Postado 8 de agosto de 2025
Todo mundo já comprou beterraba pensando em fazer uma salada colorida ou um acompanhamento diferente, mas aí bateu aquela dúvida: como cozinhar beterraba do jeito certo? Cozinha com casca ou sem? Pode ir direto na panela de pressão? E no micro-ondas, dá certo?
Se você também trava nessa hora, calma que a gente resolve. E é exatamente por isso que, hoje, vamos te mostrar que cozinhar beterraba não precisa ser complicado.
Tem jeito rápido, jeito clássico e até truque para não perder a cor vibrante. Com dicas práticas e jeitos diferentes de preparo, você vai ver que a beterraba pode (e deve!) fazer parte da sua rotina.
Bora descobrir?
Antes de escolher o método de preparo, vale entender o básico. A escolha da beterraba e alguns cuidados fazem toda a diferença no resultado:
Sempre que for fazer a feira, dê preferência para escolher beterrabas mais firmes, com casca lisa e sem machucados.
Se for cozinhar inteira, a dica é manter a casca e uma parte do cabinho e da raiz. Isso ajuda a preservar a cor intensa.
Evite cortar a beterraba crua antes de cozinhar, para que ela não perca nutrientes e não desbote na água.
A casca sai facilmente após o cozimento, é só esfregar com as mãos (depois de esfriar!).
Agora sim, vamos aos principais métodos e aprender como cozinhar beterraba.
Para começar essa conversa, vamos falar do método mais tradicional, direto do tempo da vovó e que funciona superbem. Ideal para quem tem tempo e quer um cozimento natural, usar a boa e querida panela para esse processo deixa o cozimento mais lento, mas também garante um sabor mais pronunciado e a textura bem equilibrada.
Para cozinhar suas beterrabas na panela comum, faça o seguinte:
Lave as beterrabas, mantendo a casca.
Coloque em uma panela grande, cubra com água e leve ao fogão, em fogo médio.
Cozinhe por 40 a 50 minutos, ou até ficarem macias ao toque do garfo.
Tá com pouco tempo? A panela de pressão resolve para acelerar o processo. E o melhor é que esse método mantém uma boa parte dos nutrientes - reduzindo drasticamente o tempo de preparo. Ideal para quando bate a vontade de comer beterraba, mas a fome tá grande!
Nesse processo, o passo a passo é o seguinte:
Lave as beterrabas e mantenha a casca.
Cubra com água na panela (2 a 3 dedos acima dos legumes).
Cozinhe por 15 a 20 minutos após pegar pressão.
Espere sair a pressão naturalmente antes de abrir.
É rápido, eficiente e conserva o sabor da beterraba.
Agora, se a ideia é fazer tudo ainda mais rápido, em poucos minutos, aí o micro-ondas entra em cena e pode te surpreender nessa tarefa. Com ele, você economiza tempo, evita panela suja e ainda mantém o sabor da beterraba bem concentrado.
Em menos de 15 minutinhos, você tem o legume prontinho para servir, fazendo isso aqui:
Higienize bem a beterraba, mantendo sempre a casca.
Depois, envolva em papel-toalha úmido ou coloque seus vegetais em um pote com tampa e próprio para micro-ondas.
Programe por 8 a 12 minutos (depende do tamanho e da potência).
Deixe esfriar e descasque.
É rápido, fácil e ideal para quem tem pressa ou quer preparar uma porção pequena para salada.
Quer um caminho para garantir tudo que essa maravilha tem de bom? Então, é hora de aprender como cozinhar beterraba no vapor.
Apesar de levar um pouco mais de tempo, o resultado compensa: esse é o método que melhor preserva nutrientes, textura, cor vibrante e sabor, sendo uma ótima sugestão para quem faz questão de buscar uma alimentação mais equilibrada e completa:
O caminho para cozinhar sua beterraba no vapor é:
Coloque água na panela (sem encostar no cesto de vapor).
Adicione as beterrabas inteiras e com casca no cesto.
Tampe bem e cozinhe por 30 a 40 minutos.
Você terá uma beterraba de cor viva, textura delicada e ótima para consumir pura ou com temperinhos.
Pode parecer diferente, mas dá supercerto. Pois é: se você nunca pensou em usar a airfryer para preparar beterraba, essa pode ser a sua próxima descoberta favorita.
O resultado lembra uma beterraba assada, com textura mais firme, mais sequinha e com um leve toque defumado, mega indicada ideal para saladas, bowls e acompanhamentos. E faz assim:
Descasque e corte a beterraba em cubos.
Tempere com azeite, sal e, se quiser, alecrim ou páprica.
Coloque na airfryer a 180 °C por 20 a 25 minutos.
Mexa na metade do tempo para dourar por igual.
Fica incrível em saladas mornas ou como snack saudável.
Não tem panela de pressão? Tudo bem. Você pode usar o método tradicional, o vapor ou o micro-ondas. O segredo é respeitar o tempo e testar o ponto com o garfo:
Panela comum: 40 a 50 minutos
Vapor: 30 a 40 minutos
Micro-ondas: 8 a 12 minutos
Todos funcionam bem. A escolha depende do seu tempo e da textura desejada.
Salada pede beterraba com textura firme, fácil de cortar. Cozinhe inteira com casca, resfrie em água fria para interromper o cozimento e descasque antes de fatiar ou cortar em cubinhos. Fica linda na apresentação e deliciosa com azeite, limão e ervas.
Dica bônus: se estiver usando um cooktop, aproveite o controle de temperatura para manter a água fervendo no ponto certo durante o preparo.
Quer uma beterraba mais bonita, nutritiva e cheia de sabor? Pequenos cuidados no preparo podem fazer toda a diferença. Anote aí:
A gente já te mostrou como cozinhar beterraba usando vários métodos. Mas tem uma coisa que você precisa saber: cada uma dessas formas exige seu tempo certo.
Então, olha só como acertar o ponto e evitar desperdício garantindo a textura ideal:
Panela comum: de 40 a 50 minutos
Pressão: de 15 a 20 minutos
Micro-ondas: de 8 a 12 minutos
Vapor: de 30 a 40 minutos
Airfryer: de 20 a 25 minutos (sempre em cubos pequenos)
Se a ideia é agilizar, a dica é escolher métodos como micro-ondas, airfryer ou pressão, que vão acelerar as coisas e manter tudo na medida.
Para poupar ainda mais tempo, outra sugestão legal é cozinhar de uma vez tudo que você vai consumir na semana e armazenar em potes separados na geladeira por até 5 dias.
Assim, você tem um acompanhamento saudável sempre à mão e pronto para dar a cor e o sabor que suas refeições merecem.
Olha só: um ponto chave para aprender como cozinhar beterraba é entender a importância de ficar atento ao tempo de cozimento.
Para otimizar o processo e a sua segurança, outra ideia bem importante é usar sempre panelas com tampa, assim como potes próprios para micro-ondas e cestos de vapor bem ajustados.
Até porque, além de ajudar na sua proteção e qualidade do prato, seguir essa recomendação também garante aquele cozimento mais uniforme e ajuda a evitar a perda de líquidos (e de sabor!).
Viu como cozinhar beterraba não tem segredo? Seja no fogão, micro-ondas, cooktop ou até mesmo na airfryer, o importante é entender como escolher sua beterraba, o ponto certo e, claro, escolher o método que mais combina com a sua rotina.
Com essas dicas, vai ser muito mais tranquilo transformar a beterraba em um ingrediente prático, versátil e cheio de sabor.
Ah, agora é com você: aproveite para experimentar novas saladas, risotos, patês, sucos e até sobremesas. O que você quiser!
Quer seguir facilitando seu dia a dia? Aproveite e confira outros conteúdos aqui do Blog Facilita:
- Como descongelar alimentos corretamente
- Ideias de comida para festa junina
E se pintar dúvida, volta aqui que a gente tá sempre facilitando sua cozinha.
Até a próxima!