Tipos de fogão: quais são?

tipos de fogão

Parte fundamental de uma cozinha, o fogão talvez seja um dos eletrodomésticos mais necessários e utilizados. Para quem mora sozinho ou para uma grande família, o produto ainda pode ser responsável por compor a decoração do ambiente. Entretanto, na hora de comprar um modelo, é preciso levar em consideração quais os tipos de fogão, além de entender qual dos modelos irá suprir suas necessidades.

Como escolher seu fogão?

Para facilitar sua escolha, fizemos um pequeno guia de itens a ser considerados na hora de comprar o modelo ideal de fogão. Como a aquisição de qualquer eletrodoméstico para o seu lar, é preciso, por exemplo, saber se o tamanho se encaixa no espaço destinado.

tipos de fogão

Imagine comprar um fogão de seis bocas em um ambiente que somente um de quatro bocas serviria? Além disso, a escolha envolve o tamanho, número de bocas, funcionalidades do forno, entre outros fatores. Confira!

Tipos de fogão

Fogão de piso

fogão de piso

O fogão de piso é um dos mais comuns em lares brasileiros. Com alimentação a gás de rua, gás de botijão ou à eletricidade, o modelo pode ser encontrado com duas, quatro, cinco ou seis bocas. O forno é parte do fogão, separado por uma porta.

Fogão de embutir

Se você pretende planejar os móveis de sua cozinha, o fogão de embutir pode ser o mais indicado. Tudo porque, o modelo de fogão precisa ser acoplado a um móvel. Além disso, o fogão de embutir geralmente oferece os mesmos recursos do fogão de piso, mas sem os pezinhos.

Fogão elétrico

Uma das principais vantagens do fogão elétrico diante dos outros tipos de fogão é esquentar a comida mais rapidamente. Geralmente, os modelos disponíveis no mercado, não contam com forno – sendo este instalado à parte. A cozinha, nesse caso, também deve ser planejada, uma vez que terá de ter o espaço correto para a instalação do forno.

Fogão de mesa

Esse modelo de fogão é um pouco mais simples do que um cooktop, mas também não conta com forno. O modelo geralmente é instalado sobre a bancada da pia e serve muito bem para famílias pequenas, uma vez que costuma ter no máximo 4 bocas. Além disso, a praticidade do modelo também permite que você o leve para viagens ou pequenos eventos, por ser leve e de fácil instalação.

Cooktop de indução

O cooktop por indução é um dos mais seguros do mercado, por diminuir o risco de queimaduras, uma vez que só funciona quando a panela – de fundo magnético, está em contato com sua chapa. Com tecnologia avançada, os modelos são um pouco mais caros que os fogões tradicionais e podem ser encontrados com 2, 4 ou 6 bocas.

Cooktop a gás

fogão cooktop

Esses modelos de cooktop são mais baratos e fáceis de instalar. Basta ter um balcão e a possibilidade de ligar o gás (seja de rua ou do botijão). Com acendimento automático, é necessário também que haja uma tomada – como em todos os modelos que contam com acendimento automático, inclusive.

Cooktop elétrico

O cooktop elétrico funciona a partir de uma resistência que esquenta sua chapa, conforme acionada. Também pode ser instalado em uma bancada e não conta com forno.

Fogão industrial

Se você tem um negócio culinário, uma casa de campo para os familiares ou ainda um restaurante, o fogão industrial é o mais indicado. Além de ocupar mais espaço do que os modelos acima, o fogão industrial conta com maior capacidade para cozinhar grandes porções. O modelo também não conta com forno, geralmente.

Fogão à lenha

Para uma cozinha em modelo mais rústico e ainda com bastante espaço, o fogão à lenha tem que estar em grandes ambientes e com boa circulação de ar. Afinal, não dá para acendê-lo dentro de um apartamento, por exemplo, uma vez que a lenha, ao queimar, produz muita fumaça. É o modelo ideal para quem tem grandes áreas próximas à churrasqueira no quintal.

2, 4, 5 ou 6 bocas?

Com tantas possibilidades, como você já percebeu, os fogões contam com tamanhos e opções diferentes de alimentação e funcionalidades. Entretanto, como saber como escolher seu fogão pelo número de bocas? Veja algumas dicas sobre cada modelo:

Fogão de 2 bocas

Pequeno e ideal para quem mora sozinho ou cozinha muito pouco, o fogão de duas bocas geralmente é mais comum nos modelos de cooktops.

Fogão de 4 bocas

fogão 4 bocas

Para uma residência em que moram até quatro pessoas ou ainda que possui pouco espaço na cozinha, o fogão de 4 bocas pode ser o mais indicado. Além do custo-benefício (mais barato em comparação ao de 2, 5 ou 6 bocas), são diversas opções de modelos que podem ser de embutir, de piso ou de mesa.

Fogão de 5 bocas

Esse modelo é um dos menos utilizados nos lares brasileiros. No entanto, o fogão de 5 bocas geralmente conta com uma boca central maior que as outras, o que torna-se ideal para quem cozinha por longos períodos ou conta com mais pessoas em casa.

Fogão de 6 bocas

fogão 6 bocas

O segundo modelo mais usado pelos brasileiros, o fogão de 6 bocas é fundamental para quem tem família grande ou passa muito tempo cozinhando. A facilidade de poder fazer vários pratos ao mesmo tempo é uma de suas principais vantagens e por isso atende tão bem a quem tem bastante gente em casa. No entanto, o aparelho é maior do que os tradicionais de 4 bocas e precisa estar bem posicionado, seja de piso ou de embutir.

Agora que você já sabe quais são os tipos de fogão, que tal entender como escolher entre os modelos de fogão inox ou branco?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!