Imagem

Como tirar mancha amarela da roupa?

Você sabia que aquela mancha amarelada que aparece na roupa é criada pela reação entre a sua transpiração em contato com o alumínio que é encontrado na maioria dos desodorantes? Pois é! O suor possui uma proteína que combinada ao metal presente nesses produtos, acaba gerando as temidas manchas amarelas.

Um tanto contraditório esse assunto, né?

Você passa seu antitranspirante pela manhã para garantir um dia limpinho e devidamente cheiroso e então é surpreendido por uma mancha dessas depois de um dia um tanto puxado…

Esse efeito é geralmente mais comum na roupa branca e de algodão, mas na verdade nenhuma cor está livre disso… No entanto, tranquilize-se porque esse não é o fim da sua peça de roupa. Muito pelo contrário, reunimos aqui algumas dicas de como tirar mancha amarela de roupa e ter sua peça limpinha e cheirosa de volta.

As grandes estrelas na hora de tirar as manchas amarelas da roupa de forma caseira são: bicarbonato de sódio, limão e vinagre branco.

Tirar mancha amarela usando bicarbonato

Além de ser utilizado em diversas receitas, o bicarbonato de sódio tem o mesmo efeito de alguns produtos de limpeza, só que em menor escala. Quando em contato com as manchas, os gases gerados liberam a sujeira por meio de uma reação química dissolvendo a mancha amarelada.

1º passo – faça uma mistura de bicarbonato

Basta misturar 5 colheres de sopa de bicarbonato e 5 colheres de sopa de sal em 5 litros de água e deixar a peça de molho por até duas horas.

2º passo – esfregue e lave

Em seguida, esfregue o local da mancha e coloque a roupa para lavar repetindo o procedimento se necessário.

Dica extra: Você também pode preparar uma solução com partes iguais de água, bicarbonato de sódio e água oxigenada, esfregando a mistura com uma escova de cerdas macias na mancha. Deixe a solução agir por 30 minutos e lave a peça normalmente.

Tirar mancha amarela da roupa usando limão

Sabia que um simples limão, também pode ajudar você a remover a mancha amarela da sua roupa?

1º passo – passe limão na mancha

Esfregue o suco do limão na zona manchada, depois adicione um pouco de bicarbonato (sim, aquele do item anterior) e coloque a peça ao sol por 1 hora.

2º passo – lave normalmente

O passo seguinte é lavar a peça na máquina como de costume para finalizar.

Tirando as manchas com vinagre

O vinagre, que ajuda a deixar sua salada ainda mais saborosa, também vai ajudar a salvar a sua roupa dessas manchas amarelas. Pode acreditar!

1º passo – faça uma mistura de água e vinagre

Em uma xícara de água, acrescente duas colheres de sopa de vinagre branco destilado, misture e aplique sobre a mancha.

2º passo – aplique e lave

Deixe a solução agir por 30 minutos e finalize lavando a peça na máquina.

Dica extra: Você também pode misturar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 1 colher de sopa de vinagre branco, fazendo uma pasta com os dois ingredientes e espalhando sobre a parte amarelada da roupa ainda seca. Deixe descansar por uma hora e depois coloque a roupa na máquina de lavar normalmente.

Depois dessas dicas, com certeza você ficará craque!

Lembre-se:
Depois de muito tempo guardado, qualquer tipo de tecido tende a desenvolver manchas amareladas. Vale a pena dar uma checada nas suas peças quando for dia de arrumar o armário.
Obs.: Sempre respeite as instruções na etiqueta da peça. 😉

Gostou das dicas? E agora, o que acha de saber como tirar bolor da roupa? É fácil, a gente já Facilitou pra você!

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!