Imagem

Ar-condicionado não aquece, ihhh agora?

O ar-condicionado reverso facilita muito a vida de quem gosta de curtir um ambiente fresquinho no verão e quentinho no inverno. Porém, depois de muito tempo sem usar a função Aquecer do seu aparelho, você pode perceber que ela não está funcionando justamente naquele dia frio em que você precisa se esquentar. Ihhh agora?

Problemas com ar-condicionado podem surgir e se isso acontecer com você, não se desespere. Muitas vezes, o problema é fácil de resolver. Para facilitar a sua vida, nós listamos abaixo alguns dos possíveis motivos pelos quais o seu ar-condicionado não esquenta e o que você deve fazer para resolver o problema.

Por que o ar-condicionado não esquenta?

O problema pode ter várias causas. Antes de listar quais são os problemas que podem fazer com que o seu ar-condicionado pare de aquecer, é importante destacar que, se a capacidade do aparelho não for suficiente para o tamanho do ambiente, ele não vai esquentar corretamente. Sendo assim, quando o ar-condicionado não esquenta, um ponto chave é saber se o tamanho dele está adequado. Saiba mais sobre isso no nosso post que ensina como calcular a potência do ar-condicionado.

Se a potência do seu aparelho é adequada ao tamanho do cômodo e ele está, de fato, configurado no modo Aquecer, o problema é outro. Veja quais são as principais causas para essa falha:

Má instalação

Acabou de instalar o ar-condicionado quente e frio e ele não esquenta? Pode ser que a instalação foi feita de forma incorreta. Problemas como as distâncias entre unidade interna e externa, e o caminho da tubulação podem impactar no funcionamento.

Defeito na válvula reversora

Esta é a peça que faz com que o ar-condicionado seja capaz de reverter o ciclo e aquecer o ar em vez de gelar. Se a válvula não estiver funcionando, o seu aparelho vai resfriar, mas não vai aquecer.

Vazamento de gás

Verifique se, além de não aquecer, o seu ar-condicionado reverso também não está gelando. Se não estiver, o problema pode ser esse.

Defeito no compressor

A mesma coisa do vazamento de gás: se for isso, o aparelho não esfria e nem aquece.

Filtro sujo

Faz tempo que você não limpa o ar-condicionado? Se a resposta for sim, este pode ser o seu problema.

Obstrução da saída de ar

Talvez tenha algo obstruindo as saídas ou as tubulações internas do seu ar-condicionado – pode ser sujeira ou algum objeto que sem querer foi parar ali.

Curto circuito

Problemas na rede elétrica podem ocasionar falhas no sistema e quebra de peças que fazem com que o aparelho funcione corretamente, como o sensor de temperatura.

O que fazer quando o ar-condicionado não aquece?

Importante: problemas elétricos e mecânicos no ar-condicionado precisam ser resolvidos por um técnico especializado e autorizado pela empresa fabricante do seu aparelho. Caso você precise, encontre aqui uma assistência técnica da Consul.

Mas tenha calma! Antes de agendar uma visita técnica, tente seguir estes passos:

Desligue da tomada

Se o ar quente não estiver saindo, experiente retirar o cabo da tomada por 15 minutos reconectando em seguida. Às vezes, o seu aparelho só precisa de um pouco de descanso.

Verifique a limpeza

Lembra que falamos acima sobre a sujeira nos filtros? Se for esse o caso, basta limpar que ele vai voltar a funcionar normalmente.

Cheque as condições climáticas

É importante sempre selecionar a temperatura de acordo com o clima externo. O aparelho pode atingir até 32°C, mas, para o resultado ser eficiente, é importante que a temperatura externa esteja entre 17°C e 24°C. Se você estiver selecionando temperaturas muito discrepantes, pode ser que o aparelho não funcione como você espera mesmo e, nesse caso, basta ajustar as configurações.

Não encontrou o problema?

Se mesmo depois de seguir essas dicas o seu ar-condicionado continua sem aquecer, é melhor você chamar um técnico. Ele com certeza vai encontrar e solucionar o seu problema.

E o que fazer quando o problema for o contrário? Veja nosso post com todas as dicas para entender o que está havendo quando o ar-condicionado não está gelando.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!