Itens que você pode lavar na máquina e não sabia


Sua máquina de lavar pode fazer muito mais do que apenas lavar roupa. Ela pode também lavar alguns itens da sua casa, como mochilas, mouse pad, cortinas, cama dos pets e até mesmo esponjas de cozinha. Sim, itens como esses precisam ser lavados, caso contrário, podem acumular poeira e bactérias prejudiciais à saúde.

Veja a seguir itens que podem e merecem ser lavados na máquina

Esponjas de banho

Engana-se quem pensa que esponjas de banho são limpas por estarem em contato constante com água e sabão. Justamente por estarem em contato constante com a água, elas podem acumular fungos, sem falar nos restos de sabão e até mesmo pele. Por isso, uma boa pedida é lavá-la na máquina, dessa maneira será possível uma limpeza profunda nas cerdas e secagem total da esponja.

Você pode escolher o modo “Lavagem rápida” da sua máquina para higienizar sua esponja de banho.

Faixas de cabelo e bonés

Adereços que ficam em contato com a cabeça podem acumular oleosidade, caspa e descamação do couro cabeludo, caso não sejam higienizados. Quem costuma se exercitar e usar faixa ou boné pode incluir esses itens na lavagem da roupa de ginástica, por exemplo. Caso a faixa ou boné sejam muito delicados, é possível colocá-los dentro de um saco de pano para protegê-los e escolher o modo “Lavagem delicada” da sua máquina.

Bichos de pelúcia

O acúmulo de pó e ácaros é comum nos bichinhos de pelúcia. Por ficarem muito no chão ou em locais com pouca luz do sol, esses brinquedos também merecem atenção quanto à limpeza.

Você pode lavar na máquina os bichinhos de pelúcia pequenos. Para não comprometer a qualidade da pelúcia você pode colocá-los dentro de uma fronha ou saco de tecido. Escolha o modo “Lavagem delicada” da sua máquina.

Bolsas e mochilas de tecido

Bolsas e mochilas são itens que costumam ser usados rotineiramente, mas nem sempre são higienizadas com a mesma frequência. Por circularem a tiracolo com frequência, e muitas vezes serem colocadas no chão ou em superfícies que não estão higienizadas, as bolsas e mochilas também podem ser reservatórios de bactérias, ácaros e fungos.

Elas podem ser lavadas, por exemplo, com a sua roupa de ginástica. Para proteger as outras peças, uma dica é virar bolsas e mochilas do avesso.

Camas e roupas de pets

Existem modelos de camas de pets que contam com capas removíveis, o que torna a lavagem muito mais fácil. Se esse for o seu caso, retire a capa e lave com as roupinhas do seu pet, se ele tiver.

Se não houver como remover a capa e for necessário colocar a caminha para lavar, uma dica é aspirar os pelos e poeira que estiverem sobre a superfície. Em seguida, coloque na máquina de lavar apenas com detergente neutro. Evite usar muitos produtos de limpeza para lavar as roupinhas e cama do seu pet.

Cortinas de pano

Por estarem próximas às janelas, as cortinas também costumam acumular uma boa quantidade de poeira e ácaros. No momento de lavá-las na máquina, uma sugestão é escolher o ciclo “Lavagem delicada”.

Tapetes


Tapetes que ficam na entrada de casa costumam acumular sujeira, por serem justamente os locais em que limpamos os pés. Além disso, tapetinhos de banheiro e cozinha costumam acumular poeiras, ácaros e até fungos, que podem ser prejudiciais à saúde da sua família.

Alguns modelos feitos de materiais mais resistentes, como os de material sintético e poliéster costumam ser lavados na máquina. No entanto, vale a pena observar a composição do produto na etiqueta e checar se é possível lavá-lo na máquina.

Verifique sempre a etiqueta da peça

As máquinas de lavar contam com tecnologia adequada para lavar diferentes tipos de tecidos conservando a qualidade das peças. Porém, a melhor maneira de cuidar dos itens da sua família é se atentar às informações presentes na etiqueta das roupas. Se você tem dúvida sobre as informações da etiqueta, veja como interpretá-las corretamente.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!