Imagem

Como tirar manchas de molho de tomate em 5 passos

Acidentes acontecem, seja com adultos ou crianças. Ninguém, por mais cuidadoso que seja, está livre desses imprevistos e infelizmente sua roupa favorita pode entrar em contato com líquidos que mancham o tecido.

Agora chegou a vez de enfrentar um dos maiores vilões quando o assunto é sujeira: vamos aprender como tirar mancha de molho de tomate e deixar sua roupa com aparência de nova? É bem mais fácil do que você imagina. Vamos lá!

Mancha recente

Quanto antes você remover o molho da roupa, menos tempo ele fica em contato com as fibras e vai grudar menos no tecido. Então siga essas etapas simples:

1º passo – retire o excesso

Tire o excesso do molho usando um guardanapo com movimentos leves e sem apertar, assim não espalha mais.

2º passo – lave em água corrente

Vire a roupa do avesso e leve até a pia ou tanque. Abra a torneira e deixe a água escorrer e começar a tirar a mancha de molho de tomate. Assim, a água “empurra” o molho de dentro pra fora, sem deixar que ele penetre mais no pano.

3º passo – aplique detergente

Depois de retirar esse excesso, aplique detergente para lavar louça por toda a mancha e esfregue suavemente com movimentos circulares.

4º passo – se precisa, repita o processo

Se a mancha de molho de tomate ainda teimar em não sair, repita o processo usando sabão em pó ou líquido para roupas.

5º passo – lave normalmente

Olhe o tecido contra a luz para ver se não ficou nenhuma marca. Se ela saiu, agora é só lavar toda a peça normalmente na próxima lavagem, seguindo as indicações da etiqueta.

Mancha seca

Se a mancha já secou, o trabalho é um pouco maior, mas não é impossível, você só vai precisar de alguns produtos. Veja como fazer:

1º passo – umedeça a mancha

-Molhe com um pouco de água para deixar a parte da mancha úmida.

2º passo – aplique alvejante

Aplique uma mistura de alvejante em pó e água (caso a etiqueta da roupa permita) e deixe agir por aproximadamente 5 minutos.

3º passo – aplique sabão em pó

Se a roupa não pode ser lavada com alvejante, faça o mesmo procedimento aplicando um pouco de sabão em pó misturado com um pouquinho de água, formando uma pastinha, ou sabão líquido para roupas.

4º passo – esfregue e enxágue

Esfregue com uma escova ou esponja e enxágue.

Depois de remover a mancha, coloque a peça de roupa para lavar junto com as outras normalmente. Aqui tem algumas dicas de como lavar roupa na máquina sem complicação.

Além de mostrar como tirar manchas de molho de tomate, a gente aqui do Facilita já explicou como tirar mancha de vinho e também como tirar graxa da roupa, confira!

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!