Imagem

Aprenda a lavar todas as suas roupas de inverno

Com a chegada dos dias frios, surge a dúvida: como lavar minhas roupas de frio? Listamos um passo a passo completo para você aprender a cuidar dos seus casacos, acessórios e até das roupas de couro. Confira!

Posso lavar minhas roupas de frio na máquina?

Depende. Como sempre ensinamos, a regra de ouro na hora de lavar roupas é checar a etiqueta. Não sabe o que significam aqueles símbolos? Veja nosso guia de símbolos de lavagem.

Via de regra, dá para aplicar algumas regras de acordo com o tecido da roupa. Mas é na etiqueta, também, que você vai saber qual é o tecido da peça.

Cuidados iniciais

Independentemente do tipo de tecido, a separação das roupas por cor deve ser feita sempre, antes de lavá-las na máquina ou deixá-las de molho. Isso porque roupas coloridas podem desbotar e manchar roupas brancas. Então, nunca se esqueça dessa regra básica.

Também é importante separar as roupas por tipo de tecido, já que cada um deles exige um tipo de lavagem. Além disso, o atrito entre tecidos diferentes causa desgaste das fibras, além de contribuir na formação das temidas bolinhas. Aliás, descubra como tirar bolinhas das roupas.

Roupas de lã

Roupas de lã podem ser lavadas à mão ou na máquina. Em ambos os casos, é importante tratá-las como roupas delicadas. Uma dica importante é nunca utilizar calor, seja na lavagem ou na secagem, pois elas podem encolher.

Também é melhor usar sabão líquido no lugar do sabão em pó, já que o segundo pode prender-se nas fibras. Veja mais detalhes de como lavar roupas de lã.

Máquina de lavar funcionando. Com os textos: Ciclo de roupas delicadas; Água fria; Sabão líquido.

Roupas de moletom

O moletom é, normalmente, feito com algodão ou uma mistura de algodão e poliéster. O algodão, por ser uma fibra natural, é bastante suscetível ao calor. Por isso, não use água quente nem seque na secadora.

Caso o seu moletom tenha zíper, o ideal é fechá-lo e virar a peça do avesso antes de lavar na máquina, para evitar que ele danifique outras roupas durante a centrifugação.

Roupas de couro

Roupas de couro não devem ser lavadas. Use uma solução de água e detergente neutro para limpar as peças, com o auxílio de um pano macio. Você também pode usar um limpador específico para couro. No caso do detergente, use um pano úmido para retirá-lo depois da limpeza.

Para aumentar a vida útil da peça, utilize um impermeabilizante de couro depois da limpeza, seguindo as instruções do fabricante.

Roupas de camurça

Para limpar a camurça, use uma escova macia. Para manchas ou limpezas mais profundas, procure uma lavanderia para fazer uma lavagem a seco. Essas peças são muito delicadas e não devem ser molhadas.

Blazer e paletó

Blazer, paletó e outras peças de alfaiataria normalmente podem ser lavadas em casa, mas nunca na máquina. Siga esse passo a passo:
– Dilua detergente líquido para roupas em um balde de água ou no tanque e deixe a peça de molho por 30 minutos.
– Esfregue as partes que acumulam mais sujeira, como colarinho e axilas.
– Enxágue em água fria até retirar todo o detergente.
– Dilua o amaciante em água e mergulhe a peça algumas vezes na solução.

Um blazer com o texto ao lado: Blazer e paletó dvem ser lavados à mão.

– Tire o excesso de água, apertando a peça. Nunca torça.
– Seque na sombra.

Agora que você já sabe como lavar suas roupas de frio, veja como lavar seus acessórios de inverno, inclusive segunda pele e roupa térmica

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!