Imagem

Dicas para secar suas roupas e roupas de cama no inverno

É só o frio chegar com o outono, que as roupas começam a demorar muito mais para secar completamente, não é mesmo? Para resolver esse problema, reunimos algumas dicas práticas que vão facilitar sua vida durante o processo de secagem das roupas no inverno. Vem com a gente!

Como secar roupas em dias frios

Para te ajudar, explicamos mais sobre como usar a secadora e os cabides nessa tarefa e até as vantagens de se ter um secador de cabelos em mãos, para garantir que as peças de vestuário e roupas de cama se sequem mesmo em climas frios.

Usando a secadora

Antes de sair colocando as roupas dentro da secadora, o primeiro passo para utilizar o eletrodoméstico é conferir se elas podem ou não secar em temperaturas mais elevadas. Esse tipo de informação você consegue encontrar na etiqueta de cada uma das peças (se você tiver alguma dúvida quanto a esse ponto, confira o significado dos símbolos de lavagem).

Dessa forma, evitamos que alguma roupa encolha ou que o tecido estrague! Agora, se você vai colocar roupas de lã ou algodão na secadora, vale ter mais de atenção, porque elas realmente podem ter seu tamanho um pouco reduzido.

Outra dica valiosa é separar as roupas por cor, mesmo durante a secagem, sejam elas normais ou de cama, pois pode acontecer de alguma peça manchar. Para evitar esse tipo de problema, basta separá-las entre brancas, coloridas e pretas.

Pendurando no varal

Diferente do que muita gente pensa, existe uma forma correta de pendurar as roupas no varal. Pendurar do avesso, com um bom espaço entre as peças e cuidar para que as maiores, como os lençóis, não impeçam o fluxo de ar nas menores, são ótimas dicas que já vão te ajudar a secar roupa no inverno.

Tecidos pesados

Peças feitas em tecidos pesados, como calças jeans, devem ser presas do avesso e pelas pernas. Isso garante que os bolsos e a cintura, partes que têm mais tecido, se sequem completamente.

Agora, se você tem dúvidas sobre como lavar roupas de lã, moletons e outras peças que usamos em dias mais frios, não deixe de conferir algumas dicas sobre como lavar roupas de inverno.

Tecidos leves

Saias, vestidos e blusas femininas geralmente são feitos em tecidos mais leves. Para secar de forma mais rápida, prenda essas roupas de cabeça para baixo, isso ajuda a não deformar as peças, além de deixá-las mais abertas.

Use cabides

Se você mora em uma casa que não possui quintal ou então em um pequeno apartamento, essa dica com certeza vai te ajudar!

Além de serem usados para organizar as peças no armário, os cabides são bem úteis na hora de secar suas roupas no frio. Legal, não? Com eles, você consegue pendurar mais peças no varal e ainda mantém todas bem esticadas. Assim, as roupas ficam mais arejadas e espaçadas, facilitando o processo de secagem dos fios.

Secador de cabelo

Usar o secador de cabelo também pode ser uma boa opção para secar suas roupas de forma mais rápida, desde que ele seja utilizado para finalizar a secagem de uma peça úmida ou para roupas mais finas.

Lembre-se que secar o varal inteiro, além de gastar muita energia e tempo, pode estragar alguma peça que não pode secar em temperaturas mais elevadas. Por isso, pense bem antes de usar essa dica!

Como secar roupas de cama no inverno

Secar as roupas de cama no inverno é outro desafio. Além de um local arejado, também precisamos de bastante espaço para deixar tudo esticado, certo? Errado. Olha só essas dicas:

Centrifugue mais vezes

Centrifugar as roupas de cama mais de uma vez ajuda bastante no processo de secagem. Sem o excesso de água, a secagem fica consideravelmente mais rápida.

Função Centrifugação sendo selecionada

Dobre os lençóis no varal

Se você não tiver espaço suficiente para secar os lençóis, uma saída é dobrá-los. Mas lembre-se de virar e trocá-los de posição de tempos em tempos, para que sequem completamente e não fiquem com mau cheiro.

Edredons e cobertores

Em épocas frias, evite lavar este tipo de roupa de cama. Eles costumam absorver uma grande quantidade de água e demoram horas para secar, mesmo no Sol. O mais recomendado é esperar um dia bem ensolarado para lavar essas peças maiores.

Pode usar a secadora?

Se a sua secadora tiver capacidade suficiente para secar um edredom e um cobertor, o eletrodoméstico vai te ajudar bastante. Porém, mais uma vez, vale lembrar de sempre verificar a etiqueta da sua roupa de cama!

Outro ponto de atenção, é na questão das cores. Ninguém quer tirar o edredom manchado da secadora, não é mesmo?

Temperatura correta

A temperatura que você vai precisar usar para secar a roupa de cama vai depender do tamanho dela. O peso e espessura são determinantes na hora de selecionar o ciclo certo na sua secadora.

Agora que você já sabe como secar suas roupas de forma mais rápida no inverno, veja algumas dicas de como secar as roupa do jeito certo em qualquer época do ano.

Importante: O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!