Imagem

Vai reformar a cozinha? Fique atento a essas dicas

Na cozinha, organização e funcionalidade são essenciais. Os armários precisam ter espaço para armazenar todos os nossos utensílios e cada eletrodoméstico deve ser instalado no lugar certo para aproveitar toda a sua eficiência.

Além disso, é importante que, esteticamente, a cozinha seja atrativa. Quanto mais bonita e moderna, mais agradável é estar nela. Por isso, a cozinha costuma ter prioridade na hora de reformar a casa.

Antes de começar, é essencial escolher os eletrodomésticos que vão atender às suas necessidades. Siga nossas dicas para planejar a reforma e evite dores de cabeça!

Defina seu orçamento

Os eletrodomésticos vão entrar na cozinha só no último momento, mas é essencial saber, desde o início, quais modelos você vai escolher. Isso porque é necessário saber as medidas dos eletros para projetar os armários.

Você também precisa saber se vai ter que adequar os pontos de água para a instalação de um purificador de água ou se vai precisar fazer alguma modificação estrutural para instalar uma coifa.

E para escolher os produtos que vão compor sua nova cozinha, é necessário definir um orçamento. Planeje seus gastos para sempre ter uma reserva. Toda reforma tem gastos imprevistos, por isso a importância de um bom planejamento financeiro.

Escolha os eletrodomésticos ideais

Com o orçamento em mãos, você precisa considerar alguns itens para escolher os eletrodomésticos ideais para a sua nova cozinha:

Quanto maior for sua família, mais capacidade a geladeira precisa ter, mas se vocês costumam comer fora, talvez ela não precise ser tão grande. Siga nossas dicas para escolher a geladeira ideal para você.

Você também precisa escolher entre um fogão ou um cooktop, além de definir seu tamanho. A escolha entre um deles vai depender da sua preferência estética e de qual vai se encaixar melhor na sua cozinha depois da reforma. Está na dúvida? Veja nosso comparativo entre fogão e cooktop.

Depois de escolher o fogão ou cooktop, escolha a coifa ideal para sua cozinha. Existem modelos de ilha e parede, tamanhos para diferentes tamanhos de fogão e cooktop e ainda os modelos de exaustão e/ou depuração.

Faça um projeto com um profissional

O processo de escolha dos eletrodomésticos deve ocorrer em paralelo com o projeto da cozinha. Escolha um profissional de sua confiança para criar um projeto que atenda às suas necessidades e execute tudo com todos os cuidados necessários.

O arquiteto, juntamente com o engenheiro e, às vezes, um designer de interiores, vai definir a melhor distribuição dos eletrodomésticos, bancadas e armários, bem como cuidar dos pontos de água, tomadas, interruptores, preparação para receber a coifa, etc.

Quando você tiver os eletrodomésticos escolhidos, passe todas as dimensões para ele. Assim, o projeto dos armários vai ser feito de maneira a adequar todos eles, para que não falte ou sobre espaço, especialmente para o caso de você decidir usar eletros embutidos nos armários.

Cuidados na hora de comprar os eletrodomésticos

Na hora da compra, quando sua cozinha já estiver quase pronta para receber os eletrodomésticos novos, é importante ter alguns cuidados:

Lembre-se de que eles precisam passar pelas portas até chegarem na sua cozinha, além de caberem no elevador ou escada. Caso os elevadores e escadas não tenham capacidade, pode ser necessário fazer um içamento.

Agora que você já sabe tudo para começar a reformar a sua cozinha, sabia as diferenças entre inox e evox para escolher a geladeira nova!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!