Imagem

Como lavar cobertor de lã e manta de microfibra

Você tem dúvidas de como lavar cobertores e mantas? Facilitamos tudo para você! Saiba como cuidar de peças de lã e microfibra para que elas estejam sempre macias, cheirosas e durem muitos invernos.

Cabe na máquina?

Antes de tudo, verifique se sua máquina de lavar tem capacidade para lavar um cobertor ou manta. Como são peças mais pesadas, dependendo do tamanho da lavadora, você vai precisar lavá-las à mão. A gente já deu as dicas para escolher o tamanho de lavadora certo para a sua casa, confira.

Ciclo de roupas delicadas

Caso sua máquina suporte o cobertor, escolha o ciclo de roupas delicadas. Lã e microfibra são tecidos que se desgastam com certa facilidade. Lavando como roupas delicadas, você evita a formação de bolinhas. Aproveite e descubra como tirar bolinhas de roupas.

Siga as instruções da etiqueta sempre

Não cansamos de repetir: para que suas roupas e cobertores conservem suas características de fábrica por mais tempo, sempre siga as instruções da etiqueta. Veja nosso guia de símbolos de lavagem de roupas.

O que você nunca deve fazer

Seu cobertor não tem mais etiqueta? Confie nessas três dicas de ouro:

• Não use alvejante ou amaciante: o alvejante danifica as fibras do tecido, enquanto o amaciante é ineficaz no amaciamento da lã e da microfibra. Além disso, com o tempo, ele torna o tecido menos permeável, o que prejudica sua lavagem correta.
• Não centrifugue ou use centrifugação reduzida: a microfibra seca facilmente, por isso não é necessário centrifugá-la. A lã, por sua vez, pode estragar durante a centrifugação, sendo mais aconselhável usar a centrifugação reduzida da sua lavadora.
• Não torça: ao invés de torcer, apenas aperte as peças para retirar o excesso de água.

Seque na sombra

Tanto o sol quanto a secadora devem ser evitados. Prefira secar na sombra, em local arejado. Caso seja necessário usar a secadora, escolha temperaturas mínimas. Mas, fique atento: dependendo do tecido, ainda há risco de que ele encolha nesse método de secagem.

Como guardar os cobertores?

Durante as estações mais quentes, é comum que os cobertores mais pesados fiquem guardados no armário por muito tempo. Para evitar mofo, manchas e mau cheiro, siga essas dicas:

• Lave-os antes de guardar.
• Use sacos de TNT para que fiquem protegidos, mas consigam “respirar”. Outra opção são os sacos de plástico especial, que possibilitam a retirada de ar.
• Guarde em local arejado.

Agora, que tal completar a limpeza e aprender  como lavar travesseiros na máquina de lavar?

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!