Imagem

Como lavar roupa colorida: aprenda alguns truques

Brancas, pretas ou coloridas, a dúvida normalmente é: como separar roupas para lavar por cor? Isso parece bem simples – e é! Mas nós temos algumas dicas de como lavar roupa colorida para facilitar mais ainda o seu dia a dia na hora de realizar essa tarefa.

Antes de qualquer coisa, siga sempre uma orientação que vale para todas as cores de roupa: leia e siga as recomendações nas etiquetas das peças. Desta forma, você vai conservar as suas roupas por mais tempo.

Camiseta azul estendida no varal com destaque para as informações da etiqueta

Como lavar roupas brancas

Você já sabe que não deve lavar roupas com peças de outras cores para não manchar, certo? Você pode juntar peças totalmente brancas ou com estampas, e de cores claras, como bege.

Agora veja algumas outras dicas:

Deixe de molho

Um dos truques mais eficientes para lavar roupas brancas é o bom e velho “deixar de molho”. Invista em produtos adequados para suas roupas e evite alvejantes à base de cloro, que endurecem e desgastam as fibras dos tecidos. Também é melhor evitar o uso de água quente, que em vez de amolecer a sujeira pode fixá-la ainda mais nas peças.

Tire as manchas à mão

A melhor maneira de remover manchas de roupas brancas é lavando-as na hora. Como isso nem sempre é possível, se alguma peça estiver manchada, aproveite para esfregar bem depois do molho. Use sabão ou alvejante (sem cloro!) para ajudar a tirar a sujeira.

Confira aqui o nosso guia completo de como tirar manchas para descobrir alguns truques que vão te ajudar nessa hora.

Use o ciclo para roupas brancas

Esta função da sua lavadora existe para ser aproveitada e facilitar seu dia a dia, então, não deixe de usá-la.

Receitas caseiras para lavar roupas brancas

Para deixar o branco das suas roupas ainda mais branco, você pode usar fórmulas caseiras que turbinam a lavagem. Uma dica simples é misturar 100 ml de vinagre branco e meia xícara de bicarbonato de sódio à água da lavagem na máquina.

Como lavar roupa preta?

Na hora de separar as peças pretas, pode incluir outras roupas escuras, como azul marinho. Tome apenas o cuidado de observar se alguma das peças solta tinta; se soltar, lave-a separadamente.

Não deixe de molho

Aqui o procedimento é o contrário das roupas brancas. Deixar peças pretas de molho pode desbotar a cor em vez de ajudar a remover a sujeira. Então, agora que você já sabe como separar roupas para lavar por cor, mande as peças pretas direto para a máquina de lavar.

Cuidado com o excesso de amaciante

Em quantidade desproporcional, o amaciante e o sabão podem manchar as roupas pretas. Use na dose certa para evitar dor de cabeça.

Tire manchas com detergente

Esse truque caseiro ajuda a remover manchas chatas de lavar, como as de desodorante, com facilidade. Molhe o local que está manchado e esfregue com um pouquinho de detergente antes de botar a roupa na lavadora.

Evite a função de lavagem pesada

Máquina de lavar com destaque para função de lavagem de roupas escuras

Mesmo que estejam muito sujas, lave sempre as peças pretas no programa específico para roupas escuras – ou, se a sua máquina não tiver essa função, use o ciclo para roupas delicadas. E não precisa de duplo enxágue!

Como lavar roupa colorida

Ok, você já separou e lavou as peças brancas e as pretas. Agora a questão é: como lavar roupa colorida? Não basta apenas jogar as roupas verdes, azuis, vermelhas, amarelas, laranjas na máquina juntas. Se alguma dessas peças soltar tinta, ela vai manchas todas as outras durante a lavagem. Por isso, independentemente da cor, sempre lave as roupas que soltam tinta à mão. Se elas forem muito pesadas, vale levá-las à lavanderia. O importante é não estragar uma peça só.

Deixe de molho com moderação

Se as roupas estiverem muito sujas, pode deixar de molho por pouco tempo. Uma hora com água fria, sabão neutro e alvejante sem cloro para roupas coloridas é o suficiente para acabar com a sujeira.

Vire do avesso

Essa dica vale também para roupas pretas: vire as peças do avesso para que o atrito entre elas com a agitação da lavadora não desbote as cores.

Use o truque do sal

Para conservar a vivacidade das cores, adicione cinco colheres de sopa de sal a cada ciclo de lavagem de roupas coloridas.

Com as nossas dicas, você já sabe como lavar roupa colorida e está pronto para separar suas roupas por cor antes de lavar tudo e sem desbotar, manchar ou danificar as peças. Quer garantir uma lavagem ainda mais eficiente? Leia o nosso conteúdo exclusivo sobre como lavar roupas por tipo de tecido.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!