Imagem

6 erros comuns na hora de lavar roupa e como evitá-los

Cometer erros na hora de lavar a roupa é mais comum do que se imagina. Provavelmente você já deve ter se surpreendido ao retirar uma peça de roupa da máquina e ela ter desbotado, por ter sido misturada com outras peças que soltam tinta. Ou então viu que o tecido da blusa saiu danificado e depois percebeu que usou um ciclo pesado para lavar uma roupa delicada.

É fato que as máquinas de lavar roupa contam com tecnologia cada vez mais avançada que visam lavar a roupa da maneira mais cuidadosa e otimizada. Mas mesmo com as funcionalidades do aparelho é importante que a gente se atente às características da roupa, ao ciclo de lavagem escolhido e aos cuidados na separação da roupa, por cor, tipo de tecido e instruções de lavagem na etiqueta das peças.

Veja mais no site: Como lavar roupas delicadas

Para que você não tenha surpresas desagradáveis, selecionamos 6 erros comuns na hora de lavar roupa e como evitá-los:

Ignorar as instruções de lavagem da roupa

filtro-maquina-de-lavar

Um dos fatores que podem contribuir para que uma peça de roupa estrague é a lavagem errada. Uma peça de roupa é composta por diferentes tecidos, fibras e outros componentes e, dependendo da estrutura da peça, não é recomendado que ela seja lavada na máquina.

Como não ignorar as instruções de lavagem da roupa

Alguns tipos de tecidos como couro, camurça, seda, renda ou itens bordados são mais delicados e, portanto, podem ser danificados ao serem lavadas na máquina. No entanto, a maneira mais segura para você lavar suas roupas é lendo com atenção as recomendações da etiqueta. Se você quer aprender a decifrar os símbolos e informações que constam na etiqueta de suas roupas, nós podemos te ajudar.

Vale dizer também que as lavadoras Consul contam com funções específicas para a lavagem de tecidos delicados, para manter a qualidade das suas roupas. Além disso, para aumentar a proteção à sua roupa você pode virá-la do avesso no momento da lavagem

Escolher a configuração errada da máquina

Pode parecer um detalhe, mas não prestar atenção à configuração de lavagem de um tecido pode prejudicar a qualidade da sua roupa. Quando você seleciona um modo de lavagem, a tecnologia presente na máquina se encarrega de oferecer um ciclo que combine com aqueles tecidos.

Um ciclo para roupas pesadas vai demandar mais intensidade da máquina e, se houver uma peça delicada, pode desbotar ou ficar gasta antes da hora. Da mesma forma, não usar o ciclo edredom para lavar a roupa de cama pode não lavar a peça com a robustez presente na máquina. Por isso, busque sempre usar o ciclo de lavagem da máquina a seu favor para obter uma melhor experiência na hora de lavar suas roupas.

Como não escolher a configuração errada da máquina

escolher-configuracao-maquina
Conhecer as diferentes formas de lavagem da máquina é uma etapa fundamental para ter uma boa experiência com o aparelho e pode evitar acidentes e estragos às suas peças. Se você quer saber como escolher a melhor configuração para a sua máquina, nós temos o conteúdo certo para você.

Exagerar no uso de produtos de limpeza

Pesar a mão no momento de colocar o sabão em pó, amaciante, ou detergente traz muito mais riscos para a lavagem da sua roupa do que maior limpeza. O excesso de produtos pode deixar resíduos nos tecidos, excesso de sabão na máquina lavar e mofo.

Como usar o dosador da máquina corretamente

dosar-roupa-maquina-lavar

Para que você não corra o risco de exagerar na quantidade dos produtos ou até mesmo colocar menos do que o necessário, você pode observar as informações da sua máquina, pois alguns modelos apresentam seu próprio sistema de dosagem. Respeitando os níveis indicados e a quantidade de roupas, você consegue poupar sabão e garantir que suas roupas fiquem sempre bem lavadas.

As máquinas de lavar Consul vêm com o Sistema de Dosagem Extra Econômica, permitindo poupar até 70% de sabão em pó. Com o Copo Dosador de Sabão em Pó você sabe a quantidade exata de sabão que deve usar, de acordo com o nível de água da lavagem e o nível de sujeira das roupas.

Se interessou? Então veja como dosar corretamente os produtos de limpeza na máquina de lavar

Esquecer as roupas molhadas dentro da máquina

Demorar para pendurar as roupas após a lavagem pode facilitar a proliferação de mofo e mau cheiro, deixando-as com um odor desconfortável mesmo depois de secas. Esse também é um dos 6 erros comuns na hora de lavar roupas na máquina.

O que fazer quando esquecer de tirar as roupas da máquina

edredon-maquina-lavar
O recomendado é que as roupas sejam penduradas ou colocadas na máquina de secar logo ao fim do ciclo de lavagem. Mas caso não seja possível, você pode colocar as peças em um ciclo de enxágue e, dessa vez, tirá-las da máquina rapidamente.

Deixar os zíperes abertos na hora de lavar

Colocar roupas com zíperes abertos na máquina pode fazer com que eles fiquem presos no interior do aparelho ou danifiquem outras peças de roupas. Caso você use uma máquina de lavar com carregamento frontal, é possível que eles arranhem o vidro.

Como lavar corretamente roupas com zíper

Além de deixar o zíper da roupa fechado, também é possível colocar a roupa para lavar do avesso. Assim, além de proteger sua máquina e as outras roupas, você também irá conservar a cor natural da peça.

Deixar os botões fechados na hora de lavar

Diferentemente das peças com zíperes, deixar os botões fechados pode ser um problema. Isso porque a força produzida dentro da máquina pode estressar a costura onde o botão está.

Qual a forma correta de lavar roupas com botão

Para manter a qualidade da roupa com botão na hora de lavar o ideal é desabotoá-las. Algumas peças contam com botões que não abrem. Nesses casos, o melhor é usar um saco de pano para proteger a roupa durante a lavagem.

Agora que você já sabe como evitar erros na hora de lavar roupa, dê uma olhada em como lavar a roupa rápido e bem lavada.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!