panelas

Sabemos que as panelas são objetos que ocupam muito volume nos armários da nossa cozinha, caso queira usar esse espaço para armazenar outras coisas, você pode usar os trilhos fixados no teto para organizar as suas panelas maiores.

Além de trazer um toque de modernidade para a sua cozinha, colocar prateleiras sobre a pia pode te ajudar a organizar com mais praticidade os seus utensílios e também deixar alguns temperos e alimentos, como grãos, cereais, e petiscos sempre à mão.

Agora que você já sabe como ter uma cozinha planejada, que tal ver como manter a cozinha organizada?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!