Imagem

Saiba como tirar mofo e bolor de roupas

Acontece nas melhores famílias: manchas indesejadas aparecem em roupas, lençóis e outras peças quando a gente menos espera. Mas aqui explicamos como tirar bolor de roupa e manchas de mofo da maneira facil!

Por que o mofo e o bolor aparecem nas roupas?

Vários fatores podem causar o aparecimento de manchas de mofo e bolor nos tecidos, mas o mais importante é a umidade. Casas mais antigas podem concentrar umidade nas paredes e armários, causando o aparecimento de mofo e bolor. Para evitar isso, tente manter a casa sempre ventilada e nunca guarde roupas ainda úmidas no armário.

Além das manchas, o bolor e o mofo nas roupas é podem causar reações alérgicas, outro problema é que eles se espalham facilmente para as demais peças, principalmente quando as roupas manchadas estão guardadas no guarda-roupa.

Como evitar o bolor e o mofo nas roupas:

  • Abrir as portas do guarda-roupa pelo menos uma vez ao dia para que ele fique arejado. 
  • Nada de encostar os móveis onde você guarda roupa diretamente na parede, deixar um recuo de pelo menos 2 cm entre ele e a parede.
  • Não guarde peças molhadas ou úmidas.
  • Se você pegou chuva ou a roupa está molhada por algum motivo, não deixe de lava-la imediatamente. 
  • Aquelas peças que você não costuma usar muito ou que são da estação anterior, deixe em um saco a vácuo.
  • Antes de usar a roupa, sempre deixe ela no sol.
  • Mantenha o guarda-roupa organizado, busque fazer uma limpeza pelo menos uma vez por semana. 

Dicas caseiras de como tirar mofo e bolor da roupa:

1. Com Vinagre:

O uso do vinagre para remover esse tipo de mancha é indicado principalmente para as roupas escuras ou aquelas que podem desbotar facilmente. Para essa dica, coloque um pouco de vinagre em um pano limpo e esfregue até que o bolor saia da roupa, caso a peça esteja muito mofada o ideal é deixar ela de molho em um balde com água e vinagre por até 20 minutos e depois lavá-la normalmente. 

2.Usando leite fervido:

Para os tecidos mais delicados essa dica é ótima. Aqui basta esquentar um pouco de leite e depois colocar sobre a mancha, esperar que a roupa clareie e por fim lavar na máquina ou na mão. Além disso, se os tecidos foram coloridos e sensíveis você também pode adicionar um pouco de água e vinagre na hora da lavagem assim além de remover o mofo, ainda garante que os fungos desapareçam. 

3. Utilize bicarbonato de sódio:

Essa dica é ótima para as manchas mais velhas ou as que estão difíceis de serem removidas. Neste caso, coloque 1 colher de bicarbonato para cada litro de água quente e deixe a peça de molho na mistura, aqui você pode também colocar uma xícara de bicarbonato na máquina na hora da lavagem. 

4. Recorra ao suco de limão:

Essa vale para qualquer tipo de roupa, afinal o suco de limão age como um alvejante natural. Você só precisa colocar um pouco do suco sobre a mancha de mofo, levar a peça ao sol e deixa agir, depois é só lavar normalmente.

Cuidados ao encontrar roupas com mofo e bolor

Fique atento ao aparecimento de qualquer mancha para retirá-la o mais rápido possível. As manchas antigas são muito difíceis de remover e o mofo pode até mesmo corroer a peça.

Uma forma de reconhecer o mofo/bolor é pelo cheiro, que costuma ser forte.

Separe as peças que estavam em contato com a roupa mofada e coloque-as em um local arejado.

O local das roupas emboloradas deve ser esvaziado e limpo com produtos adequados para eliminar qualquer fungo restante.

Como tirar as manchas de mofo e bolor

Escove as manchas com uma escova de lavar roupas ou escova de dentes. Faça isso em uma área externa para não espalhar mofo pela casa.

Deixe as peças secarem ao sol, no varal, para matar os fungos.

Depois, deixe a roupa de molho na água fria por até duas horas com OMO Progress+. Em seguida, lave em água quente ou morna. Pode ser necessário repetir o processo.

Depois, volte a secar as peças ao sol.

Fa©ilitaConsul

Importante: Para aquelas peças que só podem ser lavadas a seco, você pode usar um borrifador com uma mistura de água com bicarbonato de sódio ou de vinagre com água e deixá-la secar no sol.

Viu que é fácil se livrar das manchas de mofo e bolor? Mas as vezes, elas ainda podem ficar com um odor forte e desagradável, para saber a melhor forma de remover confira o nosso post de como tirar cheiro de mofo das roupas em 3 passos.

Querendo Facilitar o seu dia-a-dia também preparamos um tutorial de como desencardir roupa branca. Veja como é fácil!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!