Imagem

Guia de como tirar manchas de roupas coloridas

Você já deve saber que roupas coloridas precisam de mais atenção tanto na hora de lavar quanto na remoção de manchas, não é mesmo? Mesmo assim ainda tem dúvidas sobre qual método usar para tirar alguns tipos de manchas das suas peças com cores sem danificá-las? Vem que te ensinamos a como tirar manchas de roupas coloridas que já secaram ou aqueles que ainda são recentes.

Como tirar mancha de roupas coloridas com vinagre

Esse será seu melhor amigo na remoção das manchas em roupas coloridas, principalmente quando usado junto do bicarbonato de sódio. A reação química gerada pela combinação dessas duas substâncias, um ácido e uma base, é chamada ácido carbônico. O efeito se dissipa rápido, o que gera as bolhas de gás carbônico. Essa solução é um potente desengordurante que não agride sua roupa, então o verá com alguma frequência neste texto.

O vinagre também pode ser usado no enxágue das peças coloridas, sempre é bom acrescentar uma colher de sopa durante esse processo para ajudar a manter as cores das suas roupas por mais tempo.

Remoção das manchas amarelas:

Para remover encardido, as alternativas são usar vinagre ou limão na remoção desse tipo de mancha das roupas coloridas. Caso, queira usar o vinagre para remover manchas amarelas, basta misturá-lo com água, aplicar na peça de roupa deixando agir por 30 minutos e depois lavá-las normalmente. Mas, se escolher usar o limão o passo a passo também é bem simples, é necessário aplicar o suco de limão com bicarbonato sobre a peça e deixar agir por 1 hora no sol, por último é só lavar a peça como de costume. Se você quiser outras dicas para a remoção desse tipo de mancha, confira o nosso post de como tirar manchas amarelas de roupas coloridas e brancas.

Como tirar caruncho de roupa colorida

Carunchos são pequenos insetos que vivem em superfícies de madeira, especialmente quando ela também está em um ambiente escuro. Ou seja, o interior do guarda-roupa é o paraíso para eles. Caso não consiga evitá-los, é preciso sempre ter atenção às roupas porque eles tanto podem se alimentar dos tecidos, deixando furos no lugar, quanto podem manchar suas roupas com pequenos pontos pretos ou marrons.

Maneiras de remover caruncho de roupas coloridas

  • Aplique um removedor de manchas sobre as peças, de acordo com as instruções presentes na embalagem e na etiqueta da roupa;
  • Mergulhe as roupas manchadas em uma solução de água com vinagre, algo como duas xícaras de vinagre para um balde de água. Deixando de molho por cerca de uma hora, posteriormente esfregando o tecido com detergente aplicado na área manchada. Após isso, lave normalmente.

Manchas de ferrugem

Em todos os casos, quanto mais cedo a mancha for removida, melhor. Porém, no caso da ferrugem isso é especialmente importante. Esse tipo de mancha, quando envelhecida, pode virar uma enorme dor de cabeça. Aqui o vinagre branco com bicarbonato de sódio (ou, se não tiver, sal de cozinha) é quem mais vai te ajudar na remoção sem o risco de desbotar as cores. Para saber mais, veja o post de como tirar ferrugem de roupa.

Como tirar mancha de desodorante de roupa colorida

O processo nesse tipo de mancha é bastante simples, mas demorado. Aplique uma boa quantidade de vinagre diretamente sobre a mancha, então coloque a peça e molho na água por pelo menos oito horas. Depois é só lavar normalmente.

Dicas para remover manchas de vinho

Vinho é outra mancha que precisa de ainda mais rapidez na remoção. Isso porque a chance de sucesso na remoção total é muito maior quando a mancha ainda está úmida. Tentar absorver o quanto puder do vinho com papel toalha e o coloque-o para lavar o quanto antes. Se a mancha persistir, aplique um tira-manchas ou faça a solução de vinagre branco com bicarbonato de sódio.

Agora para aprender como tirar mancha de vinho de roupa colorida quando essas já estão secas, é necessário aplicar uma solução de vinagre com bicarbonato de sódio e deixe-o agir por até 30 minutos, então lave a peça.

Como tirar graxa de roupa colorida

Essa mancha precisa de mais etapas. Primeiro, use papel toalha para remover o excesso de graxa sobre a roupa, mas evite esfregar ou vai acabar espalhando a mancha. Depois, aplique amido de milho ou talco para absorver a gordura em excesso que ainda restar na peça, este processo leva cerca de 30 minutos. mergulhe a roupa em água quente e aplique sabão em pó ou detergente sobre a mancha, esfregue, enxágue, repita esse processo final até ela desaparecer. Então lave a roupa normalmente.

Agora que você já aprendeu a como tirar manchas de roupas coloridas, que tal conhecer o nosso guia de como tirar manchas? Assim você irá saber como resolvê-las caso ocorra um imprevisto.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!