Como tirar mancha de roupa branca na máquina de lavar

como tirar mancha de roupa branca

Você já se deparou com manchas na sua peça de roupa branca que achou que nunca mais sairia? Ou até mesmo achou que o seu único recurso era jogar água sanitária? Você não é o único. Mas a boa notícia é que você não precisa evitar usar as roupas que tanto gosta por medo de sujá-las, pois a máquina de lavar é uma grande aliada quando o assunto é tirar manchas de roupas brancas. Com alguns cuidados pré-lavagem e na escolha do ciclo da máquina, é possível deixar suas roupas brancas como novas.

Como a máquina de lavar pode ajudar

Alguns modelos de máquina de lavar contam com recursos exclusivos para tirar manchas de roupas brancas. Na Consul, esse recurso está presente no catálogo de produtos.

Para se ter uma ideia, a máquina de lavar Consul 12 kg com Dosagem Extra Econômica e Ciclo Edredom – CWH12AB conta com programas específicos para lavar roupas brancas e coloridas com diferentes níveis de sujeira.

A função “Roupas Brancas Muito Sujas” inicia o ciclo deixando a roupa suja de molho, seguido de uma lavagem, enxágue e centrifugação. O tempo estimado de lavagem é de 1h37.

Para roupas brancas pouco sujas você pode colocar para lavar no programa “Roupas Brancas Sujas”. Essa função conta com o molho, seguida da lavagem, enxágue e centrifugação e o tempo estimado de lavagem é de 1h14.

Lembrando que o tempo informado de cada lavagem não considera o tempo de enchimento da máquina, que pode variar. Na média, o período de abastecimento acrescenta de 15 a 20 minutos no tempo total da lavagem.

Para os momentos em que a roupa branca está levemente suja, também é possível encontrar um programa de lavagem que atenda essa necessidade. É o “Roupas Brancas Pouco Sujas”. Essa função não deixa as roupas de molho, oferecendo a lavagem, o enxágue e a centrifugação.

Camiseta branca manchada como limpar

1. Importância de cuidar da mancha antes de levá-la à máquina

Um ponto muito importante para se ter atenção é que sua roupa precisa de cuidados antes mesmo de entrar na máquina de lavar. Sabe aquela etiqueta que geralmente cortamos porque incomoda na pele? É nela que encontramos as instruções necessárias sobre como conduzir a lavagem e os demais cuidados com aquela peça.

Peças mais delicadas como lã e seda necessitam de um ciclo de lavagem mais leve e recomenda-se colocar a roupa em um saco protetor para ir à máquina. Já toalhas e alguns tipos de lençóis são mais resistentes, suportando ciclos de lavagem mais pesados. E por fim, existe peça que não pode ser lavada na máquina, sendo a lavagem manual o mais indicado. Aqui você encontra dicas para interpretar as instruções da sua roupa.

Porém, existem alguns segredinhos de lavanderia que te ajudam com alguns cuidados antes da peça ir para a máquina de lavar. Veja a seguir alguns que preparamos para você.

Como tirar mancha de maquiagem

Retire o excesso com uma escova macia e aplique um pouco de detergente. Esfregue com a escova e depois faça a lavagem normalmente, na máquina ou à mão.

Como tirar mancha de caneta

Utilize um algodão embebido em álcool. Esfregue-o sobre a mancha até ela sair. Siga com a lavagem normal.

Como tirar mancha de caneta hidrocor (canetinha)

Aplique um pouco de leite quente sobre a mancha e esfregue até a mancha sair. Em seguida lave na máquina.

Como tirar mancha de sangue

Aplique um pouco de vinagre branco sobre a mancha por 10 minutos, esfregue e enxágue. Em seguida lave na máquina. Se a mancha de sangue já secou, o ideal é deixar a peça de molho com um tira-manchas. Siga as instruções do fabricante.

Como tirar mancha de ferrugem

Botões e zíperes podem enferrujar e acabar manchando a sua calça jeans favorita. Para esse tipo de situação, faça uma solução com limão e bicarbonato de sódio. Utilize ½ copo de suco de limão e ½ xícara de bicarbonato de sódio e aplique sobre a mancha.

Como tirar mancha de graxa

A graxa é uma das maiores vilãs quando pensamos em manchas nas roupas. Mas é possível retirá-la sem problemas. Primeiro retire o excesso com papel toalha. Em seguida, aplique amido de milho ou talco sobre a mancha. Depois de retirar o excesso com uma escova de cerdas macias, esfregue a mancha com detergente para roupas. Lave normalmente.

Veja o passo a passo detalhado para tirar manchas de graxa da roupa.

Como tirar mancha de gordura

Manchas de gordura que secam são muito difíceis de retirar. Por isso, se possível, aja na hora do acidente! Antes de tudo, coloque talco ou amido de milho sobre a mancha. Eles vão absorver a gordura.

Deixe de um dia para o outro e, no dia seguinte, caso a mancha não tenha saído completamente, utilize detergente para louça incolor. Esfregue com cuidado, enxágue com vinagre branco, retire o excesso com água e siga com a lavagem normal.

Como tirar mancha de tinta

No caso de manchas de tinta látex (à base de água), retire o excesso de tinta com a ajuda de uma colher ou com outro objeto similar. Enxágue com água morna, esfregando a mancha. Use detergente para louça incolor e esfregue até tirar a mancha. Repita o processo, se necessário. Lave normalmente.

Como tirar mancha de tinta de cabelo

Para tirar tinta de cabelo da roupa, coloque um pouco de vinagre branco ou água oxigenada 10 volumes sobre a mancha. Esfregue com uma escova macia até retirar a tinta, enxágue e faça a lavagem normalmente.

Como tirar mancha de molho de tomate

Para manchas de molho de tomate, ketchup, molho barbecue ou de pimenta, retire o excesso com um papel toalha ou guardanapo. Depois vire a peça do avesso e coloque sob água corrente. Assim, a mancha sai ao invés de penetrar mais na roupa. Feito isso, esfregue a mancha com detergente para louça e enxágue. Lave normalmente.

Camisa branca como limpar

2. Dicas importantes para o momento de lavar a roupa branca na máquina

Veja alguns outros cuidados para lavar sua roupa branca na máquina de lavar.

Separe suas roupas por cores e tecidos

Essa prática deixa a peça livre de pelinhos depois da lavagem, além de evitar que alguma outra roupa desbote e manche a roupa branca.

Não coloque diferentes tipos de tecido para serem lavados juntos. Roupas de tecidos diferenciados como plush, atoalhado ou ainda os mais delicados, como seda e cetim, precisam ser lavadas cada uma com seu grupo. Por isso, mesmo que sejam da mesma cor, não coloque peças de moletom para serem lavadas com lingerie, por exemplo.

Agora que você já sabe como tirar mancha de roupa branca na máquina de lavar, que tal ver truques fáceis e rápidos para usar na hora de secar a roupa?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!