Postado 16 de dezembro de 2019

Cozinhar é uma tarefa diária que pode ser muito prazerosa, e muitas vezes dá trabalho. E saber cozinhar na panela de pressão vai ser um diferencial para otimizar seu tempo na cozinha e aumentar as alternativas de cardápio.
São muitas as vantagens de usá-la para cozinhar no dia a dia. Ela cozinha os alimentos em até 1/3 do tempo de outras panelas e métodos de cozimento – e, com isso, economiza gás. Além de preparos básicos, como o feijão, ela pode ser usada para fazer pratos como risotos, macarronadas e outras opções em uma panela só, sujando menos louça. Ah, e o cozimento na pressão conserva até 90% dos nutrientes dos alimentos.
Veja nossas dicas abaixo e tire a sua panela de pressão do fundo do armário hoje mesmo!
Você é uma dessas pessoas que morre de medo da panela de pressão explodir? Pode parar de se preocupar com isso agora mesmo. Ela é um aparelho seguro para o uso doméstico e não vai causar nenhum acidente na sua casa.

A panela de pressão cozinha mais rápido porque ela mantém o vapor do cozimento lá dentro, circulando em temperaturas que podem ultrapassar os 100°C. Para que esse mecanismo funcione, a panela é fechada com uma borracha que veda a tampa, segurando a passagem do ar quente. E, para que ela não exploda, ela conta com uma trava de segurança e com a válvula de pino que solta o vapor. Se a sua panela está soltando fumaça pela válvula, pode ficar tranquilo que ela não vai explodir de jeito nenhum.

Leve o alimento ao fogo na panela de pressão e tampe de acordo com as instruções do manual do seu produto – algumas tampas travam encaixando de dentro para fora, outras de um lado para outro.
Comece a contar o tempo de cozimento a partir do momento em que a panela pegar pressão, ou seja, quando começar a sair fumaça pelo pino.
Abaixe o fogo assim que a panela começa a soltar vapor. Assim, você evita que os alimentos queimem lá dentro, já que você não pode mexê-los durante o preparo.
Quando terminar de cozinhar, desligue o fogo e deixe que todo o vapor saia da panela pelo pino antes de abrir a panela. Não precisa sentir medo do barulho, é apenas o vapor saindo!
Quando o pino não estiver mais fazendo nenhum barulho, você pode abrir a panela.
Nunca tente abrir a panela de pressão antes de deixar todo o vapor sair. Existem truques caseiros para acelerar esse processo, como colocar a panela debaixo da torneira ou usar um garfo para levantar o pino, mas eles podem provocar acidentes. Evite!
Grãos como feijão e grão de bico cozinham mais rápido se ficarem de molho em água de um dia para o outro antes de irem para a panela de pressão.
Como o tempo de cozimento é reduzido, sempre tempere bem a comida que você vai preparar na pressão, de preferência com antecedência, para que alimentos como carnes, por exemplo, “peguem” o tempero. A exceção são os grãos: o feijão nunca é temperado antes de ir para a panela!
É muito importante usar líquidos para cozinhar os alimentos na pressão, para que a panela produza vapor em vez de apenas esquentar demais e queimar a comida. Mas cuidado: não encha a panela de água até a boca ou você pode, no mínimo, ter que limpar uma baita sujeira no fogão quando o caldo começar a vazar pelo pino. O ideal é encher, no máximo, 2/3 da panela.
Para cozinhar com segurança, fique sempre de olho na panela enquanto ela estiver no fogo. Se você perceber que o pino está obstruído ou que a borracha não está vedando totalmente a tampa, troque-os imediatamente.
Veja na tabela abaixo quanto tempo demora para cozinhar na panela de pressão.
Alimento
Tempo de cozimento
Feijão carioquinha
10 minutos (depois de 12h de molho)
Arroz integral
15 minutos
Carne de panela e picadinho
20 a 25 minutos
Peito de frango
15 minutos
Pernil de porco
De 30 a 40 minutos
Batata
10 minutos
Mandioca
15 minutos
Espiga de milho
10 minutos
Grão de bico
15 minutos (depois de 12h de molho)
Agora você já sabe tudo o que precisa para começar a otimizar seu tempo na cozinha usando a panela de pressão. Quer outra dica para ganhar tempo? Veja nosso guia completo de receitas de micro-ondas, feito para facilitar mais ainda o seu dia a dia.