Imagem

O ar-condicionado não gela, o que pode ser?

Quando está aquele calorão, o que a gente mais quer é chegar em casa e se refrescar no ar-condicionado, não é mesmo? Mas às vezes, ao ligar o aparelho, o resultado não é o esperado e notamos que ele não está refrigerando como deveria. 

Se o seu ar-condicionado não está gelando, relaxa que a gente te mostra como encontrar e resolver os possíveis problema, dá uma olhada.

Mau contato na tomada

Se o aparelho estiver mau conectado ou a tomada com algum defeito, nem ligar ele irá. Por isso, verifique essa questão antes de buscar problemas mais técnicos.

Saída de ar bloqueada

O ar está conectado de forma correta e ainda assim não gela? Verifique se as áreas de entrada e saída de ar, tanto da unidade interna, quanto da externa (no caso do split) estão bloqueadas. Se sim, retire o que estiver obstruindo e observe se ele voltou a gelar normalmente.

Portas e janelas abertas

Para que o ar-condicionado atinja o máximo da sua performance, é importante que todas as portas e janelas estejam fechadas. Se o aparelho não apresenta nenhum defeito, é provável que você tenha esquecido alguma porta ou janela aberta, feche-as e pronto.

Potência inadequada

Mesmo com tudo fechado, um aparelho com a potência inadequada não terá o resultado esperado. Por exemplo, um ar-condicionado de 7.000 BTUs em uma sala de 25m² não conseguirá gelar de forma eficiente. 

Para evitar esse problema, é imprescindível que você calcule a potência do ar-condicionado ideal antes da compra. 

Vazamento de gás

O gás refrigerante é essencial para o bom funcionamento do ar; caso ele esteja vazando, é natural que o ar-condicionado passe a ventilar sem gelar.

Para fazer esse diagnóstico e solucionar o problema, é necessário chamar um técnico autorizado.

Filtro sujo

Outro fator que pode comprometer a refrigeração é o filtro de ar sujo, mas isso é simples de resolver. Você só precisa fazer a limpeza do ar, e nós já ensinamos como limpar o ar-condicionado janela e o split também. 

Além dessa limpeza, de tempos em tempos é importante realizar a troca do filtro por um novo. 

Falta de manutenção

Por fim, mas não menos importante, a falta de manutenção é uma das responsáveis pelo aparecimento de alguns defeitos. 

Se você já checou todas as possibilidades anteriores e seu ar-condicionado ainda não está funcionando perfeitamente, pode ser que existam algumas causas técnicas fazendo o seu ar  não resfriar da maneira ideal, entre elas:

● Alteração nos componentes internos como compressor, motor, ventilador ou placa eletrônica;
● Capilar entupido;
● Sensor de temperatura encostando no evaporador;
● Problemas elétricos.

Para diagnosticar algum desses problemas e solucioná-lo, solicite a visita de um técnico especializado. Só ele tem conhecimento para resolver essas questões.
Agora você já sabe o que fazer quando seu ar-condicionado parar de gelar, mas para evitar esse e outros problemas, mantenha a manutenção do ar-condicionado sempre em dia.

 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!