Imagem

4 dicas de como tirar manchas de shoyu

O Shoyu se tornou presença constante não só em restaurantes de comida asiática como também nas casas dos brasileiros. Ainda que seja tradicionalmente usado na preparação e acompanhamento de pratos como Lamen, yakissoba, frango xadrez, sushi e sashimi, esse molho com base em soja tem sido utilizado em variações de pratos ou só para temperar saladas e caldos. Com isso, acidentes usando esse molho tem se tornado bem comum também e aqui iremos te ensinar 5 formas de como tirar shoyu das roupas e do tapete. Confira:

Molho shoyu mancha?

Caso você esteja se perguntando se o shoyu mancha a roupa, saiba que a resposta é sim, por isso, todo cuidado é pouco na hora de usar esse molho ao preparar e durante as suas refeições.

O lado positivo é que o shoyu sai da roupa, pode ser que seja complicado fazer a remoção, porém seguindo as nossas dicas você vai conseguir deixar os tecidos sem as manchas novamente.

Dicas de como tirar mancha de molho shoyu da roupa:

Água quente é a melhor maneira de remover esse tipo de mancha, mas a água fria pode ser usada para limpar a peça de roupa no instante em que ela foi manchada. Para isso, aplique a água fria na mancha do lado avesso para tirar o excesso de shoyu sem acabar espalhando no tecido, facilitando as próximas etapas.

Manchas recentes:

Ingredientes:

  • Limão
  • Água quente
  • Detergente neutro

Faça uma mistura do suco do limão, com a água quente e o detergente neutro, aplique a solução sobre a mancha com um pano limpo até ela sair. Finalize lavando normalmente. Na hora de secar, evite sol direto sobre a peça de roupa, ou ela pode acabar ficando manchada pelo limão.

E como tirar a mancha de shoyu ainda no restaurante? Pode parecer estranho, mas o único ingrediente que vai precisar é um que está sempre disponível em restaurantes de comida oriental:

  • Gengibre

Você vai precisar esfregar o ingrediente sobre a mancha ainda fresca para que ele absorva o molho, depois é só lavar a área manchada com água e um pouco de sabão.

Manchas secas:

Se você quer aprender a tirar mancha de shoyu que já secou, saiba que o processo é muito mais simples do que você imagina. Vai precisar de:

  • Balde
  • Água e sabão

Encha o balde com água e sabão, então deixe a peça de molho por 20 ou 30 minutos. A mancha vai estar amolecida o bastante para a aplicação de algum dos outros métodos e para sair totalmente durante uma lavagem normal.

Tirando mancha de shoyu do tapete

Nesse caso o recomendável é procurar por ajuda profissional, mas quando isso não for possível ou se quiser prestar os primeiros socorros ao tapete acidentado, você vai precisar de:

  • 500 ml de água
  • 1 colher de sopa de detergente neutro

Primeiro misture os ingredientes. Então, aplique-os sobre a mancha com um pano limpo. Agora com com um pano seco, absorva a sujeira e a umidade suavemente, dando leves batidinhas sobre a área manchada.

Acidades com ingredientes que usamos na hora de cozinhar e durante as nossas refeições acontecem. Dessa forma, precisamos estar preparados para conseguir remover qualquer tipo de mancha, por isso, que tal aprender também como tirar mancha de molho de tomate em 5 passos?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!