Imagem

Como tirar mancha de água sanitária

A água sanitária é um potente alvejante, removedor de manchas, odores, vírus e bactérias de qualquer tecido. Sua ação é bastante abrasiva, então mesmo deixando roupas brancas como se fossem novas, aplicar esse produto com frequência pode desgastá-las mais rápido ou até manchá-las.

Outra contra-indicação é o uso em peças coloridas. Por ter cloro em sua composição, a água sanitária não se dá bem com tecidos tingidos, deixando manchas. Mas acidentes acontecem, então estamos aqui com algumas dicas para te ensinar como tirar mancha de cândida e ajudar a salvar suas roupas, tapetes, cortinas e lençóis coloridos.

Cuidados na hora de remover as manchas

Aqui a agilidade é o mais importante. A mancha precisa ser removida o mais rápido possível para evitar que ela seja permanente ou um estrago ainda maior.

Manchas recentes

Assim que a água sanitária for derramada sobre o tecido, é preciso remover o excesso usando um pano seco ou papel toalha para absorver o máximo de alvejante que puder.

Manchas secas

Nesse caso não tem muito o que fazer. Suas opções são mandar tingir a peça inteira ou tentar customizá-la. Vai depender do seu gosto e orçamento, porque tingir a peça pode sair caro, mas o resultado da customização pode nem sempre ser do seu agrado.

Passo a passo de como tirar mancha de água sanitária

Use detergente

O detergente é um dos produtos mais recomendados e eficientes para quem quer aprender a como tirar mancha de cândida das roupas, então se você já removeu o excesso de água sanitária do tecido, agora vai precisar de quatro ingredientes:

  • Pano limpo
  • Água em temperatura ambiente
  • Água morna
  • Detergente

A remoção aqui precisa ser rápida e vai funcionar assim:

  1. Umedeça o pano limpo com água em temperatura ambiente e coloque mais um pouco de água para esquentar.
  2. Aplique o pano umedecido sobre a mancha, com muito cuidado para não espalhar. Por isso evite esfregar.
  3. Após isso, faça uma solução com água morna e detergente, para cada xícara de chá de água, uma colher de chá de detergente.
  4. Coloque a solução sobre a mancha, deixe agir por cinco minutos e remova-a com uma esponja limpa.
  5. Se achar necessário, repita o passo 4.

Remova as manchas com o vinagre

Se você está sem detergente em casa e quer saber como tirar mancha de água sanitária da roupa ou de outros tecidos, você pode usar o vinagre. Aqui são os mesmos ingredientes, só substituindo o detergente pelo vinagre e de resto é só seguir o passo a passo descrito anteriormente.

Utilize bicarbonato de sódio

Outra solução para remover as manchas causada pela a água sanitária é utilizar o bicarbonato, só que aqui o processo é diferente dos anteriores. Olha só:

  1. Misture um pouco de água com o bicarbonato de sódio, gerando uma pasta.
  2. Aplique isso sobre a mancha e deixe secar.
  3. Quando estiver seco, remova a pasta com uma escova macia, esfregando suavemente.
  4. Remova o restante com um pano limpo.

E o álcool, posso usar?

Se você tem dúvidas se pode remover as manchas de água sanitária com álcool, a resposta é sim. Mas aqui é necessário seguir o passo a passo a risca e tomar muito cuidado porque corre o risco de ao invés de tirar a mancha da roupa acaba espalhando ainda mais. Então olha só os métodos necessários:

  1. Molhe um pedaço de algodão com álcool.
  2. Aplique o algodão sobre a mancha sem esfregar, apenas pressionando levemente.
  3. Faça isso algumas vezes.
  4. O efeito que o álcool tem, neste caso, é de “puxar” a tinta de volta, suavizando a marca deixada pelo alvejante.

Como tirar mancha de água sanitária de roupa preta

Para quem já teve suas peças manchadas pela a água sanitária sabe o estrago que ela pode fazer nas roupas. Aqui infelizmente se não for tomado as precauções acima brevemente não há muito o que se possa fazer, mas uma boa dica para as manchas pequenas é aplicar as canetas para pintar tecido preta. Essa é uma boa forma para conseguir disfarçar as roupas manchadas com cândida.

Se você quer saber como tirar mancha de água sanitária de roupa jeans, aqui também não tem segredo, caso as medidas forem tomadas com antecedência a chance de remoção é maior, no entanto, se a mancha já estiver seca a solução é uma customização.

Agora que você já aprendeu a como tirar mancha de água sanitária, sabia que ela é uma grande aliada na hora de higienizar os nosso eletrodomésticos? Então confira o nosso post em que te ensinamos a como desinfetar máquina de lavar em 6 passos.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!