Imagem

Como desinfetar as compras quando chegar em casa?

No momento pelo qual estamos passando, a higienização de embalagens e sacolas das compras se tornou parte da rotina de muitas pessoas. Também se tornou um hábito diário para quem costuma pedir comida ou sair para comprar pão. Na hora da limpeza bate a dúvida: basta água e sabão? Preciso de água sanitária? Devo passar álcool? Jogar fora todas as sacolas e embalagens?

Relaxa, aqui iremos responder todas suas dúvidas para você aprender a como higienizar as compras quando chegar em casa:

Dicas de como limpar as compras

Atualmente com as precauções de higiene que precisamos ter para combater o vírus e bactérias e proteger nossa casa e família, muita gente tem se perguntado se é preciso limpar as compras. A resposta é sim! Mas se você quer saber mais como lavar as compras quando chegar em casa e quais produtos são necessários, confira as nossas dicas:

Quando só preciso de água e sabão nas compras?

Embalagens de plástico e vidro que não podem ser descartadas (como saco de leite, ou o pote de manteiga, por exemplo) podem ser higienizados apenas com água e sabão. Lave bem as mãos antes. Aqui o ideal é você ter um material de higienização próprio para realizar o processo, principalmente a esponja, que não deve ser a mesma em que lavamos as nossas louças.

Mas não tem muito segredo também, a dica aqui é esfregar bastantes as embalagens e não ter pressa, afinal é necessário lavar as compras com bastante cuidado. O ideal é deixá-las secar naturalmente, mas você também pode usar um pano desinfetado. Por fim, lave bem as mãos depois de terminar a limpeza das compras.

Mas não é só as compras que precisam ser desinfetadas, afinal muitas vezes as superfícies da nossas roupas entram em contato com essas embalagens antes delas serem limpas. Por isso, confira o nosso post de como desinfetar roupas e tecido.

E o álcool, quando é necessário?

Embalagens de papel e papelão não podem ser lavadas com água e sabão, por conta do risco de desmancharem. Elas podem ser higienizadas usando álcool em gel e álcool líquido 70%. Não é preciso usar muito, uma pequena quantidade espalhada sobre a superfície da embalagem é suficiente. Aqui também é recomendado materiais próprios apenas para higienização de compras ou você também pode aplicar o álcool em papéis descartáveis para limpar essas embalagens. Por fim, deixe-as secar naturalmente e guarde.

O que fazer com sacolas e embalagens descartáveis?

Agora que você já sabe que é preciso desinfetar as compras, é necessário entender o que fazer com as embalagens depois de serem limpas. Sendo assim, sacolas e embalagens que podem ser descartadas, como a da carnes, devem ir para o lixo assim que chegarem em sua casa. Lave bem as mãos antes e depois de manuseá-las, guarde o conteúdo delas em um pote que você já tem em casa que esteja muito bem lavado e jogue fora as embalagens. Sempre que possível, faça isso com descarte seletivo, pois não vale a pena o risco de reaproveitá-las.

Pronto, agora que você aprendeu a como desinfetar as compras do mercado ou de outros lugares, também é necessário ter um cuidado com as comidas. Para saber mais, veja as nossas dicas de higienização dos alimentos.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!