Imagem

Dicas de como organizar mudança de casa

Ao menos que você more no mesmo lugar desde que nasceu, provavelmente você já passou por uma mudança de casa. Este momento, que pode ser prazeroso para alguns e estressante para outros, necessita de muito planejamento e atenção. Afinal, você precisa, em poucos dias, transportar todos os seus pertences para um novo endereço da melhor maneira possível. Se você tem dúvidas de como fazer mudança, fica tranquilo que a gente facilita para você. Confira nossas dicas:

Como será feito a mudança

A primeira coisa que você tem que pensar é como será a mudança? Será feita por conta própria? Uma empresa será responsável pelo empacotamento e transporte? Você contratará apenas um carreto para levar seus pertences? A forma como será realizada, conta muito na organização.

Independente de qual será a escolha, uma coisa é fato, você tem que pré-organizar seus objetos, ou seja, separar aquilo que será levado para a nova casa, o que será doado ou descartado. Então, comece a organizar a mudança o mais cedo possível, assim, você conseguirá separar as suas coisas com calma e não deixará nada importante para trás.

Se você optar pela mudança de casa por conta própria, separe caixas e sacolas para o transporte. Organize os objetos por setor, por exemplo: roupas, roupas de cama, mesa e banho, utensílios de cozinha, livros e etc. Assim, ficará mais fácil a identificação e organização final. Algumas empresas realizam este serviço para os clientes, mas se você já fizer a separação previamente, melhor.

Dicas de mudança:

Cuidado com os pertences na hora de embalar

Quando pensamos em como organizar uma mudança residencial, sempre temos que priorizar os cuidados na hora de embalar os nossos pertences, afinal, durante o transporte podem acontecer acidentes e ninguém quer nada quebrado, né? Então, para objetos frágeis, utilize plástico bolha e até jornais para a proteção. Para roupas, coloque-as em sacos plásticos, para não correr o risco delas pegarem umidade ou até chuva durante a mudança.

Os móveis e eletrodomésticos requerem um cuidado ainda maior. É super importante proteger todos os móveis para evitar arranhões, rasgos ou até danos maiores. Para embalar, você pode usar plástico bolha ou papelão ondulado, disponíveis em rolo, que são ideias para mudanças.

Como fazer o transporte de eletrodomésticos corretamente

Como dissemos, o transporte de eletrodomésticos precisam de um cuidado ainda mais especial. Isso porque, se conduzido de maneira inadequada, podem acabar até quebrando e ninguém quer perder nada na hora da mudança, né? Veja como transportar seus principais eletrodoméstico:

Geladeira

Se você está com dúvida de como transportar geladeira, primeiramente, esvazie toda o aparelho e coloque os alimentos em um compartimento térmico.
Em seguida, limpe o seu interior. Se ela não for frost free, faça o degelo, para que ela seja transportada inteiramente seca.
Embale a sua geladeira com plástico bolha e papelão, assim, evita riscos e amassados durante o transporte.
Ao transportar a sua geladeira, cuidado. É importante que ela esteja predominantemente na vertical durante todo o percurso. isso porque ela tem gases internos que podem danificar o motor em caso de manuseio errado.
Por último, antes de religar a geladeira após a mudança, espere um período. Este tempo é importante para que os óleos e gases internos do motor retornem a sua posição inicial.

Máquina de lavar

Quando vamos fazer uma mudança de casa sempre pensamos em como transportar a máquina de lavar, para isso, faça uma limpeza na lavadora usando um ciclo de lavagem apenas com água.
Com a lavadora limpa, desconecte-a da tomada, da torneira e drene toda a água da mangueira.
Abra a tampa da máquina e deixe-a secar para evitar acidentes do transporte.
Em seguida, embale a máquina de lavar com plástico bolha e papelão para evitar riscos e amassados.
Na hora do transporte, use um carrinho e nunca coloque-a na horizontal, isso pode movimentar peças internas e prejudicar o funcionamento.
No novo local, certifique-se de que há uma fonte de água próxima, eletricidade e um lugar para escoamento da água e faça a instalação.

Fogão

Para transportar o fogão, o primeiro passo é desconectá-lo da saída de gás. É importante que nesta hora, você desligue a saída para que não haja vazamentos.
Em seguida, retire as peças que ficam soltas, como grades e prateleiras e embale-as separadamente.
Embale o fogão também com plástico bolha e papelão e dê atenção especial à tampa de vidro.
Assim como a máquina de lavar e a geladeira, o fogão merece máximo cuidado no transporte e não deve ser posicionado na horizontal, sempre na vertical.
Para a instalação no novo local, é preciso que você solicite uma visita técnica, afinal, com gás não se brinca. Você deve agendar o serviço com a companhia de gás da sua cidade.

Além do transporte

Além do cuidado com embalagem e transporte, você também deve se atentar à limpeza, afinal nada melhor do que começar uma nova vida com tudo limpinho, né? Antes de fazer a mudança da sua casa, confira como fazer uma faxina geral para receber seus itens. Depois de desencaixotar tudo, provavelmente restaram vestígios nos seus pertences, alguns deles exigem mais cuidados, sendo assim, veja neste post como fazer a limpeza dos eletrodomésticos depois da mudança de casa.

Agora que você já sabe como fazer uma mudança organizada, conta pra gente, quais as suas dicas?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!