Feijoada vegana: conheça a versão sem carne

A feijoada é um dos pratos preferidos dos brasileiros, a receita que leva feijão preto, linguiça, paio, carne seca, arroz, couve e laranja dá água na boca só de pensar. Mas existem outras versões para essa receita brasileiríssima, uma delas é a feijoada vegana. Sim, a versão sem carne tem se tornado cada vez mais popular e, acredite, ela pode ser feita com ingredientes que você tem na sua casa e fica tão boa quanto a receita convencional.

O que é feijoada vegana

A feijoada vegana pode ser vista como um ensopado de feijão preto, no qual ao invés de ter a carne como complemento, são os legumes que ocupam esse lugar. Ingredientes como batata, abóbora, cenoura, beterraba, pimentão, chuchu, cebola, alho são alguns dos itens que ajudam a compor uma receita de feijoada vegana.

O modo de preparo da feijoada vegana é semelhante à versão com carne, na qual o feijão preto deve ficar de molho de um dia para o outro, e levado à panela de pressão para cozinhar. Enquanto o restante dos ingredientes é refogado em uma frigideira para deixar a feijoada vegana mais saborosa.

Até aí, tudo bem. Certo? Afinal, feijão preto e legumes são alimentos que costumam fazer parte da nossa rotina alimentar e ninguém acha estranho comer arroz e feijão preto com esses acompanhamentos. Versões mais clássicas da feijoada vegana podem ser feitas com os ingredientes citados acima.

Mas, além dos legumes, existem outros ingredientes e temperos que também ajudam a trazer mais sabor à feijoada vegana.

Ingredientes que compõem a feijoada vegana

Além dos legumes, existem outros ingredientes e temperos que também ajudam a trazer mais sabor à feijoada vegana. Veja a seguir.

Tofu

O tofu é um ingrediente muito popular na culinária vegana feito à base de soja. Sua textura firme e encorpada faz com que esse seja utilizado como substituto do queijo na culinária vegana, devido à sua aparência. No entanto, o tofu é um ingrediente com gosto neutro, por isso, ele pode ser usado em diferentes tipos de pratos, uma vez que o sabor dependerá do tipo de tempero que ele irá receber.Na feijoada vegana, ele serve como um tipo de substituto para as carnes. E pode ser consumido frito e temperado com páprica defumada e sal. Veja a seguir como fritar tofu.

Ingredientes

  • 300 gr de tofu
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de azeite

Modo de preparo

  1. Corte o tofu em quadrados pequenos
  2. Aqueça uma frigideira com azeite e deixe o tofu dourar dos dois lados
  3. Tempere com a páprica defumada e o sal

Tempero para defumar a feijoada vegana

Quem experimenta uma feijoada pode sentir o gostinho de alimentos defumados, que é tão característico da feijoada com carne. Para isso, é possível fazer uma mistura de temperos que proporcionam o sabor tão característico da carne. Veja a seguir como preparar o tempero para defumar.

Ingredientes do tempero vegano para defumar

  • 1 colher de sopa de molho shoyo
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 1 colher de chá de páprica picante
  • 3 colheres de sopa de óleo de semente de gergelim torrado

Modo de preparo do tempero vegano para defumar

  1. Misture todos os ingredientes em um recipiente
  2. Coloque a mistura na geladeira de um dia para o outro
  3. O tempero para defumar pode ser acrescentado durante o processo de cozimento do feijão com os legumes da feijoada vegana. Além disso, em outras situações, como em um refogado de carne, linguiça e hambúrguer de soja, também é possível acrescentar o tempero vegano para defumar.

Carne vegetal

A culinária vegana conta com diferentes tipos de carnes que podem ser feitas de soja, de vegetais e até mesmo de frutas, como caju ou jaca. As opções de carnes vegetais para acompanhar a feijoada são muitas, mas todas têm o objetivo de proporcionar uma experiência saborosa e nutritiva ao substituir a carne.

Segredos para preparar uma boa feijoada vegana

Um detalhe importante ao preparar a feijoada vegana é o tempo de cozimento dos legumes. Alguns vegetais mais densos levam mais tempo para ficarem macios para o consumo, enquanto outros podem acabar se desfazendo, se ficarem muito tempo em contato com o fogo.
Sendo assim, como os legumes são ingredientes importantes na culinária vegana, é importante se atentar ao tempo de cozimento, para que não fiquem duros ou moles demais.

Vegetais densos

Por serem mais encorpados e densos, vegetais como abóbora, alho poró, batata, cenoura, mandioca e couve-flor, salsão costumam levar entre 20 e 25 minutos para cozinhar na água fervente. Na panela de pressão, o tempo de cozimento desses alimentos é de 8 a 15 minutos.

Vegetais folhosos

Já os vegetais folhosos costumam levar menos tempo para cozinhar. Alimentos como espinafre, repolho e rúcula costumam levar de 3 a 5 minutos para cozinhar.
Agora que você já sabe quais são os ingredientes e temperos para preparar uma receita de feijoada vegana, que tal ver uma receita e também como preparar os acompanhamentos para a feijoada vegana.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!