Imagem

8 dicas essenciais para lavar toalhas de banho

Suas toalhas de banho perdem a maciez com o tempo de uso? Você lava suas toalhas com frequência mas elas nunca parecem ficar completamente limpas? As toalhas ficam com mau cheiro com o passar do tempo? Seus problemas acabaram!

Com nossas dicas, suas toalhas (e roupões) vão estar sempre cheirosas, macias e vão durar muito mais tempo.

1. Separe as toalhas de outras peças

Ao lavar a roupa, é importante separar por tipos de tecido. O atrito que acontece durante a lavagem gera desgaste das fibras, o que faz com que suas peças tenham uma vida útil menor.

Quando misturamos peças de tecidos diferentes, o atrito também pode ajudar a formar aquelas infames bolinhas. Algumas toalhas também soltam pelinhos. Se isso aconteceu com você, aprenda a tirar bolinhas e pelos de roupas.

Também é importante separar as peças por cores, para evitar que, em caso de desbotamento, uma toalha manche a outra.

2. Amaciante em excesso estraga as toalhas

Alguns fabricantes de toalhas pedem para evitar o uso de amaciante. Isso porque ele pode acabar impermeabilizando a toalha, o que faz com que ela se torne menos absorvente.

Isso também diminui a eficácia da lavagem. Assim, mesmo lavando as toalhas corretamente, o amaciante acumulado nas fibras faz com que a água e o sabão não penetrem direito.

3. Sabão e água na quantidade certa: nem a mais, nem a menos

Ao programar a lavagem da máquina, é muito importante considerar o real volume de roupa. Pouco sabão não lava direito. Assim, se você usar muita água, haverá diluição e, consequentemente, pouco sabão. Use a quantidade correta para a carga de toalhas que vai lavar.

4. Vinagre: o aliado das toalhas macias

Muita gente exagera no amaciante esperando ter toalhas fofinhas. Mas, como já vimos, o amaciante pode danificar as fibras. Para compensar, que tal usar um produto que você já tem na despensa?

O vinagre branco (pode ser de álcool ou maçã) deixa suas toalhas macias e, ao contrário do que muitos pensam, não deixa cheiro. Use uma xícara (chá) de vinagre para cada lavadora cheia.

5. Um banho de água fria para toalhas duráveis

Nunca lave suas toalhas em água morna ou quente. O ideal é sempre lavá-las com água fria. Assim, você conserva as fibras do tecido por mais tempo.

6. Seque as toalhas na sombra

É importante secar as toalhas por completo antes de guardá-las. Isso evita mau cheiro e mofo. Mas secá-las ao sol pode diminuir sua vida útil. Por isso, o ideal é estendê-las na sombra, onde haja boa ventilação.

7. Passar as toalhas? Nem pensar!

Ferros a vapor podem deixar suas toalhas úmidas, e toalhas úmidas são sinônimo de mofo e mau cheiro. Já passar toalhas sem vapor tira a maciez e também encurta sua vida útil. Então, elas vão da máquina para o varal e do varal direto para o guarda-roupa. Um trabalho a menos!

8. Guarde em um lugar arejado

O último passo para conservar suas toalhas sempre novas é guardá-las em um local arejado. Os guarda-roupas que ficam muito tempo fechados normalmente acumulam mofo. A solução é abri-los com frequência ou manter as portas abertas de tempos em tempos.

E agora que você já sabe como lavar corretamente uma toalha, veja como lavar cobertor e edredom.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!