Imagem

Como tirar mancha amarela da roupa?

Você sabia que as manchas amareladas que aparecem nas roupas (especialmente as delicadas) são criadas a partir da reação química entre o desodorante e o suor? Para resolver esse problema, reunimos algumas dicas simples de como tirar a mancha amarela de roupas brancas e coloridas sem dificuldades.

Esse efeito é mais comum em roupas brancas e de algodão, porém não invalida a possibilidade de acontecer em peças coloridas. Além de utilizar o alvejante para remover esse tipo de mancha, existem soluções caseiras que também brilham na hora de resolver o problema, sendo a base delas: bicarbonato de sódio, limão e vinagre branco.

Como tirar mancha amarela de roupa branca

Não existem grandes mistérios para remover manchas amareladas de roupas e tecidos brancos. Portanto, listamos aqui algumas soluções caseiras simples para você usar antes ou durante o processo de lavagem da peça.

Usando o Bicarbonato de Sódio

1º passo – faça uma mistura de bicarbonato

Basta misturar 5 colheres de sopa de bicarbonato e 5 colheres de sopa de sal em 5 litros de água e deixar a peça de molho por até duas horas.

2º passo – esfregue e lave

Em seguida, esfregue o local da mancha e coloque a roupa para lavar repetindo o procedimento se necessário.

Dica extra: Você também pode preparar uma solução com partes iguais de água, bicarbonato de sódio e água oxigenada, esfregando a mistura com uma escova de cerdas macias na mancha. Deixe a solução agir por 30 minutos e lave a peça normalmente.

Usando o Limão

Sabia que um simples limão, também pode ajudar você a remover a mancha amarela da sua roupa?

1º Passo – Passe limão na mancha

Esfregue o suco do limão na zona manchada, depois adicione um pouco de bicarbonato (sim, aquele do item anterior) e coloque a peça ao sol por 1 hora.

2º Passo – lave normalmente

O passo seguinte é lavar a peça na máquina como de costume para finalizar.

Como tirar mancha amarela de roupas coloridas

Assim como as soluções caseiras que apresentamos para tecidos brancos, existem outras disponíveis para remover manchas amarelas de roupas coloridas. Desse jeito, listamos abaixo duas formulas simples para você usar antes da etapa de lavagem dos tecidos.

Usando o Água Sanitária

Por mais estranho que pareça, é possível usar água sanitária (da maneira correta) para remover manchas amareladas da roupa, confira:

1º Passo – faça uma mistura de água sanitária

Misture 12 colheres de sopa de açúcar branco em 1 litro de água e deixar a peça de molho por cinco minutos.

2º Passo – lave na máquina

Em seguida, retire a roupa da mistura e coloque-a para lavar na máquina.

Atenção: Ao manusear água sanitária, tome cuidado para não derramar o produto puro em tecidos coloridos.

Tirando as manchas com vinagre

O vinagre, conhecido por auxiliar no processo de remoção de diversas manchas, pode ajudar a remover as manchas amarelas em tecidos coloridos (e brancos também!).

1º passo – faça uma mistura de água e vinagre

Em uma xícara de água, acrescente duas colheres de sopa de vinagre branco destilado, misture e aplique sobre a mancha.

2º passo – aplique e lave

Deixe a solução agir por 30 minutos e finalize lavando a peça na máquina.

Dica extra: Você também pode misturar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 1 colher de sopa de vinagre branco, fazendo uma pasta com os dois ingredientes e espalhando sobre a parte amarelada da roupa ainda seca. Deixe descansar por uma hora e depois coloque a roupa na máquina de lavar normalmente.

Lembre-se:

Depois de muito tempo guardado, qualquer tipo de tecido tende a desenvolver manchas amareladas. Vale a pena dar uma checada nas suas peças quando for dia de arrumar o armário.

Obs.: Sempre respeite as instruções na etiqueta da peça. Se você não sabe o que significa cada um dos símbolos de lavagem, confira nossa postagem!

Gostou das dicas? E agora, o que acha de aprender como tirar bolor da roupa? É fácil e a gente te conta como!

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!