Como limpar fogão com mesa de vidro?

limpar fogão com mesa de vidro

Atraente pela beleza e modernidade, o modelo de fogão com mesa de vidro deixa sua cozinha requintada e mais vistosa. Com as mesmas funcionalidades dos tipos de fogão mais tradicionais, esse modelo tem resistência a altas temperaturas pois sua estrutura é feita de vidro temperado. Entretanto, alguns cuidados sobre como limpar o fogão com mesa de vidro devem ser tomados.

É justamente por brilhar mais e ser uma linda peça adicional à decoração de sua cozinha que a sujeira também aparece mais. Por isso, fizemos um pequeno guia com dicas para deixar seu fogão de mesa de vidro livre de gorduras, respingos ou manchas indesejadas. Confira!

Cuidados necessários para a limpeza

O modelo de fogão com mesa de vidro facilita a rotina de quem não conta com muito tempo para cuidar da limpeza. Isso acontece porque, por mais que pareça muito diferente, os cuidados são necessários para que o vidro não fique arranhado, manchado ou danificado.

Como tirar a gordura do vidro do fogão?

Atenção: essa dica pode ser valiosa também para limpeza da porta de vidro de fornos, pois os mesmos problemas como arranhões, manchas e até trincados podem acontecer nesse espaço.

Materiais necessários

Para limpar seu fogão de mesa de vidro corretamente, você vai precisar de:

  • Verificar e garantir que o fogão esteja totalmente frio e desligado
  • Pano úmido e limpo
  • Detergente neutro
  • Bucha não abrasiva
  • Pano seco e limpo

Dicas e passo a passo para a limpeza:

como limpar fogão com mesa de vidro

1. Use uma bucha macia

Nunca, jamais, em hipótese alguma, utilize o lado da bucha abrasivo (costuma ser a parte verde). O material da bucha pode facilmente arranhar o vidro de seu fogão, sendo um dano muitas vezes irreparável e visível a olho nu.

2. Detergente neutro é o mais indicado

Produtos milagrosos prometem acabar com a sujeira de seu fogão de vidro. No entanto, o produto mais indicado é o detergente neutro. Aliás, o produto pode ser o mesmo com que você lava sua louça.

3. Evite produtos abrasivos

Complementar à dica acima, se você quiser usar algum tipo de produto indicado para a limpeza de fogões, escolha os que não são abrasivos ou corrosivos, para evitar o desgaste do vidro temperado.

4. Use um pano úmido

Um pano úmido e macio deve ser o melhor amigo de seu fogão de vidro. Por isso, antes mesmo de colocar o detergente neutro para agir, passe-o devagar sobre a mesa de vidro, para amolecer e remover pequenas sujeiras que ali respingaram ou escorreram. Procure usar panos que não soltem fiapos no vidro.

5. Fogão de vidro engordurado: nada de esponja de aço

Por ser higienizado de modo muito mais prático que os tipos tradicionais de fogão, o fogão com mesa de vidro, mesmo que esteja engordurado, não pode ser higienizado com uma esponja de aço. Seguindo o mesmo preceito da bucha abrasiva, a esponja (ou lã) de aço vai arranhar a superfície.

Se algo muito engordurado estiver sobre a superfície de seu fogão com mesa de vidro, passe o pano úmido para remover o excesso, jogue um pouco de detergente neutro e misture com um pouquinho de água. Deixe agir por alguns minutos e, com o pano úmido limpo, remova a gordura. Se mesmo com essas dicas você ainda estiver com dúvidas, confira nosso post com toda a explicação de como tirar gordura do fogão.

6. Não esfregue seu fogão com mesa de vidro

Não esfregue a sujeira em cima do seu tampo de vidro. A esfregação, mesmo feita com uma esponja macia, pode manchar o vidro ou até mesmo espalhar mais a sujeira do que limpar. O melhor caminho é usar o detergente com o pano úmido. Sempre!

7. Limpe o seu fogão após o uso

O melhor é que você sempre limpe o seu fogão logo após o uso e não deixe a sujeira acumular na superfície de vidro, pois com isso fica mais difícil fazer a remoção e com mais riscos de você danificar  a sua mesa de vidro do fogão.

A nossa dica é que após cozinhar você espere 15 minutinhos ou o tempo necessário até que o seu fogão esteja frio e pronto, pode a fazer a limpeza tranquilamente. Nada de passar água ou esponja com a superfície quente, isso pode causar um choque térmico, por isso é importante estar atento a sua segurança e a manutenção de seu produto.

8. Seque imediatamente

Para manter a superfície brilhante e bonita é preciso remover todo o excesso de detergente com o pano úmido e, ao terminar, secar a mesa de vidro imediatamente. Isso evita que manchas se formem em torno das bocas do fogão.

Vantagens do fogão com mesa de vidro

O fogão com mesa de vidro, além da beleza, oferece algumas vantagens com relação aos modelos tradicionais. Confira:

  • Mais fácil de limpar
  • Vidro temperado, resistente a altas temperaturas
  • Pode ser encontrado nos modelos de cooktop, de mesa, de piso, embutidos, com diferentes tamanhos e quantidade de bocas;
  • Elegante e mais seguro ao cozinhar

Agora que você já sabe como limpar fogão com mesa de vidro, que tal aprender também como limpar o forno do fogão?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!