Imagem

O que comprar para morar sozinho: lista de eletrodomésticos

Quem vai sair da casa dos pais tem pela frente uma tarefa prazerosa e complicada: saber o que comprar para morar sozinho. Isso inclui escolher móveis, eletrodomésticos e utensílios de cozinha para a moradia nova. Como são muitas coisas, é normal ficar perdido na lista do que comprar, sem saber por onde começar ou o que escolher. Pensando nisso, fizemos um guia com dicas preciosas para você montar a lista de eletrodomésticos para sua casa nova que você precisa comprar.

O que preciso comprar para morar sozinho?

Existem alguns itens que são essenciais para a sua sobrevivência na casa nova. Além de uma cama – ou pelo menos um colchão –, você vai precisar dos eletrodomésticos abaixo, nesta ordem de prioridade:

1. Geladeira

É possível viver sem qualquer coisa numa cozinha, menos sem uma geladeira. Com ela você pode armazenar comida e viver até mesmo sem fogão e micro-ondas por um tempo.

2. Máquina de lavar

Acredite: você não quer morar numa casa que não tem máquina de lavar. Lavar à mão dá muito trabalho, lavanderia custa caro e levar a roupa suja para a casa da mãe demanda tempo e disponibilidade.

3. Fogão/cooktop e forno

Se você está montando uma casa, precisa comprar muita coisa, certo? Neste caso, vai ter de cortar alguns gastos supérfluos, como pedir comida por delivery, por exemplo. Ter um fogão ou cooktop em casa é ótimo para isso – e é um incentivo para aprender a cozinhar.

Se você optou por ter um cooktop em vez de um fogão, o próximo passo é o forno, que é um baita aliado para quem quer cozinhar no dia a dia com mais praticidade. Quer saber como? Veja nossas dicas para cozinhar usando o forno.

4. Micro-ondas

Além de praticidade para aquecer refeições, o micro-ondas pode te ajudar, e muito, na hora de cozinhar. Existem diversas receitas fáceis que podem ser preparadas no aparelho, economizando gás e tempo – e, ainda, sujando menos louça.

Dê uma olhada no nosso guia completo de receitas de micro-ondas.

Com esses itens, sua cozinha está pronta para ser usada. Depois deles, você pode investir em outros aparelhos que vão facilitar o seu dia a dia, como:

Coifa

Vai ajudar – e muito – a manter sua cozinha limpa e sem aquele cheiro de comida impregnado nas coisas.

Purificador de água

Ter um purificador em casa é garantia de água limpa e fresca. Pense também no tanto que você vai economizar em água mineral.

Aspirador de pó

Fazer faxina não é uma tarefa exatamente fácil, mas pode ficar menos difícil com a ajuda de um bom aspirador, principalmente se você tiver animais de estimação.

Lava-louças

Mais um aparelho que pode te ajudar a economizar tempo e ainda te livrar de uma tarefa chata, mas fundamental para manter a casa organizada.

7 dicas para escolher eletrodomésticos

Seguindo as sugestões abaixo, você estará pronto para escolher os melhores itens para sua casa nova, sem erros e complicações. Assim, você estará pronto para adquirir com maior segurança todos os itens da sua lista de eletrodomésticos.

1. Não deixe o barato sair caro

Economizar não significa investir em eletrodomésticos de procedência duvidosa. Pesquise, busque referências sobre as marcas e os modelos disponíveis que cabem dentro do seu orçamento e opte sempre por produtos de confiança, com garantia e ampla rede de assistências técnicas que não vão te deixar na mão em emergências.

2. Tire as medidas

Nunca compre um eletrodoméstico sem saber se ele cabe no espaço destinado a ele na sua casa. Meça o lugar onde vai ficar a geladeira, o fogão e a máquina de lavar e compare as medidas com os aparelhos que você escolher, sempre deixando uma folga de aproximadamente 5 centímetros nas laterais. Assim, você evita surpresas desagradáveis na hora da instalação.

3. Cuidado com a instalação

Antes de comprar um fogão, por exemplo, verifique se ele é compatível com a saída de gás da sua casa – e se a fabricante faz a conversão, caso seja necessário. Outro detalhe importante nesse caso é se o fogão é de piso ou de embutir. Saída de água para máquina de lavar, voltagem das tomadas onde os aparelhos serão ligados, todos esses detalhes devem ser observados antes da compra.

Geladeira com destaque para a voltagem do produto

4. Estabeleça prioridades

Você não precisa – e provavelmente nem pode – sair comprando tudo de uma só vez. Priorize os itens básicos e vá adquirindo as outras coisas aos poucos para não comprometer demais o seu orçamento. Tenha em mente que, morando sozinho, você é o responsável pela casa e pelo pagamento de todas as contas.

5. Foco no orçamento

Não gaste mais do que você pode. Se o dinheiro que você juntou ou o seu limite de cartão de crédito não comportam uma geladeira duplex, compre um modelo menor e mais simples.

6. Pense na decoração

Você não precisa gastar uma fortuna com arquitetos para ter uma casa bem decorada. Leve o seu gosto pessoal em consideração e pense na harmonização dos itens escolhidos com os móveis e objetos de decoração antes de fechar a compra. Afinal, a sua casa precisa ser um lugar com a sua cara.

7. Olho na economia

Outro aspecto fundamental a levar em conta na hora de escolher eletrodomésticos é o consumo de energia. Dê preferência aos aparelhos que se encaixam na categoria A do Inmetro, ou seja, que têm alta eficiência energética comprovada.

Máquina de lavar com destaque para etiqueta do Inmetro

Com essas dicas, você está pronto para fazer a sua lista de eletrodomésticos, pesquisar e comprar as melhores opções para a sua casa nova.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!