Imagem

O ar condicionado não gela, o que fazer?

Quando está aquele calorão, o que a gente mais quer é chegar em casa e se refrescar no ar-condicionado, não é mesmo? Mas às vezes, ao ligar o aparelho, o resultado não é o esperado e notamos que ele não está refrigerando como deveria. Se o seu ar condicionado parou de gelar, relaxa que a gente te mostra como encontrar e resolver os possíveis problema, dá uma olhada.

Possíveis problemas com o ar condicionado

Mau contato na tomada

Verifique se a tomada do seu ar-condicionado está conectada ou se está com algum mal contato.
Como resolver: se este for o problema, reconecte o aparelho e ligue-o. Se ele não voltar a funcionar normalmente, verifique os itens abaixo.

Saída de ar bloqueada

O ar está conectado de forma correta e ainda assim não gela? Veja se as áreas de entrada e saída de ar, tanto da unidade interna, quanto da externa (no caso do split) estão bloqueadas.
Como resolver: retire o que estiver obstruindo a passagem de ar e observe se ele voltou a gelar normalmente.

Portas e janelas abertas

Para que o ar-condicionado atinja o máximo da sua performance, é importante que todas as portas e janelas estejam fechadas.
Como resolver: se o aparelho não apresenta nenhum defeito, é provável que você tenha esquecido alguma porta ou janela aberta. Por isso, é sempre indicado que quando o equipamento estiver ligado, as portas e janelas estarem fechadas.

Potência inadequada

Mesmo com tudo fechado, um aparelho com a potência inadequada não terá o resultado esperado e isso pode ser a causa do ar condicionado não está gelando. Por exemplo, um ar-condicionado de 7.000 BTUs em uma sala de 25m² não conseguirá gelar de forma eficiente.
Como evitar: para evitar esse problema, é necessário que antes de comprar o aparelho você calcule a potência. Se você quer realizar este processo, use a nossa calculadora de BTU.

Vazamento de gás

O gás refrigerante é essencial para o bom funcionamento do ar; caso ele esteja vazando, é natural que seja um dos motivos do ar condicionado não está gelando, afinal neste caso o aparelho estará apenas ventilando.
Como resolver para identificar e solucionar o problema, é necessário chamar um técnico autorizado.

Filtro sujo

Outra razão pela qual o ar condicionado não gela, é o filtro de ar sujo, mas isso é simples de resolver.
Como resolver: neste caso você só precisa limpar o equipamento, para isso confira o nosso post de como limpar ar condicionado janela e também o de como realizar a limpeza do ar-condicionado modelo split. Além disso, de tempos em tempos é importante realizar a troca do filtro por um novo.

Falta de manutenção

Por fim, mas não menos importante, a falta de manutenção é uma das responsáveis pelo aparecimento de alguns defeitos.

Causar técnicas do por que o ar condicionado não gela

Se você já checou todas as possibilidades anteriores e ainda não sabe o por que o ar condicionado não gela, pode ser que existam algumas causas técnicas fazendo o seu ar não resfriar da maneira ideal, entre elas:

Alteração nos componentes internos como compressor, motor, ventilador ou placa eletrônica;

Capilar entupido;

Sensor de temperatura encostando no evaporador;

Problemas elétricos.

Para diagnosticar algum desses problemas com o ar condicionado e solucioná-lo, solicite a visita de um técnico especializado, pois só ele tem conhecimento para resolver essas questões. Se você tem um ar condicionado Consul, pode agendar uma visita técnica direto em nosso site, simples assim!

Agora que você já sabe o que fazer quando seu ar condicionado não gela, que tal aprender como resolver outros problemas com ar condicionado?

O que achou dessa publicação?

Compartilhe: