Imagem

Como congelar a ceia de Natal?

A ceia de Natal é uma tradição. É a época em que se reúne a família inteira para esperar pelo grande jantar na hora do Natal. E por ser uma grande festa, é normal que a quantidade de comida também seja bem grande e, muitas vezes, acabe sobrando. Muita gente divide entre os convidados, mas vez ou outra, nem sempre isso é possível e a única saída para não perder a comida ou jogar fora é congelar a ceia.

Cozinha com destaque para geladeira, com freeze inferior sendo aberto

E como são vários tipos de alimentos diferentes, você vai precisar de cuidados diferentes para garantir que tudo fique congelado e não se desperdice nada. Abaixo vamos dar algumas dicas de como congelar a ceia de Natal.

Carnes

As peças de carne, como tender, pernil ou uma carne vermelha assadas podem ser congeladas sem problema nenhum. Os peixes também podem ser congelados, porém, podem perder um pouco do sabor e da textura.

Para armazenar, corte tudo em pedaços menores e guarde em potes bem vedados. Quanto menos ar circular dentro do pote, melhor conservado vai ficar seus alimentos.

 

Arroz e outros acompanhamentos

O arroz, lentilha e a farofa também estão sempre presentes na ceia de Natal. Tanto o arroz como a lentilha podem ser facilmente congelados em potes ou saquinhos plásticos.

Tigela cheia de arroz sendo tampada

Já a farofa, depende com quais ingredientes você preparou. Se tiver ovos, por exemplo, recomendamos não congelar pois eles costumam adotar um aspecto mais borrachudo e esponjoso, depois de descongelado. Neste caso, é melhor armazenar na geladeira e consumir nos próximos dias!

Saladas

Para as saladas, a história é um pouco diferente. O ideal que é que elas sejam consumidas assim que temperadas ou, no máximo, guardar por alguns dias na geladeira. Congelar saladas que contenham verduras em folhas, como alface e rúcula, por exemplo, não é recomendável.

Ou seja, a melhor dica é fazer uma porção suficiente para seus convidados e não ter que se preocupar com as sobras de salada após a ceia.

Frutas secas, cristalizadas e castanhas

Nozes, damascos, uvas passas, amêndoas e avelãs podem ser congeladas por até um ano. Para isso, basta colocá-las dentro de saquinhos próprios para o congelador, retirar o máximo de ar e pronto. E aqui nós te ensinamos como congelar frutas frescas.

Se já passou o Natal e você está com esse trabalho de guardar tudo da melhor forma possível, aqui tem algumas dicas de como organizar e otimizar o espaço do freezer.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!