Imagem

Como limpar panela queimada sem estragá-la

Limpar panela queimada é uma tarefa que até os que gostam de faxina sofrem na hora de fazer. O motivo é que não é fácil tirar a mancha escura depois que a panela foi queimada. E nem adianta tentar ignorar, pois no momento de preparar alguma receita lá estará a mancha, indicando que alguém fez um mau uso da panela.

Mas calma, com jeitinho e utilizando produtos de limpeza corretos, é possível limpar a panela queimada sem sofrimento.

O que faz com que a panela fique queimada

É provável que você pense que o problema da panela queimada está na panela, mas o principal fator para esse problema é a chama do fogão. Isso mesmo, quando o queimador do fogão está em uma potência mais alta do que a panela consegue aguentar, o calor produzido queima a panela. Para evitar esse problema, tente cozinhar os alimentos em fogo baixo, assim você reduz as chances de o fogo queimar a panela.

Saiba mais: 7 produtos de limpeza caseiros

Quando o gás do botijão está acabando também há uma chance maior de o fogo queimar a panela. Portanto, se você usa botijão de gás na sua cozinha, fique de olho nesse detalhe.

No entanto, mesmo tomando os devidos cuidados sempre há o risco de a panela queimar. Então, nós vamos te mostrar como limpar a panela queimada de um jeito simples.

O que não usar para limpar panela queimada

Na hora de limpar a panela queimada evite usar produtos químicos ou esponjas de aço que possam riscar ou danificar as panelas. Como a maioria das panelas é feita de alumínio, aço inoxidável e ferro fundido, é importante ter cuidado no momento de limpá-las.

Para substituir, por exemplo, as esponjas de aço você pode usar toalhas de papel para absorver a gordura das panelas. Ou colheres de madeira para raspar as manchas endurecidas com mais facilidade. Esponjas macias também são bem-vindas.

Em relação aos produtos de limpeza, não se preocupe, as dicas que vamos dar são de itens que você tem em casa e podem fazer toda diferença sem estragar suas panelas.

Vinagre de vinho branco

O vinagre de vinho branco é um produto que pode ser usado de diferentes maneiras, inclusive para limpar panelas queimadas. Seu potencial adstringente é capaz de retirar as fuligens e manchas escuras das panelas de alumínio, inox e ferro. Veja a seguir como limpar panela queimada usando vinagre de vinho branco.

Saiba mais: Como limpar espelho

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 100ml de vinagre de vinho branco
  • Papel toalha

Modo de preparo para limpar a panela por dentro

  1. Se a panela estiver escura por dentro, coloque a água e o vinagre dentro da panela e aqueça em fogo médio até levantar fervura
  2. Feito isso, desligue e deixe esfriar
  3. Depois, retire a água e esfregue com uma esponja
  4. Caso a panela esteja queimada do lado de fora, aplique um pouco da solução de vinagre e água com algumas toalhas de papel

Suco de limão

Uma maneira simples de amolecer a fuligem e tirar as manchas de queimado com facilidade é com suco de limão. Veja a seguir como limpar panela queimada com suco de limão.

Ingredientes

  • 3 limões
  • 1 litro de água
  • Papel toalha
  • Luvas de cozinha

Modo de preparo

  1. Corte os limões e esprema-os até obter o sumo
  2. Adicione a água e misture
  3. Coloque o suco do limão dentro da panela e deixe agir por 20 minutos
  4. Em seguida, escorra a água e limpe a panela com algumas folhas de papel toalha
  5. Caso a panela esteja queimada por fora, você pode molhar um pano ou algumas folhas de papel toalha na água com limão e passar na região queimada. O ideal é que você use luvas de cozinha para não correr o risco de queimar as mãos com limão

Água e detergente

A boa combinação de água e detergente líquido também pode ajudar muito na remoção de manchas de queimado da sua panela. Para que a mistura funcione, o ideal é deixar de molho por pelo menos 12 horas. Veja a seguir como limpar panela queimada com água e detergente.

Saiba mais: Por que o fogão deixa a panela preta?

Ingredientes</3>

  • 1 litro de água
  • 100 ml de detergente
  • Toalhas de papel

Modo de preparo

  1. Coloque água na panela e adicione o detergente
  2. Deixe de molho por pelo menos 12 horas para retirar as manchas de queimado
  3. Feito isso, escoe parte da água e limpe as partes manchas com algumas toalhas de papel
  4. Caso a panela esteja queimada do lado de fora também, aplique um pouco da solução de vinagre e água com algumas toalhas de papel

Bicarbonato de sódio

Para manchas mais pesadas ou endurecidas, uma solução de bicarbonato de sódio e vinagre de vinho branco pode ajudar. O objetivo é que seja feita uma pastinha para retirar a mancha Veja a seguir.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 100 ml de vinagre de vinho branco
  • 100 ml de água
  • Esponja de cozinha

Modo de preparo

  1. Em um pote, misture os ingredientes até obter uma mistura pastosa
  2. Aplique a solução sobre as regiões queimadas e deixe agir por 20 minutos
  3. Esfregue com a esponja de cozinha para tirar as manchas

Agora que você já sabe como limpar panela queimada, que tal saber quais são as melhores panelas para ter na cozinha?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!