Imagem

Como manter a casa limpa no inverno?

Sabe aqueles dias que você não quer sair de casa, prefere cozinhar a própria janta e colocar as séries em dia? Provavelmente esse tipo de dia deve acontecer com mais frequência no inverno.

É normal que na época mais fria do ano a gente evite sair para comer ou para visitar amigos ou lugares e prefira ficar em casa curtindo um pouco da preguiça que o inverno trás junto com o frio. Em contrapartida, a casa acaba ficando sempre um pouco mais bagunçada e nem sempre vai bater aquela vontade de fazer uma faxina completa.

Porém, há outros jeitos de manter a casa limpa no inverno sem precisar dedicar horas e horas de limpeza de uma única vez. Olha só:

1. Faça uma pré-faxina

Fazer uma grande faxina antes de começar a esfriar é uma boa tática para manter a casa um pouco mais limpa durante os próximos meses. Aproveite para limpar lugares com difícil acesso, como atrás da geladeira, fogão e armários; lavar as áreas externas da casa, como a varanda ou quintal; e já deixar as roupas de cama de inverno lavadas também!

2. Deixe a casa ventilar

Essa não é exatamente uma dica de limpeza, mas pode evitar um problema muito comum no inverno: o mofo. Por mais que o clima nos obrigue a deixar tudo bem fechadinho para não deixar o frio entrar, abrir algumas janelas e portas de vez em quando vai fazer muito bem para a renovação do ar e evitar as manchas de mofo e bolor!

Quem pode te ajudar nessa tarefa também, é o ar-condicionado. Ele consegue tirar a umidade do ambiente, o que pode fazer diminuir o surgimento do mofo.

3. Faça pequenas limpezas

A ideia aqui é você se organizar para fazer pequenas faxinas durante a semana e deixar as tarefas mais pesadas, como lavar o quintal ou tirar os móveis do lugar, para serem feitas de vez em quando.

 

Ao invés de esperar acumular pó em toda a casa para limpar de uma vez, escolha um cômodo para limpar por dia, assim a faxina é mais rápida e eficiente.

4. Evite o espanador

E já que estamos falando em pó, vale lembrar que o espanador não vai te ajudar. Ele vai levantar a poeira, mas pouco tempo depois ela vai voltar para o lugar onde estava.

A dica de ouro é sempre usar um pano úmido ou então passar o aspirador de pó.

5. Evite a bagunça

Essa é a regra mais simples mas que pouca gente segue: não deixe a casa bagunçada. Se precisou usar algo, coloque de volta no lugar. Isso deixa todo o ambiente mais organizado e mais fácil de ser limpo!

Pronto! Seguindo essas dicas, você vai curtir o inverno com a casa mais limpa e organizada.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!