Imagem

Climatizador ou ar-condicionado: saiba tudo sobre eles

O verão está chegando com suas altas temperaturas e você já deve estar pensando em como garantir o conforto e o sono tranquilo nas noites mais quentes do ano. Para te ajudar nessa missão, fizemos um guia com tudo que você precisa saber sobre ar-condicionado e climatizador de ar antes de decidir qual deles é melhor para sua casa.

Diferença entre ar-condicionado e climatizador

O ar-condicionado é um sistema de refrigeração potente, capaz de reduzir as temperaturas internas em cômodos hermeticamente fechados. Já o climatizador não refrigera; ele apenas refresca e umidifica o ambiente, mas pode ser utilizado com a janela aberta.

Hoje em dia existem modelos de ar-condicionado portáteis, que podem ser levados para qualquer lugar, assim como os climatizadores – mas grande parte dos aparelhos precisa ser instalado em um local fixo. Uma diferença importante entre eles é o gasto de eletricidade: o climatizador pode consumir até 60% menos energia elétrica que o ar-condicionado.

Falando em energia, aproveite antes de seguir em frente e dê uma olhada nas nossas dicas de como economizar com seu ar-condicionado.

Tudo sobre ar-condicionado

Como funciona?

O primeiro passo para entender tudo sobre ar-condicionado é saber como ele funciona. Esse sistema de refrigeração se parece com o de uma geladeira. Ele absorve o calor externo do ambiente, “transforma” em ar frio e, com isso, regula a temperatura do ambiente de acordo com o que você deseja. Essa ação acontece por meio da ação de uma substância química gasosa que é transformada em líquido e esfria o ar. Normalmente, os gases utilizados para isso, que abastecem os aparelhos de ar-condicionado, são o R-22 ou o R-410a.

Tipos e modelos

Existem vários tipos de ar-condicionado no mercado, mas os principais são: o Split, o de janela e o portátil. Destes três, os modelos do tipo Split podem contar com a função Inverter, que é um tanto diferente dos aparelhos convencionais.

– Split

Este é o modelo mais tradicional, que é dividido em duas unidades – uma interna, que capta o ar quente e outra externa, que condensa o ar frio. O compressor do ar-condicionado Split convencional roda de maneira intermitente e para quando atinge a temperatura programada. Com isso, a temperatura oscila um pouco e leva algum tempo para ser atingida.

– Inverter

Os aparelhos de ar-condicionado que contam com essa função mantém o motor em funcionamento constante, o que gera uma série de vantagens. Com isso, a temperatura programada é atingida em menos tempo, com menos ruído e menor consumo de energia. Bem pensado, hein? Veja aqui algumas vantagens e desvantagens do ar-condicionado Split Inverter.

– Janela

Este tipo de ar-condicionado é mais compacto e fácil de ser instalado. O funcionamento é parecido com o do Split, com a diferença de que ele não se divide em duas unidades.

– Portátil

A instalação do ar-condicionado portátil não requer buracos na parede e o aparelho pode ser levado a qualquer lugar, mas ele conta com uma tubulação embutida que precisa ser instalada para fora do ambiente, pela janela ou sacada, para que funcione. Em vez de pingar do lado de fora, esse tipo de aparelho acumula água em um reservatório e precisa que você esvazie esse compartimento quando ele estiver cheio para continuar funcionando.

Como instalar?

Os modelos do tipo Split, convencionais ou Inverter, precisam ser instalados por uma equipe profissional. Como é necessário furar as paredes, caso você more em apartamento, é preciso conferir se é permitido realizar esse tipo de obra de instalação antes de comprar seu aparelho. Leia tudo que você precisa fazer nestes cinco passos para instalar ar-condicionado split.

O ar-condicionado de janela tem instalação mais simples e, além da própria janela, pode ser colocado também na parede. Aqui você pode conferir todos os detalhes da instalação deste tipo de aparelho.

Já os modelos portáteis podem ser instalados por você mesmo, sem precisar de um técnico. Basta conectar o tubo de exaustão ao aparelho e conectá-lo à régua ajustável, que você vai encaixar na janela. Veja em detalhes como fazer neste vídeo do canal da Consul no YouTube.

Como limpar?

Para manter seu aparelho funcionando bem, por mais tempo e sem cheiro de mofo é importante cuidar da manutenção com carinho, e isso inclui a limpeza. Tanto nos modelos do tipo Split quanto nos de janela e nos portáteis é necessário limpar o filtro periodicamente de acordo com o tempo de uso – sempre que a luz de “troca filtro” acender. Basta removê-lo de acordo com o manual de instruções e limpá-lo com o aspirador de pó.

Já o painel frontal e a parte externa do aparelho você pode limpar com um pano macio seco ou levemente umedecido se a sujeira estiver difícil de sair.

Confira aqui mais detalhes sobre como limpar seu ar-condicionado split, simples assim!

Tudo sobre climatizador de ar

Como funciona?

O funcionamento do climatizador é parecido com o de um ventilador comum. A diferença é que ele tem água gelada ou gelo em seu compartimento interno, que evapora e refresca o ar antes que ele seja ventilado. Alguns modelos também são capazes de aquecer o ar e podem ser aproveitados ao longo de todo ano, nos dias quentes e nos dias frios.

Tipos e modelos

A grande maioria dos modelos de climatizador é bem parecida. São aparelhos portáteis com tamanhos e capacidades variadas que influem diretamente no tempo de funcionamento de cada um deles.

Existem também funções que fazem a diferença entre eles, como estas que listamos abaixo.

– Umidificador

O clima seco que é característico de algumas regiões do Brasil e de diferentes épocas do ano – como o inverno em São Paulo – pode fazer mal à saúde e o climatizador te ajuda com isso. O aparelho pode ser usado apenas como umidificador e melhorar a qualidade do ar mesmo sem baixar a temperatura.

– Função Íon

O climatizador com função íon filtra o ar para proteger você de poeira, mofo e ainda ajuda a eliminar até 99% das bactérias.

– Função Aquecer

Além de refrescar, filtrar, ventilar e umidificar, alguns climatizadores ainda aquecem no inverno, com até três níveis de calor no termostato.

Como instalar o climatizador

Os aparelhos são portáteis e não necessitam de instalação; basta colocar água no reservatório, selecionar a função desejada e ligar. É importante manter o seu climatizador a uma distância de aproximadamente 15 centímetros da parede para que ele funcione melhor.

Como limpar seu climatizador

Alguns modelos contam com a função Limpa Filtro, que avisa quando chegou a hora de fazer a limpeza. Quando isso acontece, é só abrir a parte traseira do aparelho conforme as instruções do manual, remover o filtro e limpá-lo com água ou aspirador de pó.

Agora que você já sabe tudo sobre ar-condicionado e climatizador é só escolher qual dos dois é mais apropriado para as suas necessidades e mandar bala. Ah, uma última dica: aproveite para comprar antes que o calor chegue de vez e a procura por eles aumente muito. Que tal comprar ar-condicionado na Black Friday? Garanta um verão mais fresquinho!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!