Imagem

Como lavar roupa rápido e bem lavada

Na correria de todos os dias, achar tempo para lavar roupa pode ser um desafio. Por isso, é importante conhecer todos os truques e macetes para otimizar o processo de lavagem e dar jeito naquele cesto cheio de roupa suja o mais rápido possível.

Para facilitar sua vida, listamos abaixo algumas das principais dicas para lavar roupa rápido, otimizar o seu tempo e ainda ter o melhor resultado possível, com roupas limpinhas, cheirosas e muito bem cuidadas.

Confira as nossas dicas de como lavar roupa rápido:

Não deixe a roupa acumular

Quanto maior a quantidade de roupa suja, mais você demorar para lavar, certo? Organize sua rotina e tenha sempre um tempinho na semana para zerar o cesto. Assim, você otimiza o processo de lavagem e não corre o risco de perder horas e horas nessa tarefa no futuro.

Separe antes de lavar

O processo de pré-lavagem tem que ser inteligente. Além de separar as roupas por cor e tecido, atos como desdobrar mangas, fechar botões e zíperes, e tirar objetos dos bolsos das peças fazem toda a diferença para economizar tempo na área de serviço. Assim, você não tumultua tudo na hora de colocar a roupa na máquina.

Use as funções da máquina de lavar

Aproveite todos os ciclos que a sua lavadora oferece para otimizar a lavagem. Use ciclos com utilização de menos água para otimizar o processo de lavagem com quantidades pequenas de roupas. Utilize a função que permite pular etapas do ciclo de lavagem a seu favor.

Máquina de lavar cheia com destaque para as funções do painel

Para saber mais sobre as funcionalidades disponíveis na sua lavadora, leia nosso conteúdo completo com tudo que você precisa saber para escolher a máquina de lavar ideal.

Atenção à dosagem

Leia os rótulos do sabão, do amaciante e do alvejante, e respeite a dosagem indicada pelos fabricantes. Fazendo isso, você agiliza a lavagem porque evita enxágues desnecessários que alongam o processo.

Máquina de lavar cheia com destaque para o dispenser de amaciante

Enxágue: menos é mais

Se você usar a quantidade certa de sabão, alvejante e amaciante, não precisa enxaguar a roupa mais de uma vez. Quanto mais enxágues, mais longo é o ciclo.

Lave peças menores à mão

Aproveite o tempo em que as roupas mais pesadas do dia a dia estão na máquina para lavar peças menores e delicadas, como lingerie, à mão no tanque. Pronto, um ciclo a menos na sua rotina de lavagem!

Remova manchas imediatamente

Roupas manchadas podem complicar e atrasar bastante o processo. Quanto mais rápido você lavar a mancha, mais fácil ela vai sair e, com isso, não vai te atrapalhar na hora de encarar uma máquina cheia.

Deixe as peças de molho

Por falar em manchas, é mais fácil remover sujeira pesada quando a roupa suja ficou de molho. Vai lavar roupa amanhã de manhã? Deixe as roupas brancas ou muito sujas no balde com água e alvejante (sem cloro!) hoje à noite.

Pendure as roupas no cabide

Já lavou tudo? Hora de otimizar o processo de pós-lavagem. Para que as roupas sequem direitinho e você não precise perder horas com o ferro de passar, pendure peças como camisas e camisetas em cabides. Isso vai diminuir bastante o amassado e facilitar sua vida.

Com as nossas dicas, você vai otimizar o processo de lavagem das suas roupas e ganhar mais tempo livre no seu dia a dia. Para agilizar mais ainda, dê uma olhada no nosso conteúdo sobre como lavar roupa por tipo de tecido.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!